PJ deteve diretor do Museu da Presidência

Museu da Presidência da República / Facebook

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

Diogo Gaspar, diretor do Museu da Presidência

O Diretor do Museu da Presidência foi detido esta manhã pela PJ por suspeitas de crimes ligados à gestão da instituição.

A Polícia Judiciária deteve hoje o diretor do Museu da Presidência da República, Diogo Gaspar, por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.

A notícia, inicialmente avançada pelo Diário de Notícias, refere que as suspeitas estão relacionadas com a gestão do museu e fala também de crimes de corrupção.

Além da detenção, a Unidade Nacional Contra a Corrupção (UNCC) da PJ está a realizar dezenas de buscas a domicílios, empresas e ao gabinete do diretor no referido museu.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já deu instruções para total transparência e cooperação com as autoridades policiais na investigação que decorre no Museu da Presidência da República.

“Desde o início do seu mandato, o Presidente da República deu instruções para o reforço das medidas de fiscalização, controlo e auditoria permanente dos mecanismos de gestão orçamental”, salienta fonte oficial de Belém à Lusa.

O Presidente da República diz ainda que esta investigação judicial nada tem que ver com a auditoria interna sobre as contas de Belém.

“Esta investigação é uma realidade separada de iniciativas tomadas já no meu mandato, se quiserem. São realidades complementares, mas separadas, uma vez que [esta investigação] começou bem antes do mandato presidencial que me respeita”, declarou no Parlamento o chefe de Estado aos jornalistas.

Questionado sobre a detenção do diretor, o chefe de Estado confirmou “um conjunto de investigações que respeitam a um funcionário por factos antigos, um diretor de serviço antigo, muito conceituado” mas que “deve ser presumido inocente”

“Espero que possa provar a inocência. (…) Mas a justiça é igual para todos e, portanto, naturalmente que deve estar sujeito, ele, como todos nós, à investigação da justiça”, acrescentou.

Diogo Gaspar está há mais de uma década à frente daquela instituição.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Pois, infelizmente mais do mesmo…
    Museu da presidência, mas será que um estado pobre e falido como o nosso precisa mesmo de um museu deste tipo (reparem que o museu nem é da República, mas sim da presidência da republica). Para este Diogo Gaspar enriquecer na gestão deste museu, imaginem quanto este museu não gastaria…

    Mais do mesmo: gastos avultados e desnecessários de dinheiros públicos; gestão ruinosa do que é publico; cargos ocupados por pessoas pouco sérias e criminosas; gestão em beneficio próprio do que é publico com prejuízo do que é de todos, etc, etc.
    Este é um dos maiores “cancros” da nossa nação, e infelizmente já vai muito”metastizado”. A solução é reduzir a coisa pública ao mínimo essencial, e ao nível do que um país como o nosso pode suportar. A fiscalização do que é público deve ser transversal e profunda e a repressão das irregularidades exemplar. É que os milhões mais gordos da nação é por aqui que se estão a escapar…

  2. O estado transformou-se numa verdadeira corte e respectivos lacaios. Esta gente é muito gulosa. Este é apenas mais um que foi apanhado com a boca na botija, mas faltam muitos, muitos mais.

  3. Que, a Polícia Judiciária se digne fiscalizar a “Maçónica” Casa-Museu e Fundação Mário Soares, nas Cortes – Leiria, onde, se encontra espólio que, pertence e deveria estar em Belém, no Museu da República Portuguesa !!!…

  4. O comentário do “pois” ao falar em cancro e metastização fez me lembrar uma conversa que ouvi num hospital sobre os fiéis de compras que tendo o previlegio de adquirir equipamentos e de os selecionar acabam por receber luvas que as vezes até nem são tão pouco como isso e fiscalização não parece que haja

  5. Em Portugal ultimamente temos visto pessoas condecoradas do país irem presas ou envolvidas em processos, antigos ministros, primeiro ministro, autarcas. Isto mostra o compadrio destas condecorações, não se está a condecorar uma pessoa porque fez algo relevante, mas por ser amigo, ou amigo do amigo. O descrédito deste nosso Estado anda pelas ruas da amargura, e nada tem a ver com um partido ou outro, infelizmente a corrupção é transversal… seria muito fácil se fosse apenas um partido.

  6. Há mais.
    Como cidadão e contribuinte, desejo que a justiça seja célere e caso se confirme a mão na gaveta, pena exemplar.
    Mas existem muitos que as autoridades competentes devem investigar, deve sempre partir do principio popular, “quem cabritos vende e cabras não tem….?????”
    Todos os que andaram a gamar assim como os que fecharam os olhos devem ser punidos, não merecem fazer parte do POVO HONRADO DE PORTUGAL.

  7. Mais um dos condecorados pelo Sr. Silva. O tipo tinha uma pontaria para os corruptos que até admira que não chefiasse a PJ (ou se calhar por isso mesmo).

  8. Entrou no cargo no mandato do Jorge Sampaio e foi condecorado por Jorge Sampaio e Cavaco Silva.
    Se as notícias se confirmarem, existem pelo menos 2 crimes de roubo no meio de outros tantos crimes:
    1- O roubo representado pela existência de um museu da presidência da república (e a julgar pelo que se vai sabendo com um orçamento nada pequeno…).
    2- O roubo de alguém medíocre e sem escrúpulos que gere (?) o que é de todos em função de interesses próprios, com prejuízo para o bem comum.

  9. Este senhor, a ser verdade e a vir a ser provado que cometeu os ditos crimes, automaticamente deveria ser-lhe retiradas as condecorações que recebeu.
    Recebem-se condecorações com determinado grau, quando alguém se torna um simbolo em qualquer atividade. Mas é necessário ser-se honesto e leal aos propósitos para que foi nomeado e prestou juramento…

  10. isto (roubalheira, corrupçao, etc) so muda quando começarem a irem para a cadeia e assim darem o exemplo. enquanto roubarem, serem julgados e ficarem com penas suspensa, a corrupçao, a roubalheira nao acaba. so sabem prender os agentes de autoridade (psp, gnr, pj). os chamados “grandes” ficam impunes. como querem dar o exemplo se só o mexilhao é que se lixa? ainda nao vi um governante a ir parar com os costados na cadeia.

RESPONDER

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …