DGS não sabe onde estão quase 5 mil infetados por covid-19

Tiago Petinga / Pool / Lusa

A Direção-Geral da Saúde não sabe qual o concelho de quase 5 mil infetados pelo novo coronavírus. Em causa estão pacientes que foram testados em laboratórios externos.

O número de casos divulgado diariamente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) tem apenas como base os dados do SINAVE, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica. No entanto, quase 10% dos casos confirmados de covid-19 em Portugal provêm de laboratórios privados e não estão integrados nesta base de dados.

Isto faz com que a DGS não saiba qual é o concelho de mais de 4.500 infetados pelo novo coronavírus. Segundo a revista Sábado, nos dados divulgados esta segunda-feira, estão representados apenas 44.143 dos quase 49 mil casos que Portugal registou nesse dia.

A omissão de alguns infetados poderá a ver também o facto a DGS não apresentar os municípios com menos de três infetados, por razões de confidencialidade. Contudo, a maioria é mesmo de pacientes que foram testados em laboratórios externos e que não foram comunicados ao SINAVE.

Então, mas onde estão esses infetados? Olhando para a região de Lisboa e Vale do Tejo, por exemplo, até segunda-feira registavam-se 24.369 casos, embora a soma dos concelhos destas região revelasse apenas 21.800.

A situação parece verificar-se em todas as regiões. No Norte, em que se registaram 18.356 casos no dia 14 de julho mas apenas cerca de 16.700 constavam na lista por concelhos, mas também no Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

A Direção-Geral da Saúde começou a usar apenas dados do SINAVE a partir do momento em que se verificou uma duplicação de casos no Porto. Em causa esteve um registo em simultâneo através do SINAVE e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Desde esse dia, a DGS deixou de utilizar os dados reportados por Administrações Regionais de Saúde e Regiões Autónomas e passou a concentrar o registo de casos no SINAVE.

“Vamos ter, eventualmente, alguns dados em falta que não estejam no SINAVE”, admitiu, na altura, o subdiretor-geral de Saúde, Diogo Cruz. A escolha desta base de dados está relacionada com o facto de ser a fonte mais credível de registo de informação, explicou a DGS à Sábado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. é fácil… a maioria deve estar nas praias, nas esplanadas, nas festas à noite… ehehehehehe
    ainda instalei a aplicação para rastrear o contacto com possíveis contaminados e para espanto meu, mesmo tendo um smartphone, com bluetooth e que custou quase 200€ a aplicação não funciona… diz o tlm não reúne as condições necessárias…

    • Então compra um telemóvel de verdade, Armindo!
      Deixa já esse lixo electrónico de origem chinesa, para adquirires algo de decente.

  2. esse pais nao endireita ou as autoridade entao a fazer o faz de conta. Portugal um pais sem regras e sem controlo é assim k se ve do exterior.

RESPONDER

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …