Foco de covid-19 no IPO de Lisboa. Há 336 novos infectados, mas casos activos descem

Tiago Petinga / Lusa

A directora-geral de saúde, Graça Freitas, revela a existência de um foco de covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, referindo que os utentes com testes positivos foram mudados para outras unidades hospitalares. O boletim diário com os números da pandemia revela que há mais uma morte e 336 novos casos, dos quais 84% na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Portugal regista hoje mais um morto relacionado com a covid-19 do que na terça-feira e mais 336 infectados, a maioria na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Os dados da DGS indicam um total de 1.523 mortes relacionadas com a covid-19 e 37.672 casos confirmados.

Em comparação com os dados de terça-feira, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,1%. Já os casos de infecção subiram 0,9%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde se tem registado o maior número de surtos, a pandemia de covid-19 atingiu os 15.646 casos confirmados, mais 282 do que na terça-feira. O número constitui 84% dos novos casos.

Por outro lado, a cidade do Porto continua sem novos casos de infecção há 12 dias consecutivos.

Há mais 368 pessoas recuperadas da doença, o que significa que o número de casos activos desceu para 12.569.

Do total de pessoas infectadas em Portugal, 435 estão internadas, mais 12 (+2,8%) do que na terça-feira. Há 69 doentes em unidades de cuidados intensivos, mais dois (+2,9%), e 12.134 estão a recuperar em casa.

No período de 1 a 16 de Junho, verificaram-se 4.153 novos casos na região de Lisboa, bem como “uma redução de 6% dos doentes em enfermaria e um aumento dos doentes em cuidados intensivos em 7%”, referiu o Secretário de Estado da Saúde, António Sales.

São “números dentro do expectável e que não representam uma sobrecarga dos serviços de saúde”, garantiu o governante na conferência diária de apresentação do boletim da DGS.

Sales frisou ainda que a região de Lisboa representa cerca de 40% dos novos testes realizados em Portugal a título diário.

Focos de infecção no IPO de Lisboa e surtos em lares

Na mesma conferência sobre a pandemia, Graça Freitas explicou que foram “identificados casos em dois profissionais de saúde, assintomáticos” no IPO de Lisboa e “na sequência desta testagem, procuraram-se outros”, tendo os doentes identificados com infecção sido transferidos para outras unidades.

“Quero deixar aqui uma palavra de grande tranquilidade. O IPO já fez mais de seis mil testes a profissionais de saúde, doentes e prestadores de serviços externos”, precisou a directora-geral de Saúde, sem especificar quantas pessoas estão infectadas com o novo coronavírus.

Foram realizados 6.000 testes a doentes, trabalhadores e trabalhadores externos, subcontratados – como serviços de limpeza- , no IPO de Lisboa, disse Graça Freitas, notando que é uma “instituição extremamente segura”.

A directora-geral de Saúde também confirmou que há 39 casos positivos no Algarve relacionados com uma festa ilegal.

Graça Freitas abordou ainda o caso do surto num lar de idosos em Aljubarrota, Alcobaça, que tinha sido testado há umas semanas, sem casos positivos.

Os testes não são vacina ou tratamento. São apenas uma fotografia do momento”, alertou Graça Freitas, frisando que “não vale a pena testar se, logo a seguir, não se cumprirem regras”.

Graça Freitas confirmou igualmente a existência de casos positivos num lar de idosos em Cinfães, notando que “11 idosos e 14 profissionais” tiveram resultados positivos para a infecção.

Faixa etária mais afectada é dos 40 aos 49 anos

A região Norte continua a registar o maior número de infeções (17.179). A região Centro tem 3.913 casos confirmados, o Algarve subiu para 413 e o Alentejo tem 288 casos.

Os Açores e a Madeira permanecem sem alterações, com 143 e 90 casos confirmados, respetivamente.

De acordo com os dados da DGS, a região Norte também continua a ser a que regista o maior número de mortos (813), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (432), do Centro (246), do Algarve e dos Açores (ambos com 15) e do Alentejo, que regista dois óbitos. A Região Autónoma da Madeira mantém-se sem registo de óbitos.

Por concelho, Lisboa é o que regista o maior número de casos de infeção (2.940), seguido por Sintra (2.020), Vila Nova de Gaia (1.605), Loures (1.512), Porto (1.414), Amadora (1.309), Matosinhos (1.292) e Braga (1.256).

Do total de mortes registadas até hoje, 767 são mulheres e 756 homens.

Por faixa etária, o maior número de mortes regista-se entre as pessoas com 80 ou mais anos (1.024), seguida pela faixa entre os 70 e os 79 anos (293). Entre a população com idades compreendidas entre os 60 e 69 anos há 137 mortes.

Os dados da DGS registam ainda 49 mortes na faixa etária entre os 50 e os 59 anos, 17 entre os 40 e os 49 anos, uma entre os 30 e os 39 anos e duas na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

Do total de casos de infeção, 21.220 são mulheres e 16.452 homens.

A faixa etária mais afetada pela doença é a dos 40 aos 49 anos (6.350), seguida da faixa entre os 50 e os 59 anos (6.099) e das pessoas com idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos (5.911).

Há 5.322 doentes com idades entre os 20 e os 29 anos e 1.385 na faixa etária entre os 10 e os 19 anos. Os dados indicam que há registo de 948 crianças até aos 09 anos com covid-19.

Segundo a DGS, 38% dos doentes apresentaram tosse, 29% febre, 21% dores musculares, 20% cefaleia, 15% fraqueza generalizada e 11% dificuldade respiratória.

A aguardar o resultado laboratorial estão 1.347 pessoas e em vigilância pelas autoridades de saúde estão 30.289.

O boletim diário indica ainda que desde o dia 01 de janeiro Portugal registou 355.207 casos suspeitos e que há 23.580 doentes curados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já cansa ….. de diariamente assistir a divulgação de estatísticas, percentagens, previsões, afirmações e contradições, relativamente a Pandemia e Epidemia em Portugal. Portanto em termos de casos identificados, considero que são totalmente incertos. Relativamente a esta Epidemia em Portugal, passo a considerar que o RT é de 100%, com 10 milhões de infectados, incluindo possivelmente eu proprio.

RESPONDER

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …