“Devemos a Trump uma hipótese de liderar”, diz Hillary Clinton

A candidata democrata, derrotada esta terça-feira na corrida à Casa Branca pelo republicano Donald Trump, falou para uma grande plateia de apoiantes e jornalistas num hotel em Nova Iorque. “Temos de aceitar este resultado e olhar para o futuro”, afirmou.

Depois de várias horas em silêncio, Hillary Clinton finalmente apareceu para fazer o seu discurso de derrota, um dia depois dos resultados que ditaram a eleição do republicano Donald Trump à Casa Branca.

Num hotel em Manhattan, Nova Iorque, a candidata democrata apareceu sorridente e começou o discurso, perante uma enorme multidão de apoiantes e de jornalistas, com um agradecimento a todos.

“Na noite passada, dei os parabéns a Trump e ofereci-me para trabalhar com ele. Lamento que não tenhamos ganho esta eleição, não era o resultado que esperávamos”, afirmou.

“Sei como vocês estão dececionados, porque eu também estou. Isto é doloroso e será por muito tempo. A nossa campanha nunca foi sobre uma pessoa ou sobre uma eleição. Foi uma campanha para construir uma América inclusiva”.

“O nosso país é mais dividido do que pensávamos. Mas temos de olhar para o futuro. Devemos a Trump uma mente aberta e uma hipótese de liderar“, continuou.

A democrata também aproveitou o discurso para agradecer a Barack e Michelle Obama, duas pessoas a quem os EUA devem muito na sua opinião.

Como não podia deixar de ser, a ex-secretária de Estado deixou ainda uma mensagem especial às mulheres e aos jovens.

“A todas as mulheres que depositaram fé nesta campanha, nada me fez mais orgulhosa do que lutar por vocês”, declarou.

“Tive sucessos e falhanços, alguns dolorosos. Muitos de vocês estão no início, também terão sucessos e falhanços, mas por favor nunca deixem de acreditar e lutar pelo que está certo porque vale a pena”.

“Deus vos abençoe e Deus abençoe os Estados Unidos da América”, terminou por dizer Hillary, visivelmente emocionada.

Obama quer uma transição bem sucedida

Logo de seguida, o ainda presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou, no exterior da Casa Branca, sobre o resultado das eleições.

“Tive oportunidade de ligar ao presidente Trump. Não há segredo que o presidente eleito e eu temos diferenças significativas, mas há oito anos também eu tinha diferenças significativas com o presidente George W. Bush”, afirmou.

“Por isso instruí a minha equipa a seguir o exemplo que a equipa do presidente Bush teve há oito anos, para assegurar uma transição bem-sucedida. Uma transição pacífica de poder é essencial para a nossa democracia”.

Obama diz ainda que falou logo, durante a noite de ontem, com Hillary Clinton, e que “não podia estar mais orgulhoso dela”.

“No dia seguinte temos de ter consciência de que estamos todos na mesma equipa. Não somos democratas primeiro, ou republicanos primeiro, somos americanos primeiro“.

Obama falou ainda para todos aqueles que estão descontentes com a eleição de Trump, explicando que esta é “a natureza das campanhas e a natureza da democracia” e tentou aliviar a carga negativa, arrancando uns risos à plateia.

“Eu já perdi eleições por exemplo”, dizia o presidente a sorrir, olhando ao mesmo tempo para o seu vice-presidente: “O Joe [Biden] não”.

Sobre Donald Trump, Obama diz que “estamos todos a torcer pelo seu sucesso” e, no final, apelou para o facto de “estarmos todos na mesma equipa”

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …