Portugal regista dois óbitos e 435 casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais duas mortes e 435 casos positivos de covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, foram registados dois óbitos e 435 novos casos positivos de infeção esta segunda-feira.

Em relação às novas infeções, a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou o maior número de infeções (240), seguindo-se a região Norte (113). Os Açores são a terceira região do pais com maior número de novos casos (31), sendo que depois surge o Algarve com 16, a Madeira com 13, o Centro com 12 e o Alentejo com 10.



O número de internados sobe novamente esta segunda-feira. Neste momento, existem 283 doentes hospitalizados com covid-19, mais 12 do que no dia anterior. Destes, 52 estão em unidades de cuidados intensivos (menos dois do que no sábado).

Por outro lado, o boletim da DGS indica que há, agora, mais 322 pessoas recuperadas da doença, de um total de 809.135 desde o início da pandemia.

Em relação à matriz de risco, a incidência do SARS-Cov-2 volta a aumentar, situando-se agora nos 63,3 casos (a nível nacional). Na atualização da última sexta-feira, a incidência situava-se nos 59,6.

No continente, aumentou de 56 casos por 100 mil habitantes para 60,4.

Já o índice de transmissão (R), mantém-se nos 1,07 a nível nacional e desceu ligeiramente no continente (de 1,07 para 1,06).

Até ao momento, e segundo informações da DGS, já foram administradas 5.472.489 doses de vacina, sendo que 1.787.668 pessoas já têm o esquema vacinal completo e 3.684.821 pessoas têm a primeira dose.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Capital da Lituânia cria portal digital gigante para se ligar a outras cidades

Para combater o cansaço das restrições de viagens causadas pela pandemia de covid-19, a cidade de Vilnius, na Lituânia, decidiu construir um "portal" em tempo real para outras cidades. A cidade de Vilnius, capital da Lituânia, …

Jarra com galinha desmembrada usada como "maldição poderosa" na antiga Grécia

Uma jarra de cerâmica com 2.300 anos foi encontrada repleta de ossos de uma galinha desmembrada. Os arqueólogos acreditam que o achado representa uma antiga maldição direcionada a cerca de 55 pessoas da antiga Grécia. A …

Rio Ave recebeu incentivo de um adepto...do AC Milan

Surpreendente descida de divisão continua a ser assunto: Boavista entra na conversa e Vilas Boas demitiu-se. O Rio Ave começou a época nas competições da UEFA mas acabou a época a descer para a II Liga. …

Os macacos podem mudar o seu sotaque para comunicar com outras espécies

Todos nós já tentamos alterar o sotaque para que fossemos compreendidos melhor por outras pessoas. Alguns macacos também optam por esta via quando partilham o seu espaço com uma espécie intimamente relacionada. Os saguis da Amazónia …

Em 2019, as Cataratas de Vitória foram silenciadas. O problema ainda causa preocupações em África

No seu volume máximo, as Cataratas de Vitória, no Zimbabué, facilmente encaixavam como uma das maravilhas naturais do mundo. Chegaram a ter uma dimensão de 1,7 quilómetros no seu ponto mais largo e uma altura …

Basquetebol: Sporting campeão e FC Porto repete final violenta (9 anos depois do Benfica)

Sporting campeão num jogo marcado por decisões de arbitragem polémicas e por reações furiosas de jogador e treinador do FC Porto. Em 2012, contra o Benfica, o cenário foi pior - e a polícia envolveu-se …

A longa e estranha investigação dos "Assassinos do Apocalipse" pode resultar em pena de morte

“Chegou o apocalipse”, o desaparecimento e morte de pessoas são os elementos de uma longa e estranha investigação criminal que tem como protagonistas o casal Lori Vallow e Chad Daybell. O casal americano Lori Vallow e …

Apesar da pandemia, adeptos vão colorir os 11 estádios das 11 cidades do Euro2020

A 16.ª edição do Europeu de futebol vai realizar-se pela primeira vez em 11 cidades de 11 países e com adeptos a preencherem parte dos estádios, uma exigência imposta pela UEFA, apesar da pandemia da …

China usa tecnologia de reconhecimento facial para controlar minorias

O Governo chinês utiliza software de reconhecimento facial como ferramenta de opressão contra as minorias uigur e cazaque, na zona Oeste do país. Agora, um novo projeto fotográfico quer sensibilizar as pessoas para este problema. O …

Manuscritos, desenhos e cartas pessoais de Franz Kafka publicados online

Uma coleção de documentos do autor Franz Kafka está agora disponível ao público online, após uma intensa restauração, catalogação e digitalização. A coleção digitalizada inclui três versões preliminares da história das preparações para o casamento no …