Distanciamento social pode ser necessário até 2022, alertam especialistas

Manuel de Almeida / Lusa

As medidas de distanciamento social em vigor em praticamente todo o mundo podem ter de se manter até 2022, alerta um grupo de cientistas, que apontam ainda para a possibilidade de novas vagas do vírus nos anos que se seguem.

Segundo noticiou o Observador, num artigo publicado terça-feira no Science, o grupo indicou que uma única paralisação não será suficiente para controlar a pandemia. Os possíveis segundos e terceiros surtos podem ser mais graves do que o atual caso as medidas de contenção não continuem em vigor, referiram os especialistas.

Se não houver vacina, um novo surto como o que estamos a viver pode ocorrer por volta de 2025, dizem ainda os autores do estudo.

Citado pelo Guardian, Marc Lipsitch, professor de epidemiologia de Harvard e um dos autores do estudo, defendeu que só com níveis elevados de imunidade coletiva é que deixará de haver surtos deste novo coronavírus.

“As infeções espalham-se quando há duas coisas: pessoas infetadas e pessoas suscetíveis. A não ser que haja um enorme nível de imunidade coletiva, a maior parte da população é população suscetível”. O fim da pandemia no verão de 2020, continuou, é prematuro e “não condiz com o que conhecemos da disseminação da doença”.

Os cientistas alertaram que as medidas de distanciamento social devem manter-se por bastante mais tempo. O problema maior reside no grupo de risco, que poderão ter de manter as medidas de restrição mais apertadas, enquanto o alívio se vai fazendo nas outras faixas etárias.

Segundo os especialistas, poderá ser possível relaxar as medidas periodicamente em função da capacidade que os sistemas de saúde tiverem para dar resposta aos doentes. Mas sem em vacina, tratamentos eficazes ou imunidade de grupo elevada, “a vigilância e as medidas de distanciamento social podem ser necessárias até 2022″, sublinharam.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …