Diogo Gaspar tinha em casa um retrato de Jorge Sampaio pintado por Paula Rego

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

A PJ terá encontrado quadros de Paula Rego nas buscas efectuadas no âmbito da detenção do director do Museu da Presidência. Uma das obras, um retrato de Jorge Sampaio, estaria mesmo na casa do historiador.

Diogo Gaspar está suspenso de funções e em liberdade condicionada, depois de ter sido detido na semana passada, sob suspeita de crimes de tráfico de influências, peculato e participação económica em negócio.

De acordo com o Público, a Polícia Judiciária terá apreendido vários quadros da pintora Paula Rego nas buscas efectuadas a duas residências de Diogo Gaspar e a empresas ligadas ao director do Museu da Presidência.

Já se tinha noticiado que a PJ tinha apreendido móveis antigos, tapeçarias e quadros e, agora, o jornal reforça que entre estes objectos estão obras de Paula Rego, em particular um retrato que a pintora fez de Jorge Sampaio quando este era Presidente da República.

O Público nota que Diogo Gaspar “gostava de mostrar a obra aos amigos que o visitavam, a quem garantia que o quadro tinha sido uma oferta da artista”. Mas a PJ suspeita que o quadro fazia, de facto, parte do espólio do Museu e que o responsável da instituição se apropriou dele indevidamente.

Na semana passada, o advogado de defesa de Diogo Gaspar, Raul Soares da Veiga, disse aos jornalistas que o caso contra o seu cliente assenta em “deturpações da verdade” e em “muitas meias verdades e poucas verdades inteiras”, cita o mesmo diário.

“Ele comprou certos bens que tinham sido dados para abate na Presidência da República, não tinham interesse nenhum para a Presidência da República. Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. ISTO SIM É UMA CORJA DE LADRÕES E A PORCARIA DA justiça QUE TANTO APREGOAM NÃO PRESTA PARA NADA QUALQUER PESSOA SEM A 4ª.CLASSE FAZ A MESMA COISA QUE UM magistrado. TENHO MUITA MAS MUITA VERGONHA DO PAÍS ONDE HOJE VIVO E PAGO PARA VIVER ENQUANTO ESTA CORJA DE LADRÕES ROUBA E NÃO VAI DE CANA.

  2. E são estes que são condecorados e tudo, tudo isto feito precipitadamente e sem razão de maior para tais homenagens, é preciso distribuir medalhas sobretudo por gente da mesma classe e para que um dia alguém se lembre de retribuir também com umas medalhinhas de bom comportamento.

  3. He he que nada a casa do senhor faz parte do museu, apenas por vezes quando este estava demasiado cheio faziam visitas guiadas aos estrangeiros para ver os quadros, apenas estava guardado para não se estragar, não entendem nada.

  4. roubou o estado e nao só. para dar o exemplo devia ir parar com os costados à cadeia e nao ficar com pena suspensa. se fosse um”zé-ninguem”, ia parar à cadeia,mas como o Sr “ladrao” ate foi condecorado prelo ex-presidente da republica, aposto que vai ficar com pena suspensa. enquanto isto acontecer, vai haver mais ladroes a roubarem o estado (povo) e a sairem impunes

  5. Este advogado deve pensar que as pessoas sao estúpidas, quando manda essas postas de bacalhau…” Foram vendidos a um senhor e depois Diogo Gaspar comprou a esse senhor”, afirmou ainda o advogado.” E eu sou o pai Natal. Vai dar banho ao cao e toma também. Cambada de gatunos, e por estas que estamos num país de miséria.

  6. Tudo o que me apraz dizer é, esta bosta de pessoas saídas de não sei que esgoto habituados a viverem á custa de terceiro nunca trabalharam na vida não sei como e onde arranjaram os cargos que ocupam enxovalharem-nos a todos sem ao menos serem presos, aos ladrões os árabes cartam-lhes as mão e nós devíamos fazer o mesmo já que não existe lei nem justiça neste país

RESPONDER

Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro.  Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas …

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …