Já há novas datas para os exames nacionais. Alunos poderão ter aulas no Youtube

Wilson Dias / ABr

O Ministério da Educação divulgou esta terça-feira as novas datas para os exames nacionais do ensino secundário. Além disso, o ministério anunciou um acordo com o Youtube, onde os alunos poderão ter aulas.

De acordo com os semanário Expresso, os exames nacionais serão as únicas provas de avaliação externa que os estudantes do secundário vão ter de realizar. Para toda as outras disciplinas só conta a classificação interna, atribuída pelos professores em função do “conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo”.

A 1.ª fase dos exames nacionais passa a realizar-se entre 6 e 23 de julho. A prova de Português do 12º – que apenas terá de ser realizadas pelos alunos que se candidatem a cursos superiores que exigem este exame como prova de ingresso – inaugura o calendário.

A 2ª fase dos exames nacionais do secundário só se realizará em setembro, entre os dias 1 e 7.

Os estudantes que queiram melhorar as suas classificações de anos anteriores podem realizar exames, mas as notas que obtiverem só contam como uma nova média nas provas de ingresso – e não para subir a nota final da respetiva disciplina.

No caso do ensino básico, todas as provas de aferição e as finais do 9º ano foram canceladas. Para todos os ciclos de ensino, o fim do 3º período passa a ser 26 de junho.

Quanto às matrículas para o próximo ano letivo, que se realizam preferencialmente via Internet, podem ser feitas entre 4 de maio e 30 de junho, no caso do pré-escolar e do 1º ciclo.

Alunos vão poder ter aulas no Youtube

O 3.º período iniciou esta terça-feira e, como as escolas permanecem fechadas, os professores vão contar com a ajuda da telescola a partir de dia 20 de abril.

Esta terça-feira, o Ministério da Educação anunciou também uma nova parceria com o YouTube e a empresa portuguesa Thumb Media, que permitirá aos professores disponibilizarem as suas aulas e outros conteúdos na plataforma.

A iniciativa vai juntar-se ao projeto #EstudoEmCasa e, para além de novas aulas, os canais também vão disponibilizar os conteúdos que vão ser emitidos na televisão.

Em declarações ao semanário Expresso, o Ministério da Educação disse que, “tal como a telescola, este será mais um recurso que os professores vão ter à sua disposição e que a disponibilização de conteúdos educativos online é uma coisa que muitos docentes já fazem”.

Ao contrário da telescola, este projeto online irá abranger também o ensino secundário, com conteúdos do 10.º ao 12.º anos.

Os professores que pretendam disponibilizar as suas aulas nestes canais passam a integrar a “Comunidade YouTube – #EstudoEmCasa”. Há cinco canais: Pré-Escolar, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Secundário.

Numa primeira fase, os professores que se voluntariarem serão chamados a fazer uma formação, nos próximos dias 16 e 17 de abril, acompanhados pelo Ministério da Educação e por técnicos do YouTube e da Thumb Media.

A formação vai acontecer online e vai ser dividida em quatro módulos: como criar um canal no Youtube, como publicar um vídeo, como filmar em casa e quais são os critérios da Direção-Geral da Educação para aprovar os conteúdos que os professores vão publicar.

Cada docente que participe na sessão, e outros que venham a juntar-se posteriormente, irão produzir e disponibilizar aulas e outras atividades, colocando-as nos seus canais próprios, públicos ou privados. Será a Direção-Geral da Educação a fazer a validação e organizar os conteúdos por ano de escolaridade e tema.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …