Diogo Gaspar tinha em casa um retrato de Jorge Sampaio pintado por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

A PJ terá encontrado quadros de Paula Rego nas buscas efectuadas no âmbito da detenção do director do Museu da Presidência. Uma das obras, um retrato de Jorge Sampaio, estaria mesmo na casa do historiador.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o Público, a Polícia Judiciária terá apreendido vários quadros da pintora Paula Rego nas buscas efectuadas a duas residências de Diogo Gaspar e a empresas ligadas ao director do Museu da Presidência.

Já se tinha noticiado que a PJ tinha apreendido móveis antigos, tapeçarias e quadros e, agora, o jornal reforça que entre estes objectos estão obras de Paula Rego, em particular um retrato que a pintora fez de Jorge Sampaio quando este era Presidente da República.

O Público nota que Diogo Gaspar “gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista”. Mas a PJ suspeita que o quadro fazia, de facto, parte do espólio do Museu e que o responsável da instituição se apropriou dele indevidamente.

Na semana passada, o advogado de defesa de Diogo Gaspar, Raul Soares da Veiga, disse aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assenta em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”, cita o mesmo diário.

“Ele comprou certos bens que tinham sido dados para abate na Presidência da República, não tinham interesse nenhum para a Presidência da República. Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SIM É UMA CORJA DE LADRÕES E A PORCARIA DA justiça QUE TANTO APREGOAM NÃO PRESTA PARA NADA QUALQUER PESSOA SEM A 4ª.CLASSE FAZ A MESMA COISA QUE UM magistrado. TENHO MUITA MAS MUITA VERGONHA DO PAÍS ONDE HOJE VIVO E PAGO PARA VIVER ENQUANTO ESTA CORJA DE LADRÕES ROUBA E NÃO VAI DE CANA.

  2. E são estes que são condecorados e tudo, tudo isto feito precipitadamente e sem razão de maior para tais homenagens, é preciso distribuir medalhas sobretudo por gente da mesma classe e para que um dia alguém se lembre de retribuir também com umas medalhinhas de bom comportamento.

  3. He he que nada a casa do senhor faz parte do museu, apenas por vezes quando este estava demasiado cheio faziam visitas guiadas aos estrangeiros para ver os quadros, apenas estava guardado para não se estragar, não entendem nada.

  4. roubou o estado e nao só. para dar o exemplo devia ir parar com os costados à cadeia e nao ficar com pena suspensa. se fosse um”zé-ninguem”, ia parar à cadeia,mas como o Sr “ladrao” ate foi condecorado prelo ex-presidente da republica, aposto que vai ficar com pena suspensa. enquanto isto acontecer, vai haver mais ladroes a roubarem o estado (povo) e a sairem impunes

  5. Este advogado deve pensar que as pessoas sao estúpidas, quando manda essas postas de bacalhau…” Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.” E eu sou o pai Natal. Vai dar banho ao cao e toma também. Cambada de gatunos, e por estas que estamos num país de miséria.

  6. Tudo o que me apraz dizer é, esta bosta de pessoas saídas de não sei que esgoto habituados a viverem á custa de terceiro nunca trabalharam na vida não sei como e onde arranjaram os cargos que ocupam enxovalharem-nos a todos sem ao menos serem presos, aos ladrões os árabes cartam-lhes as mão e nós devíamos fazer o mesmo já que não existe lei nem justiça neste país

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …