António Cotrim / EPA

Mário Machado preso no 25 de Abril.
O neonazi Mário Machado e o ex-juiz Fonseca e Castro, líder do partido de extrema-direita Ergue-te, já foram libertados após terem sido detidos no 25 de Abril. Machado dará entrada na cadeia para cumprir pena de prisão daqui a dias.
Desacatos no Rossio, em Lisboa, levaram à detenção dos dois homens ligados à extrema-direita portuguesa depois de a PSP ter proibido a realização de um churrasco com “porco no espeto” na zona do Martim Moniz, área onde vivem muitos imigrantes muçulmanos.
A iniciativa do Ergue-te, ex-PNR, e do Grupo 1143, liderado por Mário Machado, a que se juntou ainda o movimento extremista Habeas Corpus, foi vista como uma provocação à comunidade muçulmana que vê o porco como um animal impuro, e cujo consumo está proibido pelo Alcorão.
O evento não foi autorizado pela PSP, depois da marcação de contra-manifestações para a mesma zona. Mas a extrema-direita resolveu não acatou a decisão da PSP e recusou cancelar o evento.
Os apoiantes do Ergue-te, do Habeas Corpus e do Grupo 1143 acabaram por marcar presença no local, e envolveram-se em desacatos com a polícia, arremessando garrafas e outros objectos contra os agentes.
Houve ainda confrontos com alguns elementos das contra-manifestações antifascistas que participavam no desfile de celebração do 25 de Abril.
Três pessoas acabaram por ser detidas, entre as quais Mário Machado e Fonseca e Castro, e quatro foram identificadas.
A polícia admite que pode vir a deter mais pessoas, notando que está a “analisar as imagens recolhidas” pela comunicação social.
Porque foram libertados Mário Machado e Fonseca e Castro?
Mário Machado e Fonseca e Castro vão ser ouvidos por um juiz na próxima segunda-feira.
A PSP justificou a libertação dos dois homens pelo facto de a moldura penal para os crimes de que são suspeitos ser inferior a 5 anos de prisão.
Note-se que Mário Machado foi condenado em Maio de 2024, a dois anos e dez meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio através das redes sociais, após ter apelado à prostituição forçada de mulheres de esquerda.
Mário Machado é um velho conhecido da justiça portuguesa e já cumpriu vários de prisão, nomeadamente por crimes de ódio. Ele é a principal figura do movimento neonazi português.
Que crimes estão em causa?
Mário Machado e Rui Fonseca e Castro são suspeitos dos crimes de desobediência, resistência, coacção e ameaça a órgãos de comunicação social.
O comandante da 1ª Divisão Policial do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, Iúri Rodrigues, explica que deu ele mesmo “a voz de detenção” para Rui Fonseca e Castro depois de o ex-juiz ter sido notificado, verbalmente, de que “teria de fazer cessar o evento, porque caso não o fizesse, incorreria num crime de desobediência”.
“Infelizmente, apesar de ter sido reiterada, várias vezes, esta ordem, não cumpriu“, acrescenta o comandante, notando que enquanto o ex-juiz era retirado do local, pessoas que o acompanhavam insurgiram-se, o que motivou a intervenção da PSP.
Fez-se Abril!
🌹Rui Fonseca e Castro detido.
🌹Mário Machado encostado à parede e detido. pic.twitter.com/8JIbWqs4qo— WalterDomingos (@WalterDomings) April 25, 2025
Mário Machado ameaçou jornalista
A detenção de Mário Machado ocorreu quando havia no local, no Largo de São Domingos, “uma concentração bastante significativa” de um grupo que se opunha ao evento do Ergue-te, o que motivou “algumas desordens” e “agressões”, segundo o comandante.
“Tentámos actuar prontamente e efetivámos a detenção também de outro indivíduo que esteve envolvido na desordem e também ameaçou e tentou coagir uma jornalista”, nota ainda Iúri Rodrigues.
Jornalismo CMTV
“O Mário Machado tentou tirar-me o microfone e ditar o que eu podia dizer…” Lol
É só regar
“Agora que já não está cá a malta de direita é tudo gente boa e isto sim é liberdade”🤡 pic.twitter.com/yZ6FYfIaHY— JoniGomez (@JoniGomez77144) April 25, 2025
Fonseca e Costa diz que é “detido político”
Após terem sido libertados, o ex-juiz foi o único que quis falar à comunicação social, para dizer que é um “detido político” e atribuindo a culpa pelos desacatos à polícia.
Não é a primeira vez que Fonseca e Castro tem problemas com a polícia. Em Setembro de 2021, o ex-magistrado insultou agentes da PSP durante uma manifestação de apoiantes seus em frente ao Conselho Superior da Magistratura (CSM), após ter sido expulso da ordem.
Fonseca e Castro ficou conhecido como o juizz negacionista por ter liderado o principal movimento contra as vacinas durante a pandemia de covid-19.
Mais recentemente, esteve envolvido num conflito a propósito do filho, sendo acusado pela ex-esposa de rapto internacional da criança.
ZAP // Lusa
As ordens não são da PSP, as ordens vieram do governo AD= PSD/CDS . A PSP não dá decisões contra, quem pode dar é a classe politica e os tribunais.