DGS desdramatiza nova variante. OMS apela à Europa que “reforce os controlos”

Para a Direção-Geral da Saúde (DGS), a nova variante do coronavírus detetada no sul do Reino Unido é uma “ocorrência esperada” e não é “motivo de preocupação por si só”. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) pede aos membros na Europa para “reforçarem os controlos”.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Direção-Geral da Saúde explica que “as vacinas demonstraram ser capazes de induzir a produção de anticorpos protetores nos seres humanos contra várias regiões da espícula do vírus, pelo que, com base na opinião dos peritos do Reino Unido, não existem dados que sugiram a perda de eficácia das vacinas nesta nova variante”.

A nova variante do SARS-CoV-2 apresenta “múltiplas mutações numa das proteínas do vírus (na proteína da espícula)” que “podem estar associadas ao aumento da transmissibilidade do novo coronavírus”.

“As mutações do vírus, que tornaram esta variante a dominante no Reino Unido, estão a ser acompanhadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças e pelas autoridades de saúde em Portugal”, lê-se na nota da DGS, que acrescenta ainda que, “de acordo com a evidência disponível, a nova variante não parece não ter impacto na mortalidade por covid-19″.

Apesar disso, a informação é ainda “insuficiente para que existam dados definitivos sobre a nova variante e o seu impacto na pandemia”.

A autoridade de saúde lembra ainda que, de uma forma geral, “os vírus mudam constantemente por meio de mutações, pelo que o surgimento de uma nova variante é uma ocorrência esperada, não sendo um motivo de preocupação por si só”.

“O impacto desta nova variante na sensibilidade e especificidade dos testes laboratoriais utilizados para o diagnóstico de covid-19 está ainda a ser analisado, mas a Orientação 015/2020 da DGS recomenda a utilização de pelo menos dois alvos distintos do genoma para o diagnóstico laboratorial por RT-PCR, por precaução, para acautelar este tipo de situações.”

Na sequência da nova variante, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apelou aos seus membros na Europa para “reforçarem os controlos“. À AFP, um porta-voz da OMS para a Europa recomendou ainda aos seus membros para que “aumentem as suas capacidades de sequenciação” do vírus, antes de saberem mais sobre os riscos colocados pela variante.

Além dos “sinais preliminares de que a variante pode ser mais contagiosa”, esta nova estirpe “também pode afetar a eficácia de certos métodos diagnósticos”. No entanto, não há para já “nenhuma evidência de mudança em termos da gravidade da doença”, embora esse ponto também esteja sendo investigado.

“Em toda a Europa, onde a transmissão é alta e generalizada, os países devem fortalecer os seus procedimentos de controlo e prevenção”, sublinhou esta agência da Nações Unidas.

Alemanha convoca reunião de crise

A presidência alemã da União Europeia convocou para esta segunda-feira um encontro com especialistas ao abrigo do Mecanismo Europeu Integrado de Reação à Crise. De acordo com o Diário de Notícias, o mecanismo funciona como um “botão de alarme“, que é acionado em situação excecionais para coordenação.

No Twitter, Sebastian Fischer, porta-voz da presidência alemã da UE, indicou que a Alemanha “convidou os Estados-membros para uma reunião urgente do Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise para amanhã [segunda-feira]” de manhã. A reunião tem início às 11.00h (hora portuguesa).

Na agenda está a “coordenação das respostas da UE à recém identificada variante da covid-19 no Reino Unido”.

https://twitter.com/SFischer_EU/status/1340709774091038721

Portugal juntou-se, esta segunda-feira, a mais de uma dezena de países da Europa e do mundo que estão a restringir a circulação com o Reino Unido. A restrição tem efeito a partir das 00h desta segunda-feira.

À chegada ao país, só são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal. Além disso, os passageiros que cumpram esses requisitos de entrada têm ainda de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Cov-2.

Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …