Os 12 portugueses mortos viajavam numa carrinha de 6 lugares

A carrinha onde viajavam os 12 portugueses que morreram esta sexta-feira, em França, era uma Mercedes Sprinter com capacidade para 6 pessoas.

“É definitivamente um veículo adaptado”, disse fonte da investigação, citada pelo Le Matin, acerca da carrinha envolvida num trágico acidente, no qual perderam a vida 12 portugueses.

“A carrinha era uma Mercedes Sprinter de matrícula portuguesa, onde viajavam as 12 vítimas mortais e o motorista, que sobreviveu, e tinha um reboque muito grande atrás, com vários metros de comprimento”, revelou esta sexta-feira o deputado social-democrata Carlos Gonçalves

“Além de vir com excesso de passageiros, há informação de que haveria uma segunda viatura, onde viajava o proprietário das duas, que terá seguido caminho para Portugal”, acrescentou o deputado, citado pelo JN.

O acidente, que vitimou os 12 portugueses com idades entre os 7 e 63 anos, ocorreu em Allier, na zona de Lyon, num choque entre o minibus onde seguiam e um camião.

o condutor, um português de 19 anos, sobreviveu ao acidente.

O jovem motorista, que não acusou a presença de álcool no sangue, foi levado para o Hospital de Moulins apenas com ferimentos no pulso, e em estado de choque.

No entanto, segundo avança a SIC, o condutor, identificado como Ricardo Pinheiro, vai continuar internado, e pode mesmo ser constituído arguido.

Em França, a lei não permite que alguém com menos de 21 anos conduza uma viatura de transporte de passageiros.

Falta ainda saber se a viatura se encontrava devidamente registada para esse fim ou se mais não era do que uma carrinha convertida ilegalmente.

Ainda não foram apuradas as causas do acidente, mas sabe-se que a carrinha onde seguiam os 12 portugueses se terá desviado para a faixa contrária, colidindo de frente com o camião.

A estrada RN79, em que aconteceu o acidente, faz parte da Route Centre-Europe Atlantique e atravessa a França de este a oeste, sendo conhecida como a “estrada da morte”.

Um vereador municipal, citado pela AFP, que diz mesmo que esta é a estrada mais mortífera de França.

Já são conhecidas identidades de algumas das vítimas

Uma equipa de psicólogos do Gabinete de apoio social da Câmara de Cinfães está a dar apoio aos familiares das vítimas, revelou o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

“É de lamentar o sucedido, só podemos dar todo o apoio aos familiares das vítimas”, afirmou o autarca ao JN.

Aires Cardoso, de 39 anos, e a mulher Angelina Silva, de 28, estavam emigrados há vários anos na Suíça e regressavam à terra natal onde está a maioria da família com quem queriam passar a Páscoa.

Antes de partir para Portugal, Angelina Silva colocou uma fotografia com a filha no Facebook, mostrando a ansiedade de regressar a Portugal de férias.

Angelina Silva / Facebook

Angelina Silva, de Cinfães, e a filha, de sete anos, são duas das vítimas do acidente

Angelina Silva, de Cinfães, e a filha, de sete anos, são duas das vítimas do acidente

O casal estava emigrado em Friburgo há 4 anos. O desemprego levou-os a emigrar.

Já tinham comprado casa em Espadanedo com o dinheiro que tinham amealhado na aventura emigratória”, explicou ao JN João Paulino, presidente de junta de Espadanedo.

O autarca em choro compulsivo, adiantou que a família em causa “é gente de bem que ajudava muito a freguesia, nomeadamente, nas festas populares” da localidade.

Um outro homem do concelho de Cinfães, de 34 anos, está entre as vítimas do acidente. Deixa mulher e um filho de três anos.

Além desta família, as vítimas mortais do acidente são de Viseu, Oliveira de Azeméis e Guarda.

Três das vítimas são do concelho de Sernancelhe, em Viseu, revelou o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago.

“Essas três vítimas estão confirmadas. É um casal e um cunhado. Esse cunhado era natural de Arnas, mas casou em Palhais, uma aldeia que fica perto, só que já pertence ao concelho de Trancoso”, adiantou o autarca.

“O José Manuel e a Amélia vinham cá amiúde, duas a três vezes por ano, até porque cá tinham casa. O João, que era irmão da Amélia, estava casado em Palhais, mas também cá costumava vir”, acrescentou.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …