DGS confirma 70 casos positivos de covid-19 na Sonae da Azambuja

Tiago Petinga / Lusa

Setenta trabalhadores da empresa logística da Sonae localizada no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, testaram positivo à covid-19, disse esta quinta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Os dois setores da Sonae que apresentaram casos positivos fizeram até à data 339 testes que permitiram identificar 70 pessoas positivas, sendo que estas 70 pessoas estão todas bem”, afirmou a diretora-geral da Saúde na conferência de imprensa diária.

Na quarta-feira, o presidente da autarquia, Luís de Sousa (PS), afirmou à agência Lusa que tinham, até então, testado positivo à covid-19 40 trabalhadores do entreposto da Azambuja da Sonae Mc, onde trabalham 800 pessoas.

Graça Freitas sublinhou que estes 70 funcionários são “trabalhadores jovens”, muitos dos quais vivem em conjunto em alojamentos por estarem deslocados, e “estão clinicamente bem, não estão internados”. A responsável disse ainda que as autoridades de saúde têm acompanhado de perto esta situação, para isolarem os contactos dos casos positivos.

Têm também sido feitos inquéritos epidemiológicos a famílias da zona e também outras empresas da área da Azambuja têm feito testes aos seus trabalhadores, que “até à data deram negativos”. “Creio que, entre as autoridades de saúde, as autoridades locais e a empresa [Sonae], estão a ser tomadas todas as medidas para confinar este surto e para não haver disseminação comunitária”, considerou.

Graça Freitas sublinhou ainda na mesma conferência de imprensa que a Sonae “tomou a decisão de disponibilizar mais meios de transporte aos seus trabalhadores, por forma a separá-los dentro do transporte para o local de emprego” onde, “nos setores em que eles trabalham, não há, pela natureza da tarefa, contacto entre as pessoas”.

A Sonae é a segunda empresa da Plataforma Logística de Azambuja onde foi detetado um número significativo de casos da covid-19.

Mais de 3.000 funcionários de saúde infetados

Durante a mesma conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde revelou que há 3.317 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela doença covid-19, entre os quais 480 médicos e 1.088 enfermeiros.

Somam-se 935 assistentes operacionais, 159 assistentes técnicos e 105 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica infetados, revelou António Lacerda Sales, na conferência de imprensa diária de atualização de dados sobre a pandemia em Portugal.

António Lacerda Sales também revelou que os dados acumulados apontam para 1.071 profissionais de saúde recuperados. “Dou nota deste sinal de esperança de que o número de profissionais (recuperados) ultrapassou os 1.000 e são 1.071”, frisou.

Portugal contabiliza 1.277 mortos associados à covid-19 em 29.912 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1,1%) e mais 252 casos de infeção (+0,8%). Das pessoas infetadas, 608 estão hospitalizadas, das quais 92 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados mantém-se nos 6.452.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto, foi encontrado no Malawi

Cientistas redescobriram, no Malawi, um dos camaleões mais raros do mundo, que se pensava extinto desde os anos 90 devido à intensa desflorestação do seu habitat. De acordo com o site Live Science, investigadores descobriram uma …

Crianças com cancro, diabetes ou obesidade entre as prioritárias para a vacinação

As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da …

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks. O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society …

Hubble encontra a primeira evidência de vapor de água numa lua de Júpiter

Os astrónomos usaram conjuntos de dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para revelar as primeiras evidências de vapor de água na atmosfera de Ganimedes, uma lua de Júpiter. A lua de Júpiter, Ganimedes, …

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …