NYT divulga novo vídeo que mostra dois mísseis a atingir o avião ucraniano no Irão

Abedin Taherkenareh / EPA

As novas imagens de vigilância divulgadas pelo The New York Times mostram que os dois mísseis foram disparados com 30 segundos de diferença.

Um novo vídeo, divulgado esta terça-feira pelo The New York Times, mostra que o avião da companhia aérea Ukraine International Airlines, que se despenhou na passada quarta-feira perto de Teerão, foi abatido por dois mísseis iranianos.

De acordo com o jornal, os mísseis foram lançados a partir de uma base militar a cerca de 13 quilómetros do local onde o avião ucraniano se despenhou.

As novas imagens de vigilância mostram que os dois mísseis foram disparados com apenas 30 segundos de diferença e que o avião ucraniano não se despenhou imediatamente: continuou a voar, tentando voltar para o aeroporto, já em chamas.

O vídeo confirma a tese, já avançada pelo NYT, de que o transponder (identificador de voo do aparelho) deixou de funcionar depois de ter sido atingido pelo primeiro míssil.

O diário sublinha que o facto de o avião ter sido atingido duas vezes ajuda a explicar algumas dúvidas sobre a queda, uma vez que este novo vídeo ajuda a perceber o que se passou nos minutos finais antes do avião se despenhar.

No sábado, as autoridades confirmaram que o avião ucraniano foi abatido por um míssil iraniano. O The New York Times divulgou, na quinta-feira, um vídeo no qual se via um avião a ser atingido por um projétil e a despenhar-se.

A partir daí, escreve o Público, a pressão do Reino Unido e do Canadá para que o Irão admitisse a responsabilidade pelo desastre indicavam que o Governo iraniano tinha pouca margem para manter a sua posição inicial – a de que a queda do avião tinha sido provocada por problemas técnicos.

O Boeing 737 ucraniano, que tinha descolado de Teerão com destino a Kiev, despenhou-se nos arredores da capital iraniana.

O acidente ocorreu horas depois do lançamento de 22 mísseis iranianos contra duas bases da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, em Al Assad e Erbil, no Iraque, numa operação de vingança pela morte do general iraniano Qassem Soleimani.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …