Duterte promete não dizer mais palavrões após receber mensagem de Deus

Ryan Lim / Wikimedia

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, prometeu deixar de usar palavrões e fazer declarações inconvenientes nos seus discursos depois ter recebido instruções de Deus, noticiou hoje a imprensa local.

“Estava a olhar para o céu, e uma voz disse ‘se não paras de praguejar, faço cair este avião‘”, contou Duterte, durante um encontro com a imprensa na quinta-feira à noite, ao regressar de uma viagem oficial de três dias ao Japão.

“Perguntei ‘quem fala’, e claro que era Deus. Assim, prometi a Deus que não voltaria a usar palavrões”, acrescentou, citado pela emissora ABS-CBN.

“Uma promessa a Deus é uma promessa ao povo filipino“, garantiu.

Duterte, eleito a 30 de junho depois de uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, é conhecido pelo uso constante de palavrões e insultos nos discursos e conferências de imprensa.

Um dos insultos mais usados é “putang ina” em filipino, traduzido como “filho de uma prostituta“, expressão que já utilizou para se referir ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao embaixador norte-americanos em Manila, Philip Goldberg, e ao papa Francisco.

Segundo a imprensa internacional, a expressão exata usada por Duterte foi “son of a whore”.

Em várias ocasiões, o presidente das Filipinas mandou para “o inferno” Washington por criticar a guerra contra as drogas no arquipélago, que já causou mais de 4.700 mortos em quatro meses.

Duterte afirmou que a primeira potência mundial é “hipócrita, intolerante e discriminatória”.

Recentemente, criticou a UE, que mandou para “o purgatório”, e considerou a ONU “inútil”, ainda antes de ter recusado reunir-se com o secretário-geral, Ban Ki-moon, no Laos, no mês passado, durante uma cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Apesar das críticas da comunidade internacional às atitudes do presidente filipino, Rodrigo Duterte tem o apoio da grande maioria dos filipinos, de acordo com as sondagens de opinião.

Nos últimos inquéritos, 76% dos entrevistados aprovaram a gestão de Duterte, 11% disseram estar insatisfeitos, e 13% mostraram-se indecisos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França colhe o que plantou. Poeira do Sahara leva radiação dos testes nucleares de 1960 para o país

A ACRO, uma organização-não governamental francesa, detetou uma nuvem de poeira radioativa, com origem em França, que está a voltar para o país. A poeira do deserto do Sahara alcançou França e trouxe com ela níveis …

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …