Diogo Gaspar tinha em casa um retrato de Jorge Sampaio pintado por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

A PJ terá encontrado quadros de Paula Rego nas buscas efectuadas no âmbito da detenção do director do Museu da Presidência. Uma das obras, um retrato de Jorge Sampaio, estaria mesmo na casa do historiador.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o Público, a Polícia Judiciária terá apreendido vários quadros da pintora Paula Rego nas buscas efectuadas a duas residências de Diogo Gaspar e a empresas ligadas ao director do Museu da Presidência.

Já se tinha noticiado que a PJ tinha apreendido móveis antigos, tapeçarias e quadros e, agora, o jornal reforça que entre estes objectos estão obras de Paula Rego, em particular um retrato que a pintora fez de Jorge Sampaio quando este era Presidente da República.

O Público nota que Diogo Gaspar “gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista”. Mas a PJ suspeita que o quadro fazia, de facto, parte do espólio do Museu e que o responsável da instituição se apropriou dele indevidamente.

Na semana passada, o advogado de defesa de Diogo Gaspar, Raul Soares da Veiga, disse aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assenta em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”, cita o mesmo diário.

“Ele comprou certos bens que tinham sido dados para abate na Presidência da República, não tinham interesse nenhum para a Presidência da República. Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SIM É UMA CORJA DE LADRÕES E A PORCARIA DA justiça QUE TANTO APREGOAM NÃO PRESTA PARA NADA QUALQUER PESSOA SEM A 4ª.CLASSE FAZ A MESMA COISA QUE UM magistrado. TENHO MUITA MAS MUITA VERGONHA DO PAÍS ONDE HOJE VIVO E PAGO PARA VIVER ENQUANTO ESTA CORJA DE LADRÕES ROUBA E NÃO VAI DE CANA.

  2. E são estes que são condecorados e tudo, tudo isto feito precipitadamente e sem razão de maior para tais homenagens, é preciso distribuir medalhas sobretudo por gente da mesma classe e para que um dia alguém se lembre de retribuir também com umas medalhinhas de bom comportamento.

  3. He he que nada a casa do senhor faz parte do museu, apenas por vezes quando este estava demasiado cheio faziam visitas guiadas aos estrangeiros para ver os quadros, apenas estava guardado para não se estragar, não entendem nada.

  4. roubou o estado e nao só. para dar o exemplo devia ir parar com os costados à cadeia e nao ficar com pena suspensa. se fosse um”zé-ninguem”, ia parar à cadeia,mas como o Sr “ladrao” ate foi condecorado prelo ex-presidente da republica, aposto que vai ficar com pena suspensa. enquanto isto acontecer, vai haver mais ladroes a roubarem o estado (povo) e a sairem impunes

  5. Este advogado deve pensar que as pessoas sao estúpidas, quando manda essas postas de bacalhau…” Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.” E eu sou o pai Natal. Vai dar banho ao cao e toma também. Cambada de gatunos, e por estas que estamos num país de miséria.

  6. Tudo o que me apraz dizer é, esta bosta de pessoas saídas de não sei que esgoto habituados a viverem á custa de terceiro nunca trabalharam na vida não sei como e onde arranjaram os cargos que ocupam enxovalharem-nos a todos sem ao menos serem presos, aos ladrões os árabes cartam-lhes as mão e nós devíamos fazer o mesmo já que não existe lei nem justiça neste país

RESPONDER

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …