/

“Devemos a Trump uma hipótese de liderar”, diz Hillary Clinton

3

A candidata democrata, derrotada esta terça-feira na corrida à Casa Branca pelo republicano Donald Trump, falou para uma grande plateia de apoiantes e jornalistas num hotel em Nova Iorque. “Temos de aceitar este resultado e olhar para o futuro”, afirmou.

Depois de várias horas em silêncio, Hillary Clinton finalmente apareceu para fazer o seu discurso de derrota, um dia depois dos resultados que ditaram a eleição do republicano Donald Trump à Casa Branca.

Num hotel em Manhattan, Nova Iorque, a candidata democrata apareceu sorridente e começou o discurso, perante uma enorme multidão de apoiantes e de jornalistas, com um agradecimento a todos.

“Na noite passada, dei os parabéns a Trump e ofereci-me para trabalhar com ele. Lamento que não tenhamos ganho esta eleição, não era o resultado que esperávamos”, afirmou.

“Sei como vocês estão dececionados, porque eu também estou. Isto é doloroso e será por muito tempo. A nossa campanha nunca foi sobre uma pessoa ou sobre uma eleição. Foi uma campanha para construir uma América inclusiva”.

“O nosso país é mais dividido do que pensávamos. Mas temos de olhar para o futuro. Devemos a Trump uma mente aberta e uma hipótese de liderar“, continuou.

A democrata também aproveitou o discurso para agradecer a Barack e Michelle Obama, duas pessoas a quem os EUA devem muito na sua opinião.

Como não podia deixar de ser, a ex-secretária de Estado deixou ainda uma mensagem especial às mulheres e aos jovens.

“A todas as mulheres que depositaram fé nesta campanha, nada me fez mais orgulhosa do que lutar por vocês”, declarou.

“Tive sucessos e falhanços, alguns dolorosos. Muitos de vocês estão no início, também terão sucessos e falhanços, mas por favor nunca deixem de acreditar e lutar pelo que está certo porque vale a pena”.

“Deus vos abençoe e Deus abençoe os Estados Unidos da América”, terminou por dizer Hillary, visivelmente emocionada.

Obama quer uma transição bem sucedida

Logo de seguida, o ainda presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou, no exterior da Casa Branca, sobre o resultado das eleições.

“Tive oportunidade de ligar ao presidente Trump. Não há segredo que o presidente eleito e eu temos diferenças significativas, mas há oito anos também eu tinha diferenças significativas com o presidente George W. Bush”, afirmou.

“Por isso instruí a minha equipa a seguir o exemplo que a equipa do presidente Bush teve há oito anos, para assegurar uma transição bem-sucedida. Uma transição pacífica de poder é essencial para a nossa democracia”.

Obama diz ainda que falou logo, durante a noite de ontem, com Hillary Clinton, e que “não podia estar mais orgulhoso dela”.

“No dia seguinte temos de ter consciência de que estamos todos na mesma equipa. Não somos democratas primeiro, ou republicanos primeiro, somos americanos primeiro“.

Obama falou ainda para todos aqueles que estão descontentes com a eleição de Trump, explicando que esta é “a natureza das campanhas e a natureza da democracia” e tentou aliviar a carga negativa, arrancando uns risos à plateia.

“Eu já perdi eleições por exemplo”, dizia o presidente a sorrir, olhando ao mesmo tempo para o seu vice-presidente: “O Joe [Biden] não”.

Sobre Donald Trump, Obama diz que “estamos todos a torcer pelo seu sucesso” e, no final, apelou para o facto de “estarmos todos na mesma equipa”

ZAP

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.