Diretor do curso de Comandos processa chefe de Estado-Maior do Exército

(dr) presidencia.pt

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico José Rovisco Duarte

Mário Maia, tenente-coronel responsável pelo curso 127 dos Comandos e um dos principais arguidos do processo relativo à morte de dois recrutas, em 2016, processo o general Rovisco Duarte.

Em causa está o facto de o chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), o general Rovisco Duarte, ter alegadamente ignorado um crime cometido pelo comandante do Regimento dos Comandos, Dores Maia, para “salvar a face” do Exército, avança o Público.

O advogado Alexandre Lafayette, em representação do tenente-coronel Maia, argumenta que “a queixa é apresentada porque se verificou que o CEME ignorou uma denúncia feita em Fevereiro de 2017″.

O coronel Dores Moreira – comandante do Regimento dos Comandos até junho passado – terá entregue ao Departamento de Investigação e Ação Penal um guião “falso” da chamada Prova Zero.

No guião entregue lia-se que os instruendos poderiam beber até cinco litros de água por dia, quando na realidade os instrutores só estavam autorizados a permitir que os instruendos bebessem três litros.

O objetivo seria, avança o Público, responsabilizar os instrutores do curso e não os altos oficiais, como o comandante Dores Moreira, pelo racionamento da água distribuída durante a prova, no início de Setembro de 2016.

O contexto de calor extremo provocou a morte por desidratação profunda a dois recrutas – Hugo Abreu e Dylan da Silva, ambos com 20 anos.

A participação criminal terá sido entregue à procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, em agosto de 2017. Além disso, a queixa-crime foi ainda remetida para o Presidente da República, o ministro da Defesa e o primeiro-ministro.

Na missiva entregue juntamente com o processo, lê-se que Mário Maia alega ter ficado com “a sensação de que a falsificação ter sido uma manobra para ‘salvar a face’ do Exército” e defende que “não se pode, nem se deve pactuar com a prática de crimes, com a agravante de se visar enganar o sistema de justiça” apontando para os inferiores hierárquicos “o ónus da incompetência das chefias militares que, há muito, têm obrigação de saber que a logística de apoio à formação de militares dos Comandos tem falhas graves e inaceitáveis”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …

“O que aí vem ainda será pior”, avisa Costa e Silva

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, acredita que "o que vem aí será pior". Em declarações ao jornal …

Países Baixos processam Rússia por envolvimento no derrube do voo MH17

O Governo dos Países Baixos anunciou que vai processar a Rússia perante o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) “pelo seu envolvimento na destruição do voo MH17”, abatido em 2014 quando sobrevoava a Ucrânia. A …

Barba-Negra encalhou o seu navio pirata de propósito (e já se sabe porquê)

O pirata britânico Barba-Negra deliberadamente encalhou o seu navio pirata, Queen Anne's Revenge, propõe um investigador. A embarcação estaria em péssimas condições. Edward Teach, mais conhecido como Barba-Negra, é talvez o mais famoso pirata de todos …

Peritos alertam DGS sobre alto risco de infeções no outono. Governo já prepara plano de ataque

Os peritos que trabalham diretamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução da pandemia em Portugal alertam o órgão liderado por Graças Freitas que o deverá começar a subir significativamente no outono. A …

Rússia e China vetam ajuda humanitária na Síria. Juntos, já negaram apoio 26 vezes

A Federação Russa e a China vetaram esta sexta-feira uma resolução germano-belga que prentendia manter a situação relativa à ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, por a quererem reduzir, contra todos os outros membros do Conselho …