Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas.

Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas detox, que prometem limpar o corpo das toxinas da alimentação pouco saudáveis que ficam no corpo, não são assim tão poderosas como parece, segundo avançam os nutricionistas ouvidos pelo Science Alert.

Não existe uma única “dieta detox“, mas sim um grande grupo de regimes alimentares diferentes que os seus adeptos alegam que fazem uma desintoxicação do corpo.

Para Veronique Chachay, especialista em dietas da Universidade de Queensland, as dietas detox “abrangem tudo desde clísteres e irrigação do cólon, desintoxicação com sumo de limão, jejuns com água ou exclusão de certos grupos de comida, limpar o corpo com ervas ou tomar suplementos com doses grandes de nutrientes”.

Apesar de variarem nas regras específicas, todas as dietas detox alegam que limpa o corpo de toxinas, que podem vir de várias fontes, como “moléculas que resultam de comer alimentos cozidos, fritos ou grelhados e também álcool ou aditivos em comidas processadas”, explica Charchay, que acrescenta os medicamentos, o fumo de tabaco ou a exposição à poluição como outros factores.

“O acumular de toxinas é supostamente o principal culpado do aumento de peso, da prisão de ventre, do inchaço, da flatulência, da má digestão, da azia, da diarreia, da perda de energia e da fatiga. A desintoxiação é uma forma do corpo eliminar estas toxinas e de fazer a pessoa sentir-se mais saudável e perder peso”, explica o nutricionista Tim Crowe.

Mas afinal, a ciência comprova os efeitos milagrosos das dietas detox? Todos os nutricionistas disseram que não, com Gideon Meyerowitz-Katz, especialista em diabetes e saúde pública, a dizer que a ideia de que se possa desintoxicar o corpo ou até de que há coisas devam ser desintoxicadas ainda não tem muitas provas devido à definição vaga do que são as tais toxinas nocivas.

Nicholas Fuller, especialista em nutrição e em obesidade, explica que as “substâncias só são tóxicas com base nas quantidades em que as ingerimos”. “A situação em que a desintoxicação é necessária ocorre quando alguém está no hospital a ser tratado por ter uma substância num nível alto e que coloque a vida em risco”, afirma.

Tim Crowe avança também com uma lista dos possíveis efeitos negativos destas dietas, como o cansaço, os custos mais altos da comida orgânica, os custos dos kits de desintoxicação se tiver de se seguir um programa comercial, ter de comprar suplementos, as dificuldades de comer em restaurantes devido à falta de oferta de refeições detox.

No entanto, isto não significa que as dietas detox não tenham quaisquer benefícios para a saúde. “Qualquer pessoa, especialmente alguém que tenha uma dieta pobre, que coma mais frutas e vegetais, beba mais água e coma menos comidas ricas em gordura, sal ou açúcares e beba menos álcool, vai naturalmente sentir-se melhor“, afirma Crowe.

Experimentar uma dieta detox temporariamente pode também fazer com que as pessoas comecem a pensar melhor no que comem e incentivar melhores hábitos alimentares a longo-prazo, conclui Crowe.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, as dietas detox não são tão milagrosas como prometem

As dietas detox ganharam muita popularidade nos últimos anos, mas os nutricionistas argumentam que as promessas feitas por estes regimes alimentares não têm bases científicas. Explodiram em popularidade nos últimos tempos, mas parece que as dietas …

Processo Príncipe André. Tribunal de Nova Iorque faz audição pré-julgamento

Os advogados da mulher que alega ter sido abusada por André argumentaram em tribunal que o Príncipe já foi informado do processo. Depois de ter sido processado por uma alegada vítima de abusos sexuais, o processo …

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …