Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

King Rodriguez, PPD / Wikimedia

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um “estúpido filho da mãe” durante uma cimeira na cidade de Davao.

Referindo-se ao conceito católico do pecado original de Adão e Eva, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, questiona: “Adão comeu o fruto proibido, e a partir daí nasceu a maldade. Que estúpido filho da mãe é esse Deus?”.

“Agora todos nós nascemos com o pecado original. Nascer é um ato cometido pela nossa mãe e pai”, continuou. Ainda nem nascemos, mas já temos o pecado original. Que tipo de religião é esta? Não posso aceitá-la“, afirmou o presidente filipino, citado pelo portal Philippine Llifestyle.

Duterte confessou, porém, a sua fé numa mente universal. “Acredito que há uma mente universal. Não posso a retratar como um ser humano. Mas realmente acredito, tenho esta fé em algo permanente — mas não confio na religião“, assegurou.

O presidente filipino, que em tempos chamou filho de uma prostituta a Barack Obama, mantém um equilíbrio instável entre a sua fé e a notória necessidade de proferir impropérios. Em2016, Duterte  prometeu deixar de usar palavrões  e fazer declarações inconvenientes nos seus discursos depois ter recebido instruções de Deus.

Há cerca de dois anos, durante a sua primeira campanha eleitoral, Duterte enfureceu a população católica do país ao troçar do Papa Francisco, cuja visita oficial, na sua opinião, tinha contribuído para o aumento do tráfego rodoviário na capital, Manila.

Duterte fez declarações semelhantes este mês, durante uma reunião com uma comunidade filipina na Coreia do Sul. “Se este é o Deus dos católicos, é uma mentira. Procurem um Deus certo”, manifestou.

Os comentários provocantes de Duterte em relação a Deus surgem após os recentes assassínios de três clérigos nas Filipinas, o único país asiático com maioria de população cristã: mais de 86%, ou seja, 76 milhões de pessoas.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Este Duterte é um coitado, não deve durar muito tempo. O seu orgulho declara a sua ruína nos próximos episódios. Insultar Deus de uma maneira tão ignorante? Deus tenha misericórdia deste homem.

    • Porque não? Deus deu-nos a livre vontade, até para quem quer ignorar a Ele, a Sua misericórdia e o convite para a salvação. O inferno é verdadeiro e pode ser de livre escolha para quem quiser.

  2. Se quisermos ter mais de 80% de pessoas de acordo no mundo sobre alguma coisa é fácil: (1) escolhe-se uma religião qualquer ao calhas; (2) pergunta-se se essa é a “religião verdadeira”. O resultado é um “NÃO” quase unânime! Duterte, subiste uns pontinhos na minha consideração!

  3. Todo o homem é Deus e não sabe que o é! Se filho de cão é cão e o homem é filho de Deus então eu sou um Deus.
    Deus está dentro de cada um de nós! A diferença está na capacidade de comunicação com essa divindade que existe dentro de nós a que chamamos Deus, só que a maioria das pessoas procura Deus fora de si e através das religiões. No que toca a religiões estou de acordo com Duterte, só que ele devia exprimir o seu ponto de vista sem ofender a fé das pessoas.

    • É verdade! como é possível certos loucos governarem países!? Referente a deus tem razão – a religião/seitas vivem da ignorância/obscurantismo…

  4. Este Duterte, se fosse no tempo da Santa Inquisição este gajo estava condenado a fogueira.
    Galileu, só porque afirmou que a terra rodava a volta do Sol, foi preso sem direito a nada, e obrigado a desmentir a sua descoberta.
    Será que o Deus, nessa altura ainda não tinha nascido.
    Atualmente os Refugiados, os que a sorte de chegar vivos a Europa, aonde está o Deus e o Vaticano a recebê-los

RESPONDER

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …

Time elege Khashoggi e outros jornalistas "guardiões da verdade" como personalidades do ano

O jornalista saudita Jamal Khashoggi, assassinado a 2 de outubro deste ano no consulado da Arábia Saudita em Istambul, é uma das personalidades do ano eleitas pela revista norte-americana Time. O colunista do Washington Post, voz …

Função Pública: Nova modalidade pré-reforma propõe 25% a 100% do salário-base

O Governo quer avançar com uma nova modalidade de pré-reforma na Função Pública, permitindo assim que os funcionários com 55 anos ou mais possam deixar de trabalhar, mantendo parte do salário. O Governo quer avançar com …

Trump ameaça paralisar Governo caso não consiga fundos para o muro. Norte-americanos preferem que desista

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou nesta terça-feira paralisar o próprio Governo caso não consiga fundos suficiente para a construção do muro na fronteira com o México, iniciativa contestada pelos democratas.  “Se não conseguir o que …

"Coletes Amarelos" chegam a Portugal a 21 de dezembro e querem parar o país

O evento, marcado para o dia 21 de dezembro e inspirado nos "Coletes Amarelos" franceses, ganha cada vez mais dimensão nas redes sociais: mais de 13 mil pessoas confirmaram presença. Depois de França, é a vez …

Ministério Público abre inquérito às incongruências no currículo de candidata à JS

O Ministério Público de Lisboa abriu um inquérito ao casos dos erros e incongruências no currículo de Maria Begonha, candidata à liderança da Juventude Socialista. O Ministério Público abriu um inquérito ao caso dos erros e …

"Agora, só falo de anos aos 100". Ninguém sabe como Marcelo vai celebrar os 70

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje 70 anos de vida e, como não é nada habitual, não tem agenda oficial, deixando de lado os compromissos como Presidente da República, e até recusou dar entrevistas, afastando-se …

Atentado em Estrasburgo faz três mortos. Atirador ainda em fuga

A França está em estado de "Alerta Atentado", depois do tiroteio em Estrasburgo. O atirador que matou 3 pessoas estava sinalizado por radicalização e continua em fuga. O movimento "Coletes Amarelos" lança no ar uma …