DGS não sabe onde estão quase 5 mil infetados por covid-19

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Direção-Geral da Saúde não sabe qual o concelho de quase 5 mil infetados pelo novo coronavírus. Em causa estão pacientes que foram testados em laboratórios externos.

O número de casos divulgado diariamente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) tem apenas como base os dados do SINAVE, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. No entanto, quase 10% dos casos confirmados de covid-19 em Portugal provêm de laboratórios privados e não estão integrados nesta base de dados.

Isto faz com que a DGS não saiba qual é o concelho de mais de 4.500 infetados pelo novo coronavírus. Segundo a revista Sábado, nos dados divulgados esta segunda-feira, estão representados apenas 44.143 dos quase 49 mil casos que Portugal registou nesse dia.

A omissão de alguns infetados poderá a ver também o facto a DGS não apresentar os municípios com menos de três infetados, por razões de confidencialidade. Contudo, a maioria é mesmo de pacientes que foram testados em laboratórios externos e que não foram comunicados ao SINAVE.

Então, mas onde estão esses infetados? Olhando para a região de Lisboa e Vale do Tejo, por exemplo, até segunda-feira registavam-se 24.369 casos, embora a soma dos concelhos destas região revelasse apenas 21.800.

A situação parece verificar-se em todas as regiões. No Norte, em que se registaram 18.356 casos no dia 14 de julho mas apenas cerca de 16.700 constavam na lista por concelhos, mas também no Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

A Direção-Geral da Saúde começou a usar apenas dados do SINAVE a partir do momento em que se verificou uma duplicação de casos no Porto. Em causa esteve um registo em simultâneo através do SINAVE e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Desde esse dia, a DGS deixou de utilizar os dados reportados por Administrações Regionais de Saúde e Regiões Autónomas e passou a concentrar o registo de casos no SINAVE.

“Vamos ter, eventualmente, alguns dados em falta que não estejam no SINAVE”, admitiu, na altura, o subdiretor-geral de Saúde, Diogo Cruz. A escolha desta base de dados está relacionada com o facto de ser a fonte mais credível de registo de informação, explicou a DGS à Sábado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é fácil… a maioria deve estar nas praias, nas esplanadas, nas festas à noite… ehehehehehe
    ainda instalei a aplicação para rastrear o contacto com possíveis contaminados e para espanto meu, mesmo tendo um smartphone, com bluetooth e que custou quase 200€ a aplicação não funciona… diz o tlm não reúne as condições necessárias…

    • Então compra um telemóvel de verdade, Armindo!
      Deixa já esse lixo electrónico de origem chinesa, para adquirires algo de decente.

  2. esse pais nao endireita ou as autoridade entao a fazer o faz de conta. Portugal um pais sem regras e sem controlo é assim k se ve do exterior.

RESPONDER

Portugal já está a vacinar 100 mil pessoas por dia. 10% da população já tomou duas doses

Na quinta-feira, cerca de 100 mil pessoas receberam a vacina contra a covid-19, o que antecipa em uma semana esta meta definida pela task force do plano de vacinação. Cerca de 100 mil pessoas receberam a …

Açores vão ter testes gratuitos em farmácias e rastreios laborais aleatórios

Os Açores vão passar a disponibilizar testes rápidos gratuitos para o despiste da covid-19 nas farmácias, testes de saliva para a testagem massiva aos alunos e rastreios laborais aleatórios, anunciou esta quinta-feira o secretário regional …

Uma morte e 377 novos casos nas últimas 24 horas. Rt e incidência recuam

O boletim da DGS desta sexta-feira dá conta de mais 377 novos casos em Portugal. Registou-se ainda mais um óbito. Nesta sexta-feira, dia 7 de maio, o país tem 22.421 casos ativos, menos 114 do que …

MP investiga morte de bebé que terá sido esquecido no carro em Lisboa

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias da morte de uma criança de dois anos que terá ficado esquecida no interior de um carro, em Lisboa. A mãe ter-se-á esquecido do bebé …

Governo está a preparar contestação de providência cautelar sobre Zmar

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que já está a ser preparada a contestação à providência cautelar que suspende a requisição civil das casas do complexo Zmar, adiantando que o Ministério não foi ainda …

Subsídio europeu de 150 euros mensais para tirar 5 milhões de crianças da pobreza severa

Arrancou nesta sexta-feira, no Porto, a Cimeira Social promovida pela presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Um momento que o ex-ministro Pedro Marques aproveita para lançar a ideia de um novo apoio social de …

Banca empresta 475 milhões para Fundo de Resolução pagar ao Novo Banco

O sindicato bancário, composto por sete bancos, vai proceder ao financiamento do Fundo de Resolução para este cumprir a injeção de capital no Novo Banco já na próxima semana. O Jornal Económico avança, esta sexta-feira, que …

China suspende "diálogo económico" com a Austrália e denuncia "mentalidade de Guerra Fria"

Esta quinta-feira, o Governo chinês anunciou a suspensão "por tempo indefinido" de todas as atividades realizadas no âmbito da iniciativa "Diálogo Económico Estratégico China-Austrália". As relações entra a China e o ocidente estão cada vez mais …

Bolsonaro diz ter tido sintomas de reinfeção. China acusa-o de "politizar" novo coronavírus

O Presidente do Brasil admitiu na quinta-feira que teve sintomas de reinfeção pelo novo coronavírus "há poucos dias" e afirmou que tomou ivermectina, fármaco sem comprovação científica contra a covid-19. As declarações de Jair Bolsonaro foram …

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …