Documentos mostram que gestor do BES enganou clientes

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Há novos dados que indiciam que diversos clientes do BES foram enganados por um gestor bancário da instituição, na altura da compra de papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

O jornal Expresso teve acesso a documentos que provam que vários clientes foram enganados de forma deliberada.

Estes documentos, datados de 2012, mostrarão que “alguns clientes foram levados pelo banco a investir no produto Poupança Plus, séries comerciais de ações preferenciais do GES, sem o saberem”.

O mesmo jornal atesta ainda que o referido produto seria apresentado, nestes papéis, como “um depósito a prazo, especificando todas as condições habituais de um depósito, inclusive que o mesmo estaria coberto pelo Fundo de Garantia de Depósitos“.

O contrato de investimento em causa deveria terminar em 2014, mas “até ao momento o cliente burlado ainda não teve qualquer acesso ao seu dinheiro”.

O Novo Banco já reagiu a estes dados, notando que se tratou de “um caso isolado“, cita o semanário, acrescentando que o gestor bancário em causa, de uma agência de Chaves, estará suspenso desde Janeiro.

Uma fonte da mesma entidade bancária nota que “está em curso um inquérito, de modo a assegurar o necessário contraditório, do qual o Novo Banco vai extrair conclusões e articular com o Banco de Portugal a forma como actuar”.

O Expresso acrescenta que “não está claro se o gestor o fez para ficar com os fundos ou apenas para conseguir vender mais facilmente o produto que era disponibilizado a clientes, já que o Novo Banco não esclarece o que aconteceu ao dinheiro”.

“Da mesma forma não se sabe se o funcionário actuou sozinho ou se o fez pressionado pelas chefias para conseguir atingir metas comerciais”, acrescenta a dita publicação.

ZAP

1 Comment

  1. Um caso isolado? É importante que todos os lesados apresentem queixas nos tribunais! As manifestações só servem para alimentar o espetáculo. É preciso apresentar queixas contra os gestores de conta que enganaram os clientes.

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