Bares contornam restrições para poderem reabrir

Stephanie Lecocq / EPA

Alguns bares estão a contornar as restrições impostas pelo novo coronavírus. Este tipo de estabelecimentos está a reabrir como café ou restaurante para poder manter atividade.

Os proprietários de bares continuam com dúvidas em relação ao futuro, sem saber ao certo aquilo que podem esperar. O Governo já admitiu a reabertura gradual dos bares, mas ainda não há datas para tal acontecer. Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a reabertura será feita “à medida que tenham orientações específicas para o seu funcionamento”. Até lá, os donos destes estabelecimentos continuam às escuras.

Face a esta situação, alguns bares estão a optar por se readaptar. Mais especificamente, alguns bares e estabelecimentos de diversão noturna estão a recorrer a outras classificações das atividades económicas (CAE) para reabrirem como cafés ou restaurantes, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

O setor exige à tutela “equidade” e a definição da data de retoma. Entretanto, alguns vão aproveitando-se das normas estabelecidas para cafés e restaurantes, a funcionar desde 18 de maio.

É o caso do espaço “Maus Hábitos”, no Porto, que está a funcionar desde 1 de junho, após ter expandido o restaurante à sala club e funcionando também como café. A obrigação de fechar às 23h mantém-se.

“Temos 28 funcionários. Tínhamos que ativar rapidamente os da cozinha e sala”, disse o gerente Daniel Pires.

Em Lisboa, também o “Roterdão Club” optou por uma alternativa idêntica. A gestora do espaço está a tratar do CAE para restauração, de modo a poder servir à mesa até que se encontre uma solução para os bares e discotecas.

“Esta situação é muito injusta. As festas estão a acontecer – há restaurantes a anunciar bailes”, criticou a gerente do “Roterdão Club” em declarações ao JN.

“A socialização está a acontecer nas ruas. A batota está instalada. Há bares a abrir com CAE de restaurante ou café, mas com o mesmo serviço e a aglomerar gente à porta”, salientou, por sua vez, o presidente da Associação dos Bares da Zona Histórica do Porto, António Fonseca.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais do mesmo, os empresários , são uns ideotas , cheio de ideias , só é penoso ver que as entidades publicas
    a aceitar isto , depois , quando os bares tiverem novas noticias voltam a mesmo , ou antes voltam a bares .
    Como é possível isto acontecer nas barbas das autoridades ??? Cafés com clientes sem mascara !!!!
    Cafés que nunca fecharam , atendendo com porta fechada !!! “” Tudo isto é triste , tudo isto é .. falta de policiamento “” E os números de clientes ao mesmo tempo nos estabelecimentos ??
    E as pessoas que , usam mascara a tapar só a boca ??? Os que usam viseira a tapar os olhos , e os seguranças desses estabelecimentos , não dizem nada !!!??
    Acredito . piamente , que o meu esforço de confinação voluntária desde 09 de Abril , não venha a ser em vão !! Abram todos os estabelecimentos , e venham como já disseram , que há mais casos , porque estamos , a testar mais , o bolsonaro e o trump , dizem a mesma coisa , até onde vamos chegar ???
    Os chineses , também deram o vírus como aniquilado , e afinal , já tem ninguém sabe quantos casos ,
    porque o que dizem , nós já sabemos que não corresponde , nem de longe nem de perto , a realidade .
    Fico por aqui, para dar lugar a outros comentários .
    Cuidem-se , por cá ,já começo a desconfiar , que os números , não correspondem a realidade , há concelhos que há muito tempo , tem o mesmo numero de doentes , das duas uma, ou os doentes curados , são logo por outros doentes , mesmo doentes , ou diga-me quem souber !!! ou os números estão incorrectos !!!
    Cuidem-se , porque por nós , tirando os profissionais de saúde , ninguém se tem verdadeiramente
    preocupado , com estas aberturas e com esta , desorganização organizada , não sei se ainda vou de férias este ano . Então se Lisboa e Vale do Tejo , está sob controle, devido a incidência do covid19 , porque se deixou , sair o pessoal, para ir de mini-férias , para o interior , para o Algarve , se é sabido que no interior
    há inúmeros lares, que ainda não foram apanhados pelo covid , quem garante , que agora isso não venha acontecer ?? Alguns lares , e ainda bem , desde Março , que proibiram as visitas . No entanto , os familiares
    queixam-se , de que querem estar , com os pais e avós , não querendo entender , que é para bem dos familiares , que lá se encontram !!!!
    Cuidem-se

RESPONDER

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …