Dois meses depois, Notre-Dame só recebeu 9% do dinheiro prometido para a reconstrução

As quatro organizações que gerem as doações para a reconstrução da catedral parisiense de Notre-Dame só terão recebido 9% dos 650 milhões de euros prometidos, segundo a cadeia Franceinfo.

O governo francês não divulgou números para o trabalho de reconstrução do templo, embora o presidente, Emmanuel Macron, tenha expressado seu desejo de que seja concluído dentro de cinco anos.

O Estado autorizou a Fondation de France, a Heritage Foundation, a Notre-Dame Foundation e o National Monuments Centre a recolher os fundos. Dos 650 milhões prometidos por indivíduos e empresas, as quatro organizações receberam 80 milhões até ao momento.

Entre os grandes patrocinadores estão a família Arnault e o grupo LVMH, que anunciaram 200 milhões de euros cada um, além da família Pinault, que se comprometeu a entregar cerca de 100 milhões de euros.

De acordo com Franceinfo, estas grandes doações não serão feitas num único bloco, mas pouco a pouco, dependendo de como o trabalho de restauração da catedral evoluir e as necessidades que possam surgir. Por enquanto, o trabalho concentra-se nos detritos e garante a estabilidade da estrutura de Notre Dame após a queda de parte do telhado.

O ministro francês da Cultura, Franck Riester, alertou que a catedral “está numa situação frágil, especialmente no nível do cofre que ainda não está seguro”. “Ainda pode entrar em colapso”, ressaltou em entrevista à France 2.

A abóbada da histórica catedral colapsou parcialmente devido ao incêndio que deflagrou durante 15h00 do dia 15 de abril. A parte que resistiu ficou encharcada devido à água utilizada durante o combate ao fogo. As chamas fizeram com que a torre central caísse e dois terços do teto desabassem.

Algumas das principais relíquias do património da catedral, como a Coroa de Espinhos, que terá sido usada por Jesus Cristo na crucificação, foram retiradas a tempo pelo bombeiros. A investigação levada a cabo sobre a origem do incêndio aponta para acidente relacionado com obras que decorriam numa das alas do monumento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna (repentinamente) o cabelo branco pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimentos negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …