Festa ilegal em Lagos já provocou 39 infetados de covid-19

José Coelho / Lusa

A diretora-geral da Saúde confirmou, esta quarta-feira, que há já 39 casos positivos de covid-19 no Algarve, devido à festa ilegal que aconteceu em Lagos.

Na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, Graça Freitas confirmou que o surto no Algarve já conta com 39 casos positivos, tendo afirmado que “são números que estão sempre a evoluir”.

“O que confirmo é que nesta festa as pessoas eram de vários sítios, portanto, a festa localizou-se num determinado concelho, mas as pessoas residiam em vários sítios. Elas estão disseminadas por várias regiões e vários concelhos do Algarve”, acrescentou a diretora-geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador.

“Estas pessoas que adoeceram têm família e amigos próximos. Tem de haver anéis de contenção à volta destas pessoas para que o foco não se propague”, disse ainda.

Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Lagos referiu que estava preocupada com “um foco de contágio ativo” no concelho, resultado de “um evento festivo ilegal” que terá reunido um “número avultado” de pessoas.

O evento foi organizado num clube recreativo de Odiáxere, a cerca de 15 minutos de Lagos, alugado com a justificação de que seria usado para uma festa de aniversário com um grupo de entre 10 a 15 pessoas.

A festa decorreu entre as 18h00 e as 20h00, até que foi interrompida pela GNR, chamada ao local devido a várias queixas. Segundo a rádio TSF, estiveram presentes neste evento cerca de cem pessoas.

Luís Cadinho, delegado regional de saúde de Aljezur e Vila do Bispo, explicou que o número de casos positivos poderá aumentar, uma vez que estas pessoas ainda estão a ser testadas, bem como os seus contactos mais próximos.

Duas das pessoas infetadas estão internadas e, segundo o delegado regional de saúde, citado pela mesma rádio, inspiram preocupação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …