Diretor de Finanças de Lisboa está em regime de substituição há 1500 dias

(dr) Laura Haanpaa

O diretor das Finanças de Lisboa, Fernando Cristóvão Cardoso Lopes, ocupa este cargo em regime de substituição há 1500 dias, ou seja, há mais de quatro anos.

De acordo com o jornal Público, que avança com a notícia nesta quinta-feira, o fiscalista foi nomeado para o posto em 2015, pela antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, governante do Executivo liderado por Pedro Passos Coelhos.

Desde então, passaram 1500 dias e o diretor das Finanças de Lisboa continua a trabalhar em regime de substituição, num dos cargos mais importantes na hierarquia da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), observa o matutino. O problema da substituição arrastou-se para o Governo de António Costa.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, está há quase um ano sem decidir quem nomeia para o cargo de diretor de Finanças de Lisboa, escreve o Público, que precisa que o governante tem a lista de finalistas do concurso desde a Primavera do ano passado mas, embora a lei preveja um prazo de 45 dias para a nomeação, o secretário de Estado ignorou o prazo e nada decidiu até ao momento.

Em setembro passado, Mendonça Mendes assegurou ao diário que que o “processo de nomeação” se encontrava “em curso”. Nessa altura, tinha já sido ultrapassados os 45 dias previstos pela lei para a nomeação.

Cardoso Lopes foi nomeado em abril de 2015 por Maria Luís Albuquerque, quando a atual diretora-geral da AT, Helena Borges, que estava então à frente da pasta das Finanças de Lisboa, subiu à liderança do fisco na sequência do caso da “Lista VIP”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O Secretário de Estado anda a ver se encontra alguém que tenha relação familiar com qualquer membro do governo. Com já há tantos nessas condições, ele terá alguma dificuldade em obter alguém com esse requisito.

RESPONDER

"Algo incrível". Guterres louvado por impedir nações poluentes de falar na cimeira climática

A ONU já tinha anunciado que apenas líderes com um plano de ação climático claro poderiam falar, e parece que António Guterres está decidido em seguir esta diretiva. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, foi …

Boris tem 12 dias para apresentar à UE por escrito os seus planos para o Brexit ("se existirem")

O Presidente francês e o primeiro-ministro finlandês concordaram que "está na hora de Boris Johnson apresentar as suas propostas por escrito - se elas existirem". Boris Johnson tem 12 dias para apresentar, por escrito, à União …

Portugal regressa ao quinto lugar do ranking da FIFA

Portugal regressou ao quinto lugar do ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira pelo organismo regulador do futebol mundial, com a subida de uma posição após as vitórias fora diante da Sérvia e Lituânia. Na anterior classificação, …

Congressista muçulmana acusa Donald Trump de colocar a sua vida em risco

A congressista democrata muçulmana Ilhan Omar acusou na quarta-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, de colocar a sua vida em risco, após ter partilhado um vídeo falso relacionado com o aniversário do 11 de setembro. Em …

Novas regras para pagamentos deixam alguns cartões de refeição ilegais

Com a entrada em vigor no dia 14 de setembro das novas regras para fazer pagamentos, alguns cartões de refeição emitidos por bancos ficam em situação irregular. As medidas fazem parte de uma diretiva europeia e …

Bruno Fernandes terá partido portas do Estádio do Bessa após expulsão

O capitão dos leões, expulso no tempo de compensação do jogo contra o Boavista, terá partido duas portas na zona dos balneários do estádio do Bessa. O Correio da Manhã mostrou, esta quarta-feira, imagens de Bruno …

Contratos de 1,8 milhões levaram à demissão de secretário de Estado

Os contratos celebrados pelo Estado com empresas privadas no âmbito dos programas de prevenção de incêndios sobre os quais incide a investigação do Ministério Público que constituiu como arguido o secretário de Estado da Proteção …

Israel. Netanyahu propõe ao partido da oposição criar um "governo de unidade"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, desafiou nesta quinta-feira Benny Gantz, líder do partido rival, para formar um "governo de unidade". As eleições em Israel, na terça-feira, determinaram um cenário em que nem o partido Likud …

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …