Os 12 portugueses mortos viajavam numa carrinha de 6 lugares

A carrinha onde viajavam os 12 portugueses que morreram esta sexta-feira, em França, era uma Mercedes Sprinter com capacidade para 6 pessoas.

“É definitivamente um veículo adaptado”, disse fonte da investigação, citada pelo Le Matin, acerca da carrinha envolvida num trágico acidente, no qual perderam a vida 12 portugueses.

“A carrinha era uma Mercedes Sprinter de matrícula portuguesa, onde viajavam as 12 vítimas mortais e o motorista, que sobreviveu, e tinha um reboque muito grande atrás, com vários metros de comprimento”, revelou esta sexta-feira o deputado social-democrata Carlos Gonçalves

“Além de vir com excesso de passageiros, há informação de que haveria uma segunda viatura, onde viajava o proprietário das duas, que terá seguido caminho para Portugal”, acrescentou o deputado, citado pelo JN.

O acidente, que vitimou os 12 portugueses com idades entre os 7 e 63 anos, ocorreu em Allier, na zona de Lyon, num choque entre o minibus onde seguiam e um camião.

o condutor, um português de 19 anos, sobreviveu ao acidente.

O jovem motorista, que não acusou a presença de álcool no sangue, foi levado para o Hospital de Moulins apenas com ferimentos no pulso, e em estado de choque.

No entanto, segundo avança a SIC, o condutor, identificado como Ricardo Pinheiro, vai continuar internado, e pode mesmo ser constituído arguido.

Em França, a lei não permite que alguém com menos de 21 anos conduza uma viatura de transporte de passageiros.

Falta ainda saber se a viatura se encontrava devidamente registada para esse fim ou se mais não era do que uma carrinha convertida ilegalmente.

Ainda não foram apuradas as causas do acidente, mas sabe-se que a carrinha onde seguiam os 12 portugueses se terá desviado para a faixa contrária, colidindo de frente com o camião.

A estrada RN79, em que aconteceu o acidente, faz parte da Route Centre-Europe Atlantique e atravessa a França de este a oeste, sendo conhecida como a “estrada da morte”.

Um vereador municipal, citado pela AFP, que diz mesmo que esta é a estrada mais mortífera de França.

Já são conhecidas identidades de algumas das vítimas

Uma equipa de psicólogos do Gabinete de apoio social da Câmara de Cinfães está a dar apoio aos familiares das vítimas, revelou o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco.

“É de lamentar o sucedido, só podemos dar todo o apoio aos familiares das vítimas”, afirmou o autarca ao JN.

Aires Cardoso, de 39 anos, e a mulher Angelina Silva, de 28, estavam emigrados há vários anos na Suíça e regressavam à terra natal onde está a maioria da família com quem queriam passar a Páscoa.

Antes de partir para Portugal, Angelina Silva colocou uma fotografia com a filha no Facebook, mostrando a ansiedade de regressar a Portugal de férias.

Angelina Silva / Facebook

Angelina Silva, de Cinfães, e a filha, de sete anos, são duas das vítimas do acidente

Angelina Silva, de Cinfães, e a filha, de sete anos, são duas das vítimas do acidente

O casal estava emigrado em Friburgo há 4 anos. O desemprego levou-os a emigrar.

Já tinham comprado casa em Espadanedo com o dinheiro que tinham amealhado na aventura emigratória”, explicou ao JN João Paulino, presidente de junta de Espadanedo.

O autarca em choro compulsivo, adiantou que a família em causa “é gente de bem que ajudava muito a freguesia, nomeadamente, nas festas populares” da localidade.

Um outro homem do concelho de Cinfães, de 34 anos, está entre as vítimas do acidente. Deixa mulher e um filho de três anos.

Além desta família, as vítimas mortais do acidente são de Viseu, Oliveira de Azeméis e Guarda.

Três das vítimas são do concelho de Sernancelhe, em Viseu, revelou o presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago.

“Essas três vítimas estão confirmadas. É um casal e um cunhado. Esse cunhado era natural de Arnas, mas casou em Palhais, uma aldeia que fica perto, só que já pertence ao concelho de Trancoso”, adiantou o autarca.

“O José Manuel e a Amélia vinham cá amiúde, duas a três vezes por ano, até porque cá tinham casa. O João, que era irmão da Amélia, estava casado em Palhais, mas também cá costumava vir”, acrescentou.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

RESPONDER

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …