Diogo Gaspar tinha em casa um retrato de Jorge Sampaio pintado por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

A PJ terá encontrado quadros de Paula Rego nas buscas efectuadas no âmbito da detenção do director do Museu da Presidência. Uma das obras, um retrato de Jorge Sampaio, estaria mesmo na casa do historiador.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o Público, a Polícia Judiciária terá apreendido vários quadros da pintora Paula Rego nas buscas efectuadas a duas residências de Diogo Gaspar e a empresas ligadas ao director do Museu da Presidência.

Já se tinha noticiado que a PJ tinha apreendido móveis antigos, tapeçarias e quadros e, agora, o jornal reforça que entre estes objectos estão obras de Paula Rego, em particular um retrato que a pintora fez de Jorge Sampaio quando este era Presidente da República.

O Público nota que Diogo Gaspar “gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista”. Mas a PJ suspeita que o quadro fazia, de facto, parte do espólio do Museu e que o responsável da instituição se apropriou dele indevidamente.

Na semana passada, o advogado de defesa de Diogo Gaspar, Raul Soares da Veiga, disse aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assenta em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”, cita o mesmo diário.

“Ele comprou certos bens que tinham sido dados para abate na Presidência da República, não tinham interesse nenhum para a Presidência da República. Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SIM É UMA CORJA DE LADRÕES E A PORCARIA DA justiça QUE TANTO APREGOAM NÃO PRESTA PARA NADA QUALQUER PESSOA SEM A 4ª.CLASSE FAZ A MESMA COISA QUE UM magistrado. TENHO MUITA MAS MUITA VERGONHA DO PAÍS ONDE HOJE VIVO E PAGO PARA VIVER ENQUANTO ESTA CORJA DE LADRÕES ROUBA E NÃO VAI DE CANA.

  2. E são estes que são condecorados e tudo, tudo isto feito precipitadamente e sem razão de maior para tais homenagens, é preciso distribuir medalhas sobretudo por gente da mesma classe e para que um dia alguém se lembre de retribuir também com umas medalhinhas de bom comportamento.

  3. He he que nada a casa do senhor faz parte do museu, apenas por vezes quando este estava demasiado cheio faziam visitas guiadas aos estrangeiros para ver os quadros, apenas estava guardado para não se estragar, não entendem nada.

  4. roubou o estado e nao só. para dar o exemplo devia ir parar com os costados à cadeia e nao ficar com pena suspensa. se fosse um”zé-ninguem”, ia parar à cadeia,mas como o Sr “ladrao” ate foi condecorado prelo ex-presidente da republica, aposto que vai ficar com pena suspensa. enquanto isto acontecer, vai haver mais ladroes a roubarem o estado (povo) e a sairem impunes

  5. Este advogado deve pensar que as pessoas sao estúpidas, quando manda essas postas de bacalhau…” Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.” E eu sou o pai Natal. Vai dar banho ao cao e toma também. Cambada de gatunos, e por estas que estamos num país de miséria.

  6. Tudo o que me apraz dizer é, esta bosta de pessoas saídas de não sei que esgoto habituados a viverem á custa de terceiro nunca trabalharam na vida não sei como e onde arranjaram os cargos que ocupam enxovalharem-nos a todos sem ao menos serem presos, aos ladrões os árabes cartam-lhes as mão e nós devíamos fazer o mesmo já que não existe lei nem justiça neste país

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …