Foco de covid-19 no IPO de Lisboa. Há 336 novos infectados, mas casos activos descem

Tiago Petinga / Lusa

A directora-geral de saúde, Graça Freitas, revela a existência de um foco de covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, referindo que os utentes com testes positivos foram mudados para outras unidades hospitalares. O boletim diário com os números da pandemia revela que há mais uma morte e 336 novos casos, dos quais 84% na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal regista hoje mais um morto relacionado com a covid-19 do que na terça-feira e mais 336 infectados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam um total de 1.523 mortes relacionadas com a covid-19 e 37.672 casos confirmados.

Em comparação com os dados de terça-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,1%. Já os casos de infecção subiram 0,9%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 15.646 casos confirmados, mais 282 do que na terça-feira. O número constitui 84% dos novos casos.

Por outro lado, a cidade do Porto continua sem novos casos de infecção há 12 dias consecutivos.

Há mais 368 pessoas recuperadas da doença, o que significa que o número de casos activos desceu para 12.569.

Do total de pessoas infectadas em Portugal, 435 estão internadas, mais 12 (+2,8%) do que na terça-feira. Há 69 doentes em unidades de cuidados intensivos, mais dois (+2,9%), e 12.134 estão a recuperar em casa.

No período de 1 a 16 de Junho, verificaram-se 4.153 novos casos na região de Lisboa, bem como “uma redução de 6% dos doentes em enfermaria e um aumento dos doentes em cuidados intensivos em 7%”, referiu o Secretário de Estado da Saúde, António Sales.

São “números dentro do expectável e que não representam uma sobrecarga dos serviços de saúde”, garantiu o governante na conferência diária de apresentação do boletim da DGS.

Sales frisou ainda que a região de Lisboa representa cerca de 40% dos novos testes realizados em Portugal a título diário.

Focos de infecção no IPO de Lisboa e surtos em lares

Na mesma conferência sobre a pandemia, Graça Freitas explicou que foram “identificados casos em dois profissionais de saúde, assintomáticos” no IPO de Lisboa e “na sequência desta testagem, procuraram-se outros”, tendo os doentes identificados com infecção sido transferidos para outras unidades.

“Quero deixar aqui uma palavra de grande tranquilidade. O IPO já fez mais de seis mil testes a profissionais de saúde, doentes e prestadores de serviços externos”, precisou a directora-geral de Saúde, sem especificar quantas pessoas estão infectadas com o novo coronavírus.

Foram realizados 6.000 testes a doentes, trabalhadores e trabalhadores externos, subcontratados – como serviços de limpeza- , no IPO de Lisboa, disse Graça Freitas, notando que é uma “instituição extremamente segura”.

A directora-geral de Saúde também confirmou que há 39 casos positivos no Algarve relacionados com uma festa ilegal.

Graça Freitas abordou ainda o caso do surto num lar de idosos em Aljubarrota, Alcobaça, que tinha sido testado há umas semanas, sem casos positivos.

Os testes não são vacina ou tratamento. São apenas uma fotografia do momento”, alertou Graça Freitas, frisando que “não vale a pena testar se, logo a seguir, não se cumprirem regras”.

Graça Freitas confirmou igualmente a existência de casos positivos num lar de idosos em Cinfães, notando que “11 idosos e 14 profissionais” tiveram resultados positivos para a infecção.

Faixa etária mais afectada é dos 40 aos 49 anos

A região Norte continua a registar o maior número de infeções (17.179). A região Centro tem 3.913 casos confirmados, o Algarve subiu para 413 e o Alentejo tem 288 casos.

Os Açores e a Madeira permanecem sem alterações, com 143 e 90 casos confirmados, respetivamente.

De acordo com os dados da DGS, a região Norte também continua a ser a que regista o maior número de mortos (813), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (432), do Centro (246), do Algarve e dos Açores (ambos com 15) e do Alentejo, que regista dois óbitos. A Região Autónoma da Madeira mantém-se sem registo de óbitos.

Por concelho, Lisboa é o que regista o maior número de casos de infeção (2.940), seguido por Sintra (2.020), Vila Nova de Gaia (1.605), Loures (1.512), Porto (1.414), Amadora (1.309), Matosinhos (1.292) e Braga (1.256).

Do total de mortes registadas até hoje, 767 são mulheres e 756 homens.

Por faixa etária, o maior número de mortes regista-se entre as pessoas com 80 ou mais anos (1.024), seguida pela faixa entre os 70 e os 79 anos (293). Entre a população com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos há 137 mortes.

Os dados da DGS registam ainda 49 mortes na faixa etária entre os 50 e os 59 anos, 17 entre os 40 e os 49 anos, uma entre os 30 e os 39 anos e duas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Do total de casos de infeção, 21.220 são mulheres e 16.452 homens.

A faixa etária mais afetada pela doença é a dos 40 aos 49 anos (6.350), seguida da faixa entre os 50 e os 59 anos (6.099) e das pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos (5.911).

Há 5.322 doentes com idades entre os 20 e os 29 anos e 1.385 na faixa etária entre os 10 e os 19 anos. Os dados indicam que há registo de 948 crianças até aos 09 anos com covid-19.

Segundo a DGS, 38% dos doentes apresentaram tosse, 29% febre, 21% dores musculares, 20% cefaleia, 15% fraqueza generalizada e 11% dificuldade respiratória.

A aguardar o resultado laboratorial estão 1.347 pessoas e em vigilância pelas autoridades de saúde estão 30.289.

O boletim diário indica ainda que desde o dia 01 de janeiro Portugal registou 355.207 casos suspeitos e que há 23.580 doentes curados.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já cansa ….. de diariamente assistir a divulgação de estatísticas, percentagens, previsões, afirmações e contradições, relativamente a Pandemia e Epidemia em Portugal. Portanto em termos de casos identificados, considero que são totalmente incertos. Relativamente a esta Epidemia em Portugal, passo a considerar que o RT é de 100%, com 10 milhões de infectados, incluindo possivelmente eu proprio.

RESPONDER

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …

Marcelo remete diretamente para o Governo limites ao ruído nos prédios

O chefe de Estado incluiu o detalhe "decreto-lei do Governo", no novo decreto para a renovação do estado de emergência, para permitir que o Executivo limite o ruído nos prédios. No último decreto que executou o …

Clubes ingleses decidiram: não há público, acabou a época

Decisão não afeta a Premier League mas antecipa o final de quatro divisões do futebol inglês. Na época passada os campeonatos também não chegaram ao fim. Muitos dos campeonatos não-profissionais (em várias modalidades) estão parados, não …

Cães podem ter consciência corporal tal como os humanos

Os cães podem não ser capazes de se reconhecer em frente a um espelho, mas isso não significa que não tenham um certo nível de autoconsciência. De acordo com o site Science Alert, um novo estudo …

Moratórias de crédito à habitação terminam a 31 em Março. Famílias terão de procurar opções

Todas as moratória públicas para o crédito à habitação terminam a 30 de Setembro, mas a dos bancos expira já no próximo mês. Uma das soluções para quem não consegue cumprir os pagamentos é a …

Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea.  A TAP só garante a liquidez até final de março, …

Primeiros fundos chegam até junho. Costa pede “consenso” no Plano de Recuperação

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, anunciou esta quarta-feira no Parlamento, que os novos subsídios europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para 2021-2026 chegarão até ao mês de junho. De acordo com o …