Bares contornam restrições para poderem reabrir

Stephanie Lecocq / EPA

Alguns bares estão a contornar as restrições impostas pelo novo coronavírus. Este tipo de estabelecimentos está a reabrir como café ou restaurante para poder manter atividade.

Os proprietários de bares continuam com dúvidas em relação ao futuro, sem saber ao certo aquilo que podem esperar. O Governo já admitiu a reabertura gradual dos bares, mas ainda não há datas para tal acontecer. Segundo a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a reabertura será feita “à medida que tenham orientações específicas para o seu funcionamento”. Até lá, os donos destes estabelecimentos continuam às escuras.

Face a esta situação, alguns bares estão a optar por se readaptar. Mais especificamente, alguns bares e estabelecimentos de diversão noturna estão a recorrer a outras classificações das atividades económicas (CAE) para reabrirem como cafés ou restaurantes, noticia esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

O setor exige à tutela “equidade” e a definição da data de retoma. Entretanto, alguns vão aproveitando-se das normas estabelecidas para cafés e restaurantes, a funcionar desde 18 de maio.

É o caso do espaço “Maus Hábitos”, no Porto, que está a funcionar desde 1 de junho, após ter expandido o restaurante à sala club e funcionando também como café. A obrigação de fechar às 23h mantém-se.

“Temos 28 funcionários. Tínhamos que ativar rapidamente os da cozinha e sala”, disse o gerente Daniel Pires.

Em Lisboa, também o “Roterdão Club” optou por uma alternativa idêntica. A gestora do espaço está a tratar do CAE para restauração, de modo a poder servir à mesa até que se encontre uma solução para os bares e discotecas.

“Esta situação é muito injusta. As festas estão a acontecer – há restaurantes a anunciar bailes”, criticou a gerente do “Roterdão Club” em declarações ao JN.

“A socialização está a acontecer nas ruas. A batota está instalada. Há bares a abrir com CAE de restaurante ou café, mas com o mesmo serviço e a aglomerar gente à porta”, salientou, por sua vez, o presidente da Associação dos Bares da Zona Histórica do Porto, António Fonseca.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mais do mesmo, os empresários , são uns ideotas , cheio de ideias , só é penoso ver que as entidades publicas
    a aceitar isto , depois , quando os bares tiverem novas noticias voltam a mesmo , ou antes voltam a bares .
    Como é possível isto acontecer nas barbas das autoridades ??? Cafés com clientes sem mascara !!!!
    Cafés que nunca fecharam , atendendo com porta fechada !!! “” Tudo isto é triste , tudo isto é .. falta de policiamento “” E os números de clientes ao mesmo tempo nos estabelecimentos ??
    E as pessoas que , usam mascara a tapar só a boca ??? Os que usam viseira a tapar os olhos , e os seguranças desses estabelecimentos , não dizem nada !!!??
    Acredito . piamente , que o meu esforço de confinação voluntária desde 09 de Abril , não venha a ser em vão !! Abram todos os estabelecimentos , e venham como já disseram , que há mais casos , porque estamos , a testar mais , o bolsonaro e o trump , dizem a mesma coisa , até onde vamos chegar ???
    Os chineses , também deram o vírus como aniquilado , e afinal , já tem ninguém sabe quantos casos ,
    porque o que dizem , nós já sabemos que não corresponde , nem de longe nem de perto , a realidade .
    Fico por aqui, para dar lugar a outros comentários .
    Cuidem-se , por cá ,já começo a desconfiar , que os números , não correspondem a realidade , há concelhos que há muito tempo , tem o mesmo numero de doentes , das duas uma, ou os doentes curados , são logo por outros doentes , mesmo doentes , ou diga-me quem souber !!! ou os números estão incorrectos !!!
    Cuidem-se , porque por nós , tirando os profissionais de saúde , ninguém se tem verdadeiramente
    preocupado , com estas aberturas e com esta , desorganização organizada , não sei se ainda vou de férias este ano . Então se Lisboa e Vale do Tejo , está sob controle, devido a incidência do covid19 , porque se deixou , sair o pessoal, para ir de mini-férias , para o interior , para o Algarve , se é sabido que no interior
    há inúmeros lares, que ainda não foram apanhados pelo covid , quem garante , que agora isso não venha acontecer ?? Alguns lares , e ainda bem , desde Março , que proibiram as visitas . No entanto , os familiares
    queixam-se , de que querem estar , com os pais e avós , não querendo entender , que é para bem dos familiares , que lá se encontram !!!!
    Cuidem-se

RESPONDER

Tribunal de Justiça da UE rejeita recurso de suspeito do caso Maddie

O Tribunal de Justiça da União Europeia rejeitou, esta quinta-feira, o recurso de Christian B. contra a sua detenção, após ser extraditado para a Alemanha por um juiz italiano, em execução de mandado europeu. Christian B. …

Antigo gestor de Isabel dos Santos denuncia "contrato falso" da Sonangol

O antigo assessor da empresária Isabel dos Santos na Sonangol, Mário Leite da Silva, queixou-se junto de reguladores internacionais sobre um “contrato falso” que terá lesado a petrolífera angolana em 193 milhões de euros em …

Presidente do Líbano pede ajuda na ONU para a reconstrução pós-explosão

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu na quarta-feira à comunidade internacional apoio para a reconstrução do principal porto do país e dos bairros de Beirute destruídos pela catastrófica explosão ocorrida em agosto. Na sua intervenção pré-gravada …

Ninguém foi indiciado pela morte de Breonna Taylor. Dois polícias baleados durante protestos

Um painel de jurados do Kentucky indiciou esta quarta-feira apenas um polícia por disparar contra apartamentos na vizinhança, mas não avançou com acusações contra nenhum polícia na morte da jovem negra Breonna Taylor. Imediatamente após o …

Multas de transportes públicos não são cobradas há três anos (e já chegam aos 17,6 milhões de euros)

As multas nos transportes públicos não estão a ser cobradas desde setembro de 2017 e já chegam a mais de 17,68 milhões de euros. As primeiras multas desde que foi alterado o regime de sanções, …

Football Leaks. PGR e FPF só souberam de ataques informáticos pela PJ

A Procuradoria Geral da República (PGR) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) só souberam que tinham sido alvo de ataques informáticos através da Polícia Judiciária (PJ), revelou esta quinta-feira o inspetor José Amador no …

Governo prolonga prazo das moratórias até setembro de 2021. Portugal em contingência até 14 de outubro

O Conselho de Ministros decidiu prorrogar, esta quinta-feira, a vigência da situação de contingência em Portugal continental até às 23h59 de 14 de outubro. As moratórias de crédito foram prolongadas até 30 de setembro de …

Trump diz que diretrizes mais rigorosas para aprovação de vacina são “jogada política”

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, esta quarta-feira, que a Casa Branca “pode ou não” aprovar novas directrizes da Food and Drug Administration. As novas diretrizes para aprovação de vacina contra a covid-19 exigem …

Maduro insta ONU a criar fundo que garanta alimentos e medicamentos

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie um fundo rotativo de compras públicas para garantir o acesso a alimentos e a produtos de saúde, financiado com recursos …

Mais três mortes e 691 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 691 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …