NYT divulga novo vídeo que mostra dois mísseis a atingir o avião ucraniano no Irão

Abedin Taherkenareh / EPA

As novas imagens de vigilância divulgadas pelo The New York Times mostram que os dois mísseis foram disparados com 30 segundos de diferença.

Um novo vídeo, divulgado esta terça-feira pelo The New York Times, mostra que o avião da companhia aérea Ukraine International Airlines, que se despenhou na passada quarta-feira perto de Teerão, foi abatido por dois mísseis iranianos.

De acordo com o jornal, os mísseis foram lançados a partir de uma base militar a cerca de 13 quilómetros do local onde o avião ucraniano se despenhou.

As novas imagens de vigilância mostram que os dois mísseis foram disparados com apenas 30 segundos de diferença e que o avião ucraniano não se despenhou imediatamente: continuou a voar, tentando voltar para o aeroporto, já em chamas.

O vídeo confirma a tese, já avançada pelo NYT, de que o transponder (identificador de voo do aparelho) deixou de funcionar depois de ter sido atingido pelo primeiro míssil.

O diário sublinha que o facto de o avião ter sido atingido duas vezes ajuda a explicar algumas dúvidas sobre a queda, uma vez que este novo vídeo ajuda a perceber o que se passou nos minutos finais antes do avião se despenhar.

No sábado, as autoridades confirmaram que o avião ucraniano foi abatido por um míssil iraniano. O The New York Times divulgou, na quinta-feira, um vídeo no qual se via um avião a ser atingido por um projétil e a despenhar-se.

A partir daí, escreve o Público, a pressão do Reino Unido e do Canadá para que o Irão admitisse a responsabilidade pelo desastre indicavam que o Governo iraniano tinha pouca margem para manter a sua posição inicial – a de que a queda do avião tinha sido provocada por problemas técnicos.

O Boeing 737 ucraniano, que tinha descolado de Teerão com destino a Kiev, despenhou-se nos arredores da capital iraniana.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Al Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …