Duterte promete não dizer mais palavrões após receber mensagem de Deus

Ryan Lim / Wikimedia

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, prometeu deixar de usar palavrões e fazer declarações inconvenientes nos seus discursos depois ter recebido instruções de Deus, noticiou hoje a imprensa local.

“Estava a olhar para o céu, e uma voz disse ‘se não paras de praguejar, faço cair este avião‘”, contou Duterte, durante um encontro com a imprensa na quinta-feira à noite, ao regressar de uma viagem oficial de três dias ao Japão.

“Perguntei ‘quem fala’, e claro que era Deus. Assim, prometi a Deus que não voltaria a usar palavrões”, acrescentou, citado pela emissora ABS-CBN.

“Uma promessa a Deus é uma promessa ao povo filipino“, garantiu.

Duterte, eleito a 30 de junho depois de uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, é conhecido pelo uso constante de palavrões e insultos nos discursos e conferências de imprensa.

Um dos insultos mais usados é “putang ina” em filipino, traduzido como “filho de uma prostituta“, expressão que já utilizou para se referir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao embaixador norte-americanos em Manila, Philip Goldberg, e ao papa Francisco.

Segundo a imprensa internacional, a expressão exata usada por Duterte foi “son of a whore”.

Em várias ocasiões, o presidente das Filipinas mandou para “o inferno” Washington por criticar a guerra contra as drogas no arquipélago, que já causou mais de 4.700 mortos em quatro meses.

Duterte afirmou que a primeira potência mundial é “hipócrita, intolerante e discriminatória”.

Recentemente, criticou a UE, que mandou para “o purgatório”, e considerou a ONU “inútil”, ainda antes de ter recusado reunir-se com o secretário-geral, Ban Ki-moon, no Laos, no mês passado, durante uma cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Apesar das críticas da comunidade internacional às atitudes do presidente filipino, Rodrigo Duterte tem o apoio da grande maioria dos filipinos, de acordo com as sondagens de opinião.

Nos últimos inquéritos, 76% dos entrevistados aprovaram a gestão de Duterte, 11% disseram estar insatisfeitos, e 13% mostraram-se indecisos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …