Diogo Gaspar tinha em casa um retrato de Jorge Sampaio pintado por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

A PJ terá encontrado quadros de Paula Rego nas buscas efectuadas no âmbito da detenção do director do Museu da Presidência. Uma das obras, um retrato de Jorge Sampaio, estaria mesmo na casa do historiador.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o Público, a Polícia Judiciária terá apreendido vários quadros da pintora Paula Rego nas buscas efectuadas a duas residências de Diogo Gaspar e a empresas ligadas ao director do Museu da Presidência.

Já se tinha noticiado que a PJ tinha apreendido móveis antigos, tapeçarias e quadros e, agora, o jornal reforça que entre estes objectos estão obras de Paula Rego, em particular um retrato que a pintora fez de Jorge Sampaio quando este era Presidente da República.

O Público nota que Diogo Gaspar “gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista”. Mas a PJ suspeita que o quadro fazia, de facto, parte do espólio do Museu e que o responsável da instituição se apropriou dele indevidamente.

Na semana passada, o advogado de defesa de Diogo Gaspar, Raul Soares da Veiga, disse aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assenta em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”, cita o mesmo diário.

“Ele comprou certos bens que tinham sido dados para abate na Presidência da República, não tinham interesse nenhum para a Presidência da República. Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SIM É UMA CORJA DE LADRÕES E A PORCARIA DA justiça QUE TANTO APREGOAM NÃO PRESTA PARA NADA QUALQUER PESSOA SEM A 4ª.CLASSE FAZ A MESMA COISA QUE UM magistrado. TENHO MUITA MAS MUITA VERGONHA DO PAÍS ONDE HOJE VIVO E PAGO PARA VIVER ENQUANTO ESTA CORJA DE LADRÕES ROUBA E NÃO VAI DE CANA.

  2. E são estes que são condecorados e tudo, tudo isto feito precipitadamente e sem razão de maior para tais homenagens, é preciso distribuir medalhas sobretudo por gente da mesma classe e para que um dia alguém se lembre de retribuir também com umas medalhinhas de bom comportamento.

  3. He he que nada a casa do senhor faz parte do museu, apenas por vezes quando este estava demasiado cheio faziam visitas guiadas aos estrangeiros para ver os quadros, apenas estava guardado para não se estragar, não entendem nada.

  4. roubou o estado e nao só. para dar o exemplo devia ir parar com os costados à cadeia e nao ficar com pena suspensa. se fosse um”zé-ninguem”, ia parar à cadeia,mas como o Sr “ladrao” ate foi condecorado prelo ex-presidente da republica, aposto que vai ficar com pena suspensa. enquanto isto acontecer, vai haver mais ladroes a roubarem o estado (povo) e a sairem impunes

  5. Este advogado deve pensar que as pessoas sao estúpidas, quando manda essas postas de bacalhau…” Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.” E eu sou o pai Natal. Vai dar banho ao cao e toma também. Cambada de gatunos, e por estas que estamos num país de miséria.

  6. Tudo o que me apraz dizer é, esta bosta de pessoas saídas de não sei que esgoto habituados a viverem á custa de terceiro nunca trabalharam na vida não sei como e onde arranjaram os cargos que ocupam enxovalharem-nos a todos sem ao menos serem presos, aos ladrões os árabes cartam-lhes as mão e nós devíamos fazer o mesmo já que não existe lei nem justiça neste país

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …