Bares contornam restrições para poderem reabrir

Stephanie Lecocq / EPA

Alguns bares estão a contornar as restrições impostas pelo novo coronavírus. Este tipo de estabelecimentos está a reabrir como café ou restaurante para poder manter atividade.

Os proprietários de bares continuam com dúvidas em relação ao futuro, sem saber ao certo aquilo que podem esperar. O Governo já admitiu a reabertura gradual dos bares, mas ainda não há datas para tal acontecer. Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a reabertura será feita “à medida que tenham orientações específicas para o seu funcionamento”. Até lá, os donos destes estabelecimentos continuam às escuras.

Face a esta situação, alguns bares estão a optar por se readaptar. Mais especificamente, alguns bares e estabelecimentos de diversão noturna estão a recorrer a outras classificações das atividades económicas (CAE) para reabrirem como cafés ou restaurantes, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

O setor exige à tutela “equidade” e a definição da data de retoma. Entretanto, alguns vão aproveitando-se das normas estabelecidas para cafés e restaurantes, a funcionar desde 18 de maio.

É o caso do espaço “Maus Hábitos”, no Porto, que está a funcionar desde 1 de junho, após ter expandido o restaurante à sala club e funcionando também como café. A obrigação de fechar às 23h mantém-se.

“Temos 28 funcionários. Tínhamos que ativar rapidamente os da cozinha e sala”, disse o gerente Daniel Pires.

Em Lisboa, também o “Roterdão Club” optou por uma alternativa idêntica. A gestora do espaço está a tratar do CAE para restauração, de modo a poder servir à mesa até que se encontre uma solução para os bares e discotecas.

“Esta situação é muito injusta. As festas estão a acontecer – há restaurantes a anunciar bailes”, criticou a gerente do “Roterdão Club” em declarações ao JN.

“A socialização está a acontecer nas ruas. A batota está instalada. Há bares a abrir com CAE de restaurante ou café, mas com o mesmo serviço e a aglomerar gente à porta”, salientou, por sua vez, o presidente da Associação dos Bares da Zona Histórica do Porto, António Fonseca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais do mesmo, os empresários , são uns ideotas , cheio de ideias , só é penoso ver que as entidades publicas
    a aceitar isto , depois , quando os bares tiverem novas noticias voltam a mesmo , ou antes voltam a bares .
    Como é possível isto acontecer nas barbas das autoridades ??? Cafés com clientes sem mascara !!!!
    Cafés que nunca fecharam , atendendo com porta fechada !!! “” Tudo isto é triste , tudo isto é .. falta de policiamento “” E os números de clientes ao mesmo tempo nos estabelecimentos ??
    E as pessoas que , usam mascara a tapar só a boca ??? Os que usam viseira a tapar os olhos , e os seguranças desses estabelecimentos , não dizem nada !!!??
    Acredito . piamente , que o meu esforço de confinação voluntária desde 09 de Abril , não venha a ser em vão !! Abram todos os estabelecimentos , e venham como já disseram , que há mais casos , porque estamos , a testar mais , o bolsonaro e o trump , dizem a mesma coisa , até onde vamos chegar ???
    Os chineses , também deram o vírus como aniquilado , e afinal , já tem ninguém sabe quantos casos ,
    porque o que dizem , nós já sabemos que não corresponde , nem de longe nem de perto , a realidade .
    Fico por aqui, para dar lugar a outros comentários .
    Cuidem-se , por cá ,já começo a desconfiar , que os números , não correspondem a realidade , há concelhos que há muito tempo , tem o mesmo numero de doentes , das duas uma, ou os doentes curados , são logo por outros doentes , mesmo doentes , ou diga-me quem souber !!! ou os números estão incorrectos !!!
    Cuidem-se , porque por nós , tirando os profissionais de saúde , ninguém se tem verdadeiramente
    preocupado , com estas aberturas e com esta , desorganização organizada , não sei se ainda vou de férias este ano . Então se Lisboa e Vale do Tejo , está sob controle, devido a incidência do covid19 , porque se deixou , sair o pessoal, para ir de mini-férias , para o interior , para o Algarve , se é sabido que no interior
    há inúmeros lares, que ainda não foram apanhados pelo covid , quem garante , que agora isso não venha acontecer ?? Alguns lares , e ainda bem , desde Março , que proibiram as visitas . No entanto , os familiares
    queixam-se , de que querem estar , com os pais e avós , não querendo entender , que é para bem dos familiares , que lá se encontram !!!!
    Cuidem-se

RESPONDER

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …