Diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial do Brasil afastado por mostrar foto de desflorestação da Amazónia

Jair Bolsonaro tem defendido que a floresta seja cada vez mais utilizada para fins económicos. Perante as críticas de Ricardo Galvão, pediu ao ministro da Ciência e Tecnologia que demitisse o cientista.

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) do Brasil foi exonerado depois de ter publicado uma imagem de satélite onde se vê uma parte da floresta da Amazónia sem árvores, cinzenta, aparentemente queimada.

Jair Bolsonaro apelidou a fotografia de “mentira”. O diretor do INPE, Ricardo Galvão, criticou a posição de Bolsonaro e voltou a utilizar a oportunidade para chamar a atenção para a acelerada desflorestação. O Presidente brasileiro tem defendido que a floresta seja cada vez mais utilizada para fins económicos.

Jair Bolsonaro não ficou agradado com as críticas e pediu ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que demitisse o cientista. À Folha de S. Paulo, Galvão disse que “a maneira como me expressei em relação ao Presidente causou um constrangimento insustentável”.

A desflorestação da maior floresta tropical do mundo está a atingir níveis preocupantes. Segundo o Expresso, uma rápida consulta precisamente à página do instituto dirigido por Galvão mostra que, no mês de maio, perderam-se 739 quilómetros quadrados de mato por minuto – mais ou menos dois campos de futebol.

“Demitir o diretor do INPE é apenas um ato de vingança contra alguém que mostrou a verdade”, disse o coordenador de políticas públicas da organização não-governamental Greenpeace Brasil, Márcio Astrini, num comunicado citado pela imprensa brasileira.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

    • Deixa lá ver qual foi a mentira…

      – O gajo não foi demitido?.. Ah, foi.
      – Não foi o Ministro do Bolsonaro que o demitiu? Ah, foi.
      – Ele não publicou fotos da desflorestação da amazónia? Ah, publicou.
      – As fotos não são imagens de satélite homologadas e autenticadas? Ah, são.

      De soro precisas tu… Estás tão mal que não consegues sequer alinhavar nada com lógica numa frase.

      • Os factos não interessam nada para a carneirada religiosa/ignorante que segue o grande lider enviado por Deus para “governar” o Brasil!…

      • sabes do que falas???? se nao fosse podre nao tinha censurado o meu comentario sobre as manobras dos globalistas cinicos . tao podre que permite insultos estupidos e nao publica comentarios que refutam as mentiras

          • es um infeliz…. ou entao um completo idiota util …. se as parvoices e ofensas que dizes por ai te dao o pao para a boca….. entendo, sei que a vida com estes sucialistas esta dificil e quem tem esqueleto de aranha,a tudo se molda…mas olha, a verdade nos libertara…e chegara um dia qe as tas mentiras ficaram a boiar na lama que tu e a familoria sucialista fizeram e acabaram por se afogar…….aceita ou some

            • E achas que alguém quer saber da tua opinião?!…
              Tu, assim como as tuas opiniões, são tristes e irrelevantes!…
              Mas, será que lês mesmo as imbecilidades que escreves?…
              Se bem que, se leres tão bem como escreves…
              Ainda não percebeste que o teu lugar é no meio do lixo brasileiro – os ignorantes/fanáticos religiosos que votaram no militar fracassado/politico parasita chamado Bolsonaro??
              Arranca e não faças pó!…

  1. É que este animal do Bolsonaro nem sequer se dá ao trabalho de desmentir os dados apresentados pelo Dr. Ricardo Galvão. Citando as alarvidades de Bolsonaro:

    “Se quebrar confiança vai ser demitido sumariamente, não tem desculpa para nenhum subordinado ao governo divulgar dado com esse peso de importância para o nosso Brasil. A questão de perder a confiança, no meu entender é uma pena capital. Nem na vida particular convivemos com pessoas que perdemos confiança. Temos muita responsabilidade em identificar se houve má fé ou não”.

    Reparem portanto que Bolsonaro admite demiti-lo por dizer a verdade, pois ele ao dizer a verdade, quebra a confiança de bolsonaro que quer destruir a Amazónia em paz. O que este labrego se esquece, é de que a Amazónia é património natural da humanidade. Se ele começa a destruir a floresta e os índios, são os EUA os primeiros a lembrar-lhes isso… Até porque Trump está de saída.

      • Realidade!!!

        Os brasileiros de bem e que trabalham, não se queixam do Bolsonaro.

        Apenas quem estava habituado a malandragem e a cultura do “no cuzinho sim”

        • A realidade é relativa!…
          Ainda bem que conheces todos os brasileiros; os que eu conheço tem uma opinião exactamente oposta ao que referes (queixam-se do Bolsonaro e trabalham – até porque eu não me dou com malandros!); e agora?!
          Será que o militar fracassado que nunca fez nada de jeito na vida e sempre mamou à custa dos brasileiros (30 anos na politica onde fez ZERO!), vai salvar o Brasil, só porque foi “enviado” por Deus?!
          Duvido muito!…
          Por falar em malandros, o que dizer dos filhos do Bolsonaro, principalmente aquele que se fala para ser embaixador do Brasil nos EUA porque já “fritou hambúrguers lá”?!!
          Lindo…

          • Claro conheces os lixo que vem para Portugal, para fugir a prisao no Brasil, devido aos seus antecedentes criminosos!!!

            • Ah?!
              Não meças todos pela tu bitola!!
              Tive o cuidado de referi antes que não me dou com malandros e, muito menos, com criminosos!…

          • Esse Eduardo nem sequer tem formação em diplomacia mas o mais novo, Flávio, manda nas milícias, bandos de extorsionários e assassinos. Tudo boa gente! O capitão era contra a corrupção mas só a dos outros. Enfim, isso é problema dos brasileiros. Já a Amazónia é problema de todos os habitantes da Terra.
            Quem tiver dúvidas acerca dos fogos na Amazónia pode visitar a página do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e a Fires in Brazil do Earth Observatory da NASA.

    • Ò João Cunha não passas de um fake profile pago pelo Bolsonaro (ou melhor pelos brasileiros). Eles andam aí às dezenas em todas as notícias que saírem sobre ele. Não escapa uma! Mas a mama vai acabar!

  2. A Amazónia é o pulmão do mundo! Esse presidente é a estória mais triste do governo brasileiro, pior até que as estórias de corrupção dos seus companheiros. Pois ele destrói economia, saúde, educação e meio ambiente tudo ao mesmo tempo! E os brasileiros ficam a olhar… E deixam-se manipular pelo gabinete de ódio que ele montou. Que haja maior consciência nas próximas eleições. O meu desejo sincero de mudança para um país melhor e mais promissor em termos de oportunidades para todos.
    PS. Amigos brasileiros, não se deixem enganar pelo lobo na pelo de cordeiro. Esse senhor cita a Bíblia e Deus apenas para ganhar a vossa confiança.

RESPONDER

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …