Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante uma cimeira na cidade de Davao.

Referindo-se ao conceito católico do pecado original de Adão e Eva, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, questiona: “Adão comeu o fruto proibido, e a partir daí nasceu a maldade. Que estúpido filho da mãe é esse Deus?”.

“Agora todos nós nascemos com o pecado original. Nascer é um ato cometido pela nossa mãe e pai”, continuou. Ainda nem nascemos, mas já temos o pecado original. Que tipo de religião é esta? Não posso aceitá-la“, afirmou o presidente filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua fé numa mente universal. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas realmente acredito, tenho esta fé em algo permanente — mas não confio na religião“, assegurou.

O presidente filipino, que em tempos chamou filho de uma prostituta a Barack Obama, mantém um equilíbrio instável entre a sua fé e a notória necessidade de proferir impropérios. Em2016, Duterte  prometeu deixar de usar palavrões  e fazer declarações inconvenientes nos seus discursos depois ter recebido instruções de Deus.

Há cerca de dois anos, durante a sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao troçar do Papa Francisco, cuja visita oficial, na sua opinião, tinha contribuído para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes este mês, durante uma reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Procurem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus surgem após os recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Este Duterte é um coitado, não deve durar muito tempo. O seu orgulho declara a sua ruína nos próximos episódios. Insultar Deus de uma maneira tão ignorante? Deus tenha misericórdia deste homem.

    • Porque não? Deus deu-nos a livre vontade, até para quem quer ignorar a Ele, a Sua misericórdia e o convite para a salvação. O inferno é verdadeiro e pode ser de livre escolha para quem quiser.

  2. Se quisermos ter mais de 80% de pessoas de acordo no mundo sobre alguma coisa é fácil: (1) escolhe-se uma religião qualquer ao calhas; (2) pergunta-se se essa é a “religião verdadeira”. O resultado é um “NÃO” quase unânime! Duterte, subiste uns pontinhos na minha consideração!

  3. Todo o homem é Deus e não sabe que o é! Se filho de cão é cão e o homem é filho de Deus então eu sou um Deus.
    Deus está dentro de cada um de nós! A diferença está na capacidade de comunicação com essa divindade que existe dentro de nós a que chamamos Deus, só que a maioria das pessoas procura Deus fora de si e através das religiões. No que toca a religiões estou de acordo com Duterte, só que ele devia exprimir o seu ponto de vista sem ofender a fé das pessoas.

    • É verdade! como é possível certos loucos governarem países!? Referente a deus tem razão – a religião/seitas vivem da ignorância/obscurantismo…

  4. Este Duterte, se fosse no tempo da Santa Inquisição este gajo estava condenado a fogueira.
    Galileu, só porque afirmou que a terra rodava a volta do Sol, foi preso sem direito a nada, e obrigado a desmentir a sua descoberta.
    Será que o Deus, nessa altura ainda não tinha nascido.
    Atualmente os Refugiados, os que a sorte de chegar vivos a Europa, aonde está o Deus e o Vaticano a recebê-los

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …