/

Detido grupo que planeava atentado nos Jogos Olímpicos

Agência Brasil

Polícia de Choque no Rio de Janeiro

A Polícia Federal brasileira deteve esta quinta-feira dez pessoas suspeitas de estarem a preparar ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos.

Dez brasileiros foram hoje detidos pela Polícia Federal por suspeitas de estarem a planear ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos.

Esta é a primeira operação ocorrida no país no âmbito da prevenção anti-terrorismo e acontece a cerca de 15 dias do começo da competição, que se realiza no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 5 de agosto.

“Passaram de simples comentários sobre o Estado Islâmico e terrorismo para uma série de atos preparatórios”, afirmou o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em declarações à imprensa.

Segundo o governante, citado pelo Globo, as detenções aconteceram em São Paulo e no Paraná e entre os detidos encontra-se um menor de idade.

O grupo comunicava através de aplicações para troca de mensagens, tal como o Telegram ou o Whatsapp, e já estaria a equacionar a compra de armamento.

Recorde-se que, no início da semana, a especialista da SITE Intelligence Group, Rita Katz, anunciou que um grupo extremista brasileiro tinha declarado lealdade ao Daesh e criou um canal no Telegram.

O grupo, que segundo a norte-americana era o primeiro na América do Sul, tinha a designação de “Nashir Português”, numa referência à agência de notícias onde os extremistas publicam os seus manifestos, a Nashir News Agency.

Entretanto, vários extremistas islâmicos publicaram no mesmo serviço de mensagens instantâneas recomendações de 17 técnicas para atos terroristas durante o Rio 2016.

De acordo com a especialista, as técnicas passavam por atentados a “aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamento, envenenamento, sequestro de reféns e falsas ameaças”.

Além disso, os terroristas também sugeriram um cronograma de ações e afirmaram que “qualquer lobo solitário pode agora ir para o Brasil” para causar estragos.

ZAP / Lusa / Abr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.