Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do Brasil afastado por mostrar foto de desflorestação da Amazónia

Jair Bolsonaro tem defendido que a floresta seja cada vez mais utilizada para fins económicos. Perante as críticas de Ricardo Galvão, pediu ao ministro da Ciência e Tecnologia que demitisse o cientista.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) do Brasil foi exonerado depois de ter publicado uma imagem de satélite onde se vê uma parte da floresta da Amazónia sem árvores, cinzenta, aparentemente queimada.

Jair Bolsonaro apelidou a fotografia de “mentira”. O diretor do INPE, Ricardo Galvão, criticou a posição de Bolsonaro e voltou a utilizar a oportunidade para chamar a atenção para a acelerada desflorestação. O Presidente brasileiro tem defendido que a floresta seja cada vez mais utilizada para fins económicos.

Jair Bolsonaro não ficou agradado com as críticas e pediu ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que demitisse o cientista. À Folha de S. Paulo, Galvão disse que “a maneira como me expressei em relação ao Presidente causou um constrangimento insustentável”.

A desflorestação da maior floresta tropical do mundo está a atingir níveis preocupantes. Segundo o Expresso, uma rápida consulta precisamente à página do instituto dirigido por Galvão mostra que, no mês de maio, perderam-se 739 quilómetros quadrados de mato por minuto – mais ou menos dois campos de futebol.

“Demitir o diretor do INPE é apenas um ato de vingança contra alguém que mostrou a verdade”, disse o coordenador de políticas públicas da organização não-governamental Greenpeace Brasil, Márcio Astrini, num comunicado citado pela imprensa brasileira.

ZAP //

PARTILHAR

24 COMENTÁRIOS

    • Deixa lá ver qual foi a mentira…

      – O gajo não foi demitido?.. Ah, foi.
      – Não foi o Ministro do Bolsonaro que o demitiu? Ah, foi.
      – Ele não publicou fotos da desflorestação da amazónia? Ah, publicou.
      – As fotos não são imagens de satélite homologadas e autenticadas? Ah, são.

      De soro precisas tu… Estás tão mal que não consegues sequer alinhavar nada com lógica numa frase.

      • Os factos não interessam nada para a carneirada religiosa/ignorante que segue o grande lider enviado por Deus para “governar” o Brasil!…

      • sabes do que falas???? se nao fosse podre nao tinha censurado o meu comentario sobre as manobras dos globalistas cinicos . tao podre que permite insultos estupidos e nao publica comentarios que refutam as mentiras

          • es um infeliz…. ou entao um completo idiota util …. se as parvoices e ofensas que dizes por ai te dao o pao para a boca….. entendo, sei que a vida com estes sucialistas esta dificil e quem tem esqueleto de aranha,a tudo se molda…mas olha, a verdade nos libertara…e chegara um dia qe as tas mentiras ficaram a boiar na lama que tu e a familoria sucialista fizeram e acabaram por se afogar…….aceita ou some

            • E achas que alguém quer saber da tua opinião?!…
              Tu, assim como as tuas opiniões, são tristes e irrelevantes!…
              Mas, será que lês mesmo as imbecilidades que escreves?…
              Se bem que, se leres tão bem como escreves…
              Ainda não percebeste que o teu lugar é no meio do lixo brasileiro – os ignorantes/fanáticos religiosos que votaram no militar fracassado/politico parasita chamado Bolsonaro??
              Arranca e não faças pó!…

  1. É que este animal do Bolsonaro nem sequer se dá ao trabalho de desmentir os dados apresentados pelo Dr. Ricardo Galvão. Citando as alarvidades de Bolsonaro:

    “Se quebrar confiança vai ser demitido sumariamente, não tem desculpa para nenhum subordinado ao governo divulgar dado com esse peso de importância para o nosso Brasil. A questão de perder a confiança, no meu entender é uma pena capital. Nem na vida particular convivemos com pessoas que perdemos confiança. Temos muita responsabilidade em identificar se houve má fé ou não”.

    Reparem portanto que Bolsonaro admite demiti-lo por dizer a verdade, pois ele ao dizer a verdade, quebra a confiança de bolsonaro que quer destruir a Amazónia em paz. O que este labrego se esquece, é de que a Amazónia é património natural da humanidade. Se ele começa a destruir a floresta e os índios, são os EUA os primeiros a lembrar-lhes isso… Até porque Trump está de saída.

      • Realidade!!!

        Os brasileiros de bem e que trabalham, não se queixam do Bolsonaro.

        Apenas quem estava habituado a malandragem e a cultura do “no cuzinho sim”

        • A realidade é relativa!…
          Ainda bem que conheces todos os brasileiros; os que eu conheço tem uma opinião exactamente oposta ao que referes (queixam-se do Bolsonaro e trabalham – até porque eu não me dou com malandros!); e agora?!
          Será que o militar fracassado que nunca fez nada de jeito na vida e sempre mamou à custa dos brasileiros (30 anos na politica onde fez ZERO!), vai salvar o Brasil, só porque foi “enviado” por Deus?!
          Duvido muito!…
          Por falar em malandros, o que dizer dos filhos do Bolsonaro, principalmente aquele que se fala para ser embaixador do Brasil nos EUA porque já “fritou hambúrguers lá”?!!
          Lindo…

          • Claro conheces os lixo que vem para Portugal, para fugir a prisao no Brasil, devido aos seus antecedentes criminosos!!!

            • Ah?!
              Não meças todos pela tu bitola!!
              Tive o cuidado de referi antes que não me dou com malandros e, muito menos, com criminosos!…

          • Esse Eduardo nem sequer tem formação em diplomacia mas o mais novo, Flávio, manda nas milícias, bandos de extorsionários e assassinos. Tudo boa gente! O capitão era contra a corrupção mas só a dos outros. Enfim, isso é problema dos brasileiros. Já a Amazónia é problema de todos os habitantes da Terra.
            Quem tiver dúvidas acerca dos fogos na Amazónia pode visitar a página do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e a Fires in Brazil do Earth Observatory da NASA.

RESPONDER

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …