Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante uma cimeira na cidade de Davao.

Referindo-se ao conceito católico do pecado original de Adão e Eva, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, questiona: “Adão comeu o fruto proibido, e a partir daí nasceu a maldade. Que estúpido filho da mãe é esse Deus?”.

“Agora todos nós nascemos com o pecado original. Nascer é um ato cometido pela nossa mãe e pai”, continuou. Ainda nem nascemos, mas já temos o pecado original. Que tipo de religião é esta? Não posso aceitá-la“, afirmou o presidente filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua fé numa mente universal. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas realmente acredito, tenho esta fé em algo permanente — mas não confio na religião“, assegurou.

O presidente filipino, que em tempos chamou filho de uma prostituta a Barack Obama, mantém um equilíbrio instável entre a sua fé e a notória necessidade de proferir impropérios. Em2016, Duterte  prometeu deixar de usar palavrões  e fazer declarações inconvenientes nos seus discursos depois ter recebido instruções de Deus.

Há cerca de dois anos, durante a sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao troçar do Papa Francisco, cuja visita oficial, na sua opinião, tinha contribuído para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes este mês, durante uma reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Procurem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus surgem após os recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Este Duterte é um coitado, não deve durar muito tempo. O seu orgulho declara a sua ruína nos próximos episódios. Insultar Deus de uma maneira tão ignorante? Deus tenha misericórdia deste homem.

    • Porque não? Deus deu-nos a livre vontade, até para quem quer ignorar a Ele, a Sua misericórdia e o convite para a salvação. O inferno é verdadeiro e pode ser de livre escolha para quem quiser.

  2. Se quisermos ter mais de 80% de pessoas de acordo no mundo sobre alguma coisa é fácil: (1) escolhe-se uma religião qualquer ao calhas; (2) pergunta-se se essa é a “religião verdadeira”. O resultado é um “NÃO” quase unânime! Duterte, subiste uns pontinhos na minha consideração!

  3. Todo o homem é Deus e não sabe que o é! Se filho de cão é cão e o homem é filho de Deus então eu sou um Deus.
    Deus está dentro de cada um de nós! A diferença está na capacidade de comunicação com essa divindade que existe dentro de nós a que chamamos Deus, só que a maioria das pessoas procura Deus fora de si e através das religiões. No que toca a religiões estou de acordo com Duterte, só que ele devia exprimir o seu ponto de vista sem ofender a fé das pessoas.

    • É verdade! como é possível certos loucos governarem países!? Referente a deus tem razão – a religião/seitas vivem da ignorância/obscurantismo…

  4. Este Duterte, se fosse no tempo da Santa Inquisição este gajo estava condenado a fogueira.
    Galileu, só porque afirmou que a terra rodava a volta do Sol, foi preso sem direito a nada, e obrigado a desmentir a sua descoberta.
    Será que o Deus, nessa altura ainda não tinha nascido.
    Atualmente os Refugiados, os que a sorte de chegar vivos a Europa, aonde está o Deus e o Vaticano a recebê-los

RESPONDER

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …