Dançar num quadrado e fazer marcação prévia. Discotecas já têm propostas para reabrir

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal enviou um documento ao Governo com propostas para que discotecas e bares noturnos possam reabrir.

As discotecas e bares noturnos desesperam numa altura em que ainda não tem perspetivas para reabrir portas. Como tal, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) incluiu algumas medidas numa proposta que enviou, esta semana, ao Governo. O objetivo é que estes espaços “possam reabrir rapidamente e em segurança, cumprindo necessárias regras de saúde para salvaguardar colaboradores e clientes”.

Uma das medidas propostas é delimitar quadrados na pista de dança, com uma área de 2,25 m2, para cumprir o distanciamento social. O Expresso realça que as discotecas e bares são considerados estabelecimentos de restauração, pelo que, grosso modo, as indicações da AHRESP não fogem muito das normas seguidas nos restaurantes.

As áreas de dança não devem ter divisórias e na cabina de música só deve estar um DJ, abrindo exceção para mais do que um artista, desde que o espaço seja desinfetado entre cada utilização.

Caso não seja possível cumprir o distanciamento social de dois metros na pista de dança “entre DJ, seguranças e demais pessoas”, o documento prevê a utilização de máscara. Este equipamento de proteção individual só não deve ser utilizado aquando do consumo de comida ou bebidas.

Este setor é “um dos poucos que ainda se mantém encerrado por diploma legal, tendo sido aquele que primeiro encerrou, mas que tem todas as condições para poder reabrir em segurança”, salienta a AHRESP. A situação de “extrema gravidade” que estes estabelecimentos ultrapassam está a tornar-se insustentável para as empresas.

O encerramento das discotecas está, segundo a AHRESP, a fomentar “festas ilegais” e concentrações de grupos grandes de pessoas sem qualquer controlo sanitário, como aconteceu em Lagos.

A AHRESP chegou a propor que não se permitisse a entrada a clientes com mais de 60 anos, mas esta medida não está prevista no documento enviado ao Governo. O guia “resultou de um processo muito participado, entre a AHRESP e os empresários da Animação Noturna de todo o país, que tem vindo a decorrer desde o início da pandemia”.

O documento recomenda ainda que os clientes façam marcação prévia “sempre que possível” ao ir a discotecas e bares noturnos. As mesas e cadeiras devem estar a dois metros entre si. As discotecas, por sua vez, devem utilizar “preferencialmente espaços exteriores, como esplanadas”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. ado…a…ado… cada um no seu quadrado!
    ado…a…ado… cada um no seu quadrado!
    (esta é só para novos pais entenderem)

RESPONDER

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

2 em 1. Ryanair está a oferecer um voo na compra de outro (e é só hoje)

Já estava com saudades de viajar e conhecer novos países? A Ryanair não quer que lhe falte nada. A companhia aérea low cost lança uma promoção “inédita” e garante uma oferta 2 em 1. As …

Autarca de Almada diz que declarações sobre Bairro Amarelo foram descontextualizadas

A presidente da Câmara de Almada disse esta quarta-feira que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda (BE), considerando que foram descontextualizadas devido …

Vendas tardam em recuperar. Empresas pouco preparadas para mudanças

Um estudo do Banco de Portugal (BdP), publicado na quarta-feira, revelou que as empresas enfrentam um "cenário de recuperação muito gradual" do volume de negócios para níveis anteriores à pandemia e poucas estão preparadas para …

Hospital de Lisboa deixou entrar pessoas sem máscara

O Hospital da Luz, em Lisboa, permitiu a entrar e circulação de pessoas sem máscara dentro das instalações. O hospital garante que foi um "erro humano" e que não voltará a acontecer. A Rádio Renascença escreve, …

A Estação Espacial Internacional moveu-se para evitar uma colisão

Esta terça-feira, a Estação Espacial Internacional realizou uma "manobra de evasão" para evitar ser atingida por um pedaço de lixo espacial. Controladores de voo russos e norte-americanos terão trabalhado em conjunto para mover a Estação Espacial …

Professor de Direito que ataca feminismo está a ser julgado por violência doméstica

Francisco Aguilar, professor na Faculdade de Direito de Lisboa, está a causar polémica devido a conduta que escolhe para dar as suas aulas. O professor que leciona algumas cadeiras do mestrado em Direito, aproveita as …

Ministério da Educação não revela o número de casos em escolas desde o início do ano letivo

Numa altura em que muitas turmas de várias escolas do país tiveram de voltar ao ensino à distância, devido ao surgimento de infeções, o Ministério da Educação não revela quantos alunos, discentes ou docentes ficaram …

"Situação a degradar-se". França endurece medidas e fecha bares e restaurantes em Marselha

Cidades francesas como Paris, Lille ou Montpellier estão em "alerta reforçado" com interdição de grandes eventos, festas e com novos horários para bares, segundo novas medidas para conter a pandemia de covid-19 esta quarta-feira anunciadas …

Veiga pagou campanha de Rangel com conta emprestada por "vice" do Benfica

José Veiga pagou a campanha de Rui Rangel para a presidência do SL Benfica, em 2012, com uma conta emprestada pelo atual vice-presidente 'encarnado', Fernando Tavares. Em interrogatório no âmbito da Operação Lex, o vice-presidente do …