Finanças: Mais dinheiro para a TAP só com novo acordo com Bruxelas

O Ministério das Finanças refere que, enquanto não houver a luz verde de Bruxelas ao plano de reestruturação, não há mais apoio público à companhia aérea. 

A TAP só garante a liquidez até final de março, mas o Governo avisa que não será entregue mais nenhum apoio antes da resposta da Comissão Europeia ao plano de reestruturação, o que não deverá acontecer antes de abril.

“Qualquer valor de apoio a prestar à TAP só pode resultar do processo negocial com a Comissão Europeia, bem como terá de ser devidamente aprovado, num contexto em que o plano de reestruturação incorpora as condições consideradas indispensáveis para que a TAP possa ser sustentável no médio e longo prazo”, referiu o Ministério das Finanças em resposta ao jornal online ECO.

O ministério acrescenta que o processo de negociação “decorre de forma intensa, franca e positiva” e que as duas partes “estão comprometidas com a conclusão do processo tão cedo quanto possível”.

O presidente do conselho de administração da companhia aérea, Miguel Frasquilho, foi ouvido, esta terça-feira, no Parlamento.

Segundo apurou o mesmo jornal digital, a TAP criou um novo departamento interno para conduzir a implementação do plano de reestruturação, que fica sob a liderança de Miguel Malaquias Pereira, que assume funções de chief transformation officer (CTO).

O ECO lembra que na proposta do plano de reestruturação, enviada à Comissão Europeia em dezembro, este órgão já estava previsto, sendo prometido como uma garantia de sucesso da execução do plano.

“O Transformation Office terá como missão principal centralizar e coordenar o programa de implementação do plano de reestruturação, promover a gestão, implementação e a monitorização de todas as iniciativas do plano, assim como a coordenação dos vários interlocutores relevantes, garantindo o reporting à Comissão Executiva e ao Conselho de Administração”, explicava Frasquilho num comunicação interna do mês passado.

Neeleman saiu, mas mantém-se joint venture com a Azul

Ainda de acordo com o jornal ECO, apesar de David Neeleman ter deixado de ser acionista da TAP, no ano passado, não ficará totalmente afastado da transportadora. Isto porque a empresa portuguesa vai avançar com uma joint venture, juntamente com a Azul, para reforçar as parcerias no Brasil.

Esta parceria poderá criar “benefícios de tarifas alinhadas e fusão de equipas de vendas” entre as duas empresas, bem como “vantagem adicional de alinhamentos de programação de rede” ou “tratamento conjunto de QSI (Quality of Service Index)”, lê-se na proposta do plano de reestruturação.

Além da parceria com a Azul, é ainda feita referência ao desenvolvimento adicional de outras parcerias já existentes e novas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ESperemos bem que UE Não dê consentimento p/ mais barbaridades e desperdícios de dinheiro.
    Não há dinheiro p/ nada (segundo os n/ governantes) e há dinheiro p/ uma empresa que Só dá prejuízos astronómicos? Isto não tem pés nem cabeça. CHEGA de andarmos a pagar os que não nos interessa.

RESPONDER

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …