Foco de covid-19 no IPO de Lisboa. Há 336 novos infectados, mas casos activos descem

Tiago Petinga / Lusa

A directora-geral de saúde, Graça Freitas, revela a existência de um foco de covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, referindo que os utentes com testes positivos foram mudados para outras unidades hospitalares. O boletim diário com os números da pandemia revela que há mais uma morte e 336 novos casos, dos quais 84% na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal regista hoje mais um morto relacionado com a covid-19 do que na terça-feira e mais 336 infectados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam um total de 1.523 mortes relacionadas com a covid-19 e 37.672 casos confirmados.

Em comparação com os dados de terça-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,1%. Já os casos de infecção subiram 0,9%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 15.646 casos confirmados, mais 282 do que na terça-feira. O número constitui 84% dos novos casos.

Por outro lado, a cidade do Porto continua sem novos casos de infecção há 12 dias consecutivos.

Há mais 368 pessoas recuperadas da doença, o que significa que o número de casos activos desceu para 12.569.

Do total de pessoas infectadas em Portugal, 435 estão internadas, mais 12 (+2,8%) do que na terça-feira. Há 69 doentes em unidades de cuidados intensivos, mais dois (+2,9%), e 12.134 estão a recuperar em casa.

No período de 1 a 16 de Junho, verificaram-se 4.153 novos casos na região de Lisboa, bem como “uma redução de 6% dos doentes em enfermaria e um aumento dos doentes em cuidados intensivos em 7%”, referiu o Secretário de Estado da Saúde, António Sales.

São “números dentro do expectável e que não representam uma sobrecarga dos serviços de saúde”, garantiu o governante na conferência diária de apresentação do boletim da DGS.

Sales frisou ainda que a região de Lisboa representa cerca de 40% dos novos testes realizados em Portugal a título diário.

Focos de infecção no IPO de Lisboa e surtos em lares

Na mesma conferência sobre a pandemia, Graça Freitas explicou que foram “identificados casos em dois profissionais de saúde, assintomáticos” no IPO de Lisboa e “na sequência desta testagem, procuraram-se outros”, tendo os doentes identificados com infecção sido transferidos para outras unidades.

“Quero deixar aqui uma palavra de grande tranquilidade. O IPO já fez mais de seis mil testes a profissionais de saúde, doentes e prestadores de serviços externos”, precisou a directora-geral de Saúde, sem especificar quantas pessoas estão infectadas com o novo coronavírus.

Foram realizados 6.000 testes a doentes, trabalhadores e trabalhadores externos, subcontratados – como serviços de limpeza- , no IPO de Lisboa, disse Graça Freitas, notando que é uma “instituição extremamente segura”.

A directora-geral de Saúde também confirmou que há 39 casos positivos no Algarve relacionados com uma festa ilegal.

Graça Freitas abordou ainda o caso do surto num lar de idosos em Aljubarrota, Alcobaça, que tinha sido testado há umas semanas, sem casos positivos.

Os testes não são vacina ou tratamento. São apenas uma fotografia do momento”, alertou Graça Freitas, frisando que “não vale a pena testar se, logo a seguir, não se cumprirem regras”.

Graça Freitas confirmou igualmente a existência de casos positivos num lar de idosos em Cinfães, notando que “11 idosos e 14 profissionais” tiveram resultados positivos para a infecção.

Faixa etária mais afectada é dos 40 aos 49 anos

A região Norte continua a registar o maior número de infeções (17.179). A região Centro tem 3.913 casos confirmados, o Algarve subiu para 413 e o Alentejo tem 288 casos.

Os Açores e a Madeira permanecem sem alterações, com 143 e 90 casos confirmados, respetivamente.

De acordo com os dados da DGS, a região Norte também continua a ser a que regista o maior número de mortos (813), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (432), do Centro (246), do Algarve e dos Açores (ambos com 15) e do Alentejo, que regista dois óbitos. A Região Autónoma da Madeira mantém-se sem registo de óbitos.

Por concelho, Lisboa é o que regista o maior número de casos de infeção (2.940), seguido por Sintra (2.020), Vila Nova de Gaia (1.605), Loures (1.512), Porto (1.414), Amadora (1.309), Matosinhos (1.292) e Braga (1.256).

Do total de mortes registadas até hoje, 767 são mulheres e 756 homens.

Por faixa etária, o maior número de mortes regista-se entre as pessoas com 80 ou mais anos (1.024), seguida pela faixa entre os 70 e os 79 anos (293). Entre a população com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos há 137 mortes.

Os dados da DGS registam ainda 49 mortes na faixa etária entre os 50 e os 59 anos, 17 entre os 40 e os 49 anos, uma entre os 30 e os 39 anos e duas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Do total de casos de infeção, 21.220 são mulheres e 16.452 homens.

A faixa etária mais afetada pela doença é a dos 40 aos 49 anos (6.350), seguida da faixa entre os 50 e os 59 anos (6.099) e das pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos (5.911).

Há 5.322 doentes com idades entre os 20 e os 29 anos e 1.385 na faixa etária entre os 10 e os 19 anos. Os dados indicam que há registo de 948 crianças até aos 09 anos com covid-19.

Segundo a DGS, 38% dos doentes apresentaram tosse, 29% febre, 21% dores musculares, 20% cefaleia, 15% fraqueza generalizada e 11% dificuldade respiratória.

A aguardar o resultado laboratorial estão 1.347 pessoas e em vigilância pelas autoridades de saúde estão 30.289.

O boletim diário indica ainda que desde o dia 01 de janeiro Portugal registou 355.207 casos suspeitos e que há 23.580 doentes curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já cansa ….. de diariamente assistir a divulgação de estatísticas, percentagens, previsões, afirmações e contradições, relativamente a Pandemia e Epidemia em Portugal. Portanto em termos de casos identificados, considero que são totalmente incertos. Relativamente a esta Epidemia em Portugal, passo a considerar que o RT é de 100%, com 10 milhões de infectados, incluindo possivelmente eu proprio.

RESPONDER

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …