Portugal junta-se a países europeus e fecha as portas ao Reino Unido. Boris anuncia reunião de crise

Portugal juntou-se a mais de uma dezena de países da Europa e do mundo que estão a restringir a circulação com o Reino Unido. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, marcou uma reunião de crise para esta segunda-feira.

Em causa está uma nova estirpe do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.

Na noite de domingo, Portugal juntou-se a mais de uma dezena de países europeus e restringiu a circulação com o Reino Unido. A restrição tem efeito a partir das 0h desta segunda-feira.

À chegada a Portugal, apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal.

Os passageiros que cumpram esses requisitos de entrada têm ainda de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Cov-2.

Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo são encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto.

Em Portugal, não se confirma a circulação desta nova variante do vírus detetada no Reino Unido, segundo os dados obtidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que “já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga”.

Restrições de viagens levam a reunião de crise

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, convocou para segunda-feira uma reunião de crise sobre os fornecimentos do Reino Unido, depois de vários países terem decidido suspender as suas ligações devido à nova estirpe do coronavírus.

“O primeiro-ministro vai dirigir uma reunião do COBR (gabinete britânico para Situações de Crise) esta segunda-feira para discutir a situação relativa às viagens internacionais e, em particular, o fluxo regular de carga de e para o Reino Unido”, anunciou no domingo à noite um porta-voz de Downing Street.

A descoberta de uma nova variante “fora de controlo” do coronavírus SARS-CoV-2 no Reino Unido levou vários países europeus a suspender as suas ligações com o país no domingo.

França suspendeu a partir da meia-noite desta segunda-feira e durante pelo menos 48 horas todas as viagens de passageiros, “incluindo o transporte de mercadorias, por estrada, ar, mar ou comboio, a partir do Reino Unido”.

“Só será permitida carga não acompanhada”, especificou o Governo francês.

Imediatamente, o porto inglês de Dover, que serve a França em particular, anunciou que iria fechar para o tráfego de saída “até nova ordem”. De acordo com a Associação Britânica de Transportes Rodoviários, cerca de 10 mil camiões passam por ali todos os dias.

Itália suspendeu os voos com o Reino Unido. “Como Governo, temos o dever de proteger os italianos e por isso, depois de notificarmos o Governo inglês, estamos prestes a assinar uma medida com o ministro da Saúde para suspender os voos com a Grã-Bretanha”, explicou o chefe da diplomacia italiana, Luigi Di Maio.

Entretanto, de acordo com o jornal italiano La Repubblica, um cidadão que regressou a Roma, vindo do Reino Unido, está infetado com a nova estirpe do Sars-Cov2 identificada pelos britânicos.

Também a Bélgica e a Alemanha suspenderam as ligações aéreas e marítimas provenientes do Reino Unido. A Áustria, Bulgária e Países Baixos seguiram os mesmos passos.

Espanha não fechou as portas aos britânicos, mas vai reforçar os testes à covid-19 nos aeroportos e portos do país para viajantes oriundos do Reino Unido.

Argentina, Colômbia, Chile e Peru também decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu.

Maria Campos Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em nada o Brexit tem que ver (aparentemente) com esta notícia; frisa-se a presença da nova estirpe, se bem que a mesma já foi identificada pelo menos num caso em Itália.

    E temos uma nova estirpe quase às “portas.”

RESPONDER

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …