Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está abaixo dos 400.

Os dados da DGS indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 830 casos de covid-19 e 28 mortes. É o número mais baixo de mortes desde 28 de outubro, quando foram contabilizados 24 óbitos por covid-19.

O boletim epidemiológico desta quinta-feira confirma a tendência de diminuição no número de internamentos. Há agora 1708 doentes hospitalizados (menos 119 do que na véspera), dos quais 399 (menos 16) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o dia 21 de Fevereiro que o número de pessoas internadas nas enfermarias portuguesas tem vindo a cair.

Nas últimas 24 horas registaram-se 1654 recuperados (são já 727 053) e menos 852 casos ativos, sendo que atualmente existem 63.945. Há menos 2450 contactos em vigilância, ainda sendo seguidas 31 041 pessoas.

Os mais velhos continuam a ser os mais afetados pela pandemia. No entanto, nas últimas semanas, a percentagem de óbitos do escalão superior a 80 anos tem cada vez menos peso no total nacional de mortes, tendo caído, esta quinta-feira, para 39% do acumulado diário: 11 vidas perdidas, numa faixa etária que chora 10898 mortos desde o início da pandemia, 66% do total nacional.

A percentagem de óbitos da faixa etária dos 70-79 anos no total nacional tem crescido nos últimos dias, tendo subido para 32% esta quinta-feira, 11 pontos acima da média global entre os septuagenários, escalão que perdeu 3466 vidas desde o início da pandemia, nove nas últimas 24 horas, quatro homens e cinco mulheres.

Numa altura em que vários indicadores da situação pandémica registam uma evolução positiva, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, refere que “uma nova escalada do vírus está em cima da mesa, mesmo com a vacina”, não descartando uma nova vaga.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …