Dois terços dos portugueses “são pró-europeus”

Etienne Laurent / EPA

“É um dia positivo para a Europa.” O Presidente da República realçou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus”, referindo-se aos votos obtidos por forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas europeias.

Esta segunda-feira, o Presidente da República realçou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus”, referindo-se aos votos de forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas eleições deste domingo para o Parlamento Europeu.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na 6.ª edição das Conferências do Estoril, no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, numa cerimónia em que trocou elogios com a sua homóloga croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, que lhe disse que “os portugueses têm um Presidente fantástico”.

Sobre os resultados das eleições europeias, o chefe de Estado defendeu que em Portugal se confirmou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus” e que, apesar de tudo, este é “um dia positivo para a Europa”.

Questionado à saída pela Lusa sobre que forças políticas inclui nessa “maioria clara pró-europeia”, que já tinha destacado no seu primeiro comentário às eleições de domingo, Marcelo respondeu que estava a somar os votos obtidos por PS, PSD, CDS-PP e pelos recém-criados Aliança e Iniciativa Liberal, pelo menos.

Segundo o Presidente da República, este é “um dia positivo para a Europa” também porque “no Parlamento Europeu continua a haver uma maioria clara de pró-europeus”, mas “sobretudo porque mesmo os que não são entusiásticos pró-europeus têm lugar no Parlamento Europeu e isso é democracia“.

“Isso é o triunfo dos valores europeus. A Europa permite que, mesmo aqueles que são críticos, que são céticos, que querem dividir ou afastar, caibam na casa europeia. Não os ignora, não os afasta. E o debate sobre a Europa é um debate que cabe na democracia europeia. E essa é uma força”, considerou.

Antes, Kolinda Grabar-Kitarovic fez uma intervenção centrada na igualdade de género, relatando a diferença de tratamento que sentiu por ser mulher, que terminou com uma saudação especial a Marcelo Rebelo de Sousa, em português.

“Caro amigo Marcelo, já percebi como és apreciado pelo povo português, e eu também tenho um grande apreço por amares tanto o teu país e pelo teu apoio incondicional. Dizem que na política não há amizades, mas tu és uma exceção. E porque apoias tanto os jovens e acima de tudo as raparigas, estou convencida de que os portugueses têm um Presidente fantástico”, disse-lhe.

Quando tomou a palavra, o chefe de Estado português retribuiu os elogios, declarando-se “esmagado” com o discurso “brilhante, inteligente, empático” da Presidente da Croácia: “Eu já sabia, mas agora milhares e milhares de pessoas sabem também por que foste eleita Presidente”.

“Nós não podemos votar na Croácia, mas sabes exatamente o que eu penso sobre o teu futuro e o futuro da Croácia e espero ver-te muito frequentemente no futuro próximo”, acrescentou.

Nestas eleições europeias, Portugal elegeu os seus 21 representantes num Parlamento Europeu com 751 lugares. O PS foi o partido mais votado, com nove eleitos e cerca de 33,4% dos votos, seguindo-se o PSD, com 21,9% e seis mandatos.

No domingo, perto da meia-noite, o Presidente da República quis “chamar a atenção” para o facto de haver “uma maioria clara pró-europeia, que corresponde ao somatório das decisões de voto num conjunto de forças muito diversas, mas que ultrapassa os 60%, inequivocamente”.

Em seguida, salientou que “o Presidente da República não tem qualquer intervenção na sequência das eleições europeias, só tem na sequência das eleições legislativas, e são essas do dia 6 de outubro que verdadeiramente serão relevantes para a formação do Governo, que essa é uma competência constitucional do Presidente da República”.

Quanto à abstenção, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “temia pior“, um valor entre 75 e 80%, que “não se atingiu”. Ainda assim, “houve um aumento de percentagem de abstenção, o que significa que um número muito significativo de portugueses escolheu não escolheu”, lamentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na bíblia

Os textos da bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …