Portugal junta-se a países europeus e fecha as portas ao Reino Unido. Boris anuncia reunião de crise

Portugal juntou-se a mais de uma dezena de países da Europa e do mundo que estão a restringir a circulação com o Reino Unido. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, marcou uma reunião de crise para esta segunda-feira.

Em causa está uma nova estirpe do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.

Na noite de domingo, Portugal juntou-se a mais de uma dezena de países europeus e restringiu a circulação com o Reino Unido. A restrição tem efeito a partir das 0h desta segunda-feira.



À chegada a Portugal, apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal.

Os passageiros que cumpram esses requisitos de entrada têm ainda de apresentar um teste laboratorial de rastreio negativo ao SARS-Cov-2.

Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo são encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto.

Em Portugal, não se confirma a circulação desta nova variante do vírus detetada no Reino Unido, segundo os dados obtidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que “já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga”.

Restrições de viagens levam a reunião de crise

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, convocou para segunda-feira uma reunião de crise sobre os fornecimentos do Reino Unido, depois de vários países terem decidido suspender as suas ligações devido à nova estirpe do coronavírus.

“O primeiro-ministro vai dirigir uma reunião do COBR (gabinete britânico para Situações de Crise) esta segunda-feira para discutir a situação relativa às viagens internacionais e, em particular, o fluxo regular de carga de e para o Reino Unido”, anunciou no domingo à noite um porta-voz de Downing Street.

A descoberta de uma nova variante “fora de controlo” do coronavírus SARS-CoV-2 no Reino Unido levou vários países europeus a suspender as suas ligações com o país no domingo.

França suspendeu a partir da meia-noite desta segunda-feira e durante pelo menos 48 horas todas as viagens de passageiros, “incluindo o transporte de mercadorias, por estrada, ar, mar ou comboio, a partir do Reino Unido”.

“Só será permitida carga não acompanhada”, especificou o Governo francês.

Imediatamente, o porto inglês de Dover, que serve a França em particular, anunciou que iria fechar para o tráfego de saída “até nova ordem”. De acordo com a Associação Britânica de Transportes Rodoviários, cerca de 10 mil camiões passam por ali todos os dias.

Itália suspendeu os voos com o Reino Unido. “Como Governo, temos o dever de proteger os italianos e por isso, depois de notificarmos o Governo inglês, estamos prestes a assinar uma medida com o ministro da Saúde para suspender os voos com a Grã-Bretanha”, explicou o chefe da diplomacia italiana, Luigi Di Maio.

Entretanto, de acordo com o jornal italiano La Repubblica, um cidadão que regressou a Roma, vindo do Reino Unido, está infetado com a nova estirpe do Sars-Cov2 identificada pelos britânicos.

Também a Bélgica e a Alemanha suspenderam as ligações aéreas e marítimas provenientes do Reino Unido. A Áustria, Bulgária e Países Baixos seguiram os mesmos passos.

Espanha não fechou as portas aos britânicos, mas vai reforçar os testes à covid-19 nos aeroportos e portos do país para viajantes oriundos do Reino Unido.

Argentina, Colômbia, Chile e Peru também decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu.

  Maria Campos, ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em nada o Brexit tem que ver (aparentemente) com esta notícia; frisa-se a presença da nova estirpe, se bem que a mesma já foi identificada pelo menos num caso em Itália.

    E temos uma nova estirpe quase às “portas.”

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …