Dois terços dos portugueses “são pró-europeus”

Etienne Laurent / EPA

“É um dia positivo para a Europa.” O Presidente da República realçou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus”, referindo-se aos votos obtidos por forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas europeias.

Esta segunda-feira, o Presidente da República realçou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus”, referindo-se aos votos de forças como PS, PSD, CDS-PP, Aliança e Iniciativa Liberal nas eleições deste domingo para o Parlamento Europeu.

Marcelo Rebelo de Sousa falava na 6.ª edição das Conferências do Estoril, no Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, numa cerimónia em que trocou elogios com a sua homóloga croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, que lhe disse que “os portugueses têm um Presidente fantástico”.

Sobre os resultados das eleições europeias, o chefe de Estado defendeu que em Portugal se confirmou que “há dois terços dos portugueses que são pró-europeus” e que, apesar de tudo, este é “um dia positivo para a Europa”.

Questionado à saída pela Lusa sobre que forças políticas inclui nessa “maioria clara pró-europeia”, que já tinha destacado no seu primeiro comentário às eleições de domingo, Marcelo respondeu que estava a somar os votos obtidos por PS, PSD, CDS-PP e pelos recém-criados Aliança e Iniciativa Liberal, pelo menos.

Segundo o Presidente da República, este é “um dia positivo para a Europa” também porque “no Parlamento Europeu continua a haver uma maioria clara de pró-europeus”, mas “sobretudo porque mesmo os que não são entusiásticos pró-europeus têm lugar no Parlamento Europeu e isso é democracia“.

“Isso é o triunfo dos valores europeus. A Europa permite que, mesmo aqueles que são críticos, que são céticos, que querem dividir ou afastar, caibam na casa europeia. Não os ignora, não os afasta. E o debate sobre a Europa é um debate que cabe na democracia europeia. E essa é uma força”, considerou.

Antes, Kolinda Grabar-Kitarovic fez uma intervenção centrada na igualdade de género, relatando a diferença de tratamento que sentiu por ser mulher, que terminou com uma saudação especial a Marcelo Rebelo de Sousa, em português.

“Caro amigo Marcelo, já percebi como és apreciado pelo povo português, e eu também tenho um grande apreço por amares tanto o teu país e pelo teu apoio incondicional. Dizem que na política não há amizades, mas tu és uma exceção. E porque apoias tanto os jovens e acima de tudo as raparigas, estou convencida de que os portugueses têm um Presidente fantástico”, disse-lhe.

Quando tomou a palavra, o chefe de Estado português retribuiu os elogios, declarando-se “esmagado” com o discurso “brilhante, inteligente, empático” da Presidente da Croácia: “Eu já sabia, mas agora milhares e milhares de pessoas sabem também por que foste eleita Presidente”.

“Nós não podemos votar na Croácia, mas sabes exatamente o que eu penso sobre o teu futuro e o futuro da Croácia e espero ver-te muito frequentemente no futuro próximo”, acrescentou.

Nestas eleições europeias, Portugal elegeu os seus 21 representantes num Parlamento Europeu com 751 lugares. O PS foi o partido mais votado, com nove eleitos e cerca de 33,4% dos votos, seguindo-se o PSD, com 21,9% e seis mandatos.

No domingo, perto da meia-noite, o Presidente da República quis “chamar a atenção” para o facto de haver “uma maioria clara pró-europeia, que corresponde ao somatório das decisões de voto num conjunto de forças muito diversas, mas que ultrapassa os 60%, inequivocamente”.

Em seguida, salientou que “o Presidente da República não tem qualquer intervenção na sequência das eleições europeias, só tem na sequência das eleições legislativas, e são essas do dia 6 de outubro que verdadeiramente serão relevantes para a formação do Governo, que essa é uma competência constitucional do Presidente da República”.

Quanto à abstenção, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que “temia pior“, um valor entre 75 e 80%, que “não se atingiu”. Ainda assim, “houve um aumento de percentagem de abstenção, o que significa que um número muito significativo de portugueses escolheu não escolheu”, lamentou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …