Detalhes de “A Última Ceia” de Da Vinci revelados graças a uma ferramenta do Google

“A Última Ceia” de Leonardo da Vinci

Detalhes de “A Última Ceia” do artista renascentista Leonardo Da Vinci foram recentemente revelados graças a uma ferramenta de digitalização do Google.

A Royal Academy of Arts de Londres é a mais recente instituição de arte a juntar-se à Google Arts and Culture numa parceira para digitalizar mais de 200 das suas obras.

Entre estas duas centenas de obras, vinte foram digitalizadas recorrendo à tecnologia Art Camera do Google, ferramenta que permite a quem visita o site a visão mais próxima possível da obra digitalizada, oferecendo a possibilidade de ver detalhes das obras que muitas vezes passam despercebidos, tal como refere o portal Hype Beast.

Um dos trabalhos digitalizados recorrendo a esta ferramenta do Google é a cópia de “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, que terá sido pintada pelos seus alunos Giampietrino e Giovanni Antonio Boltfraffio. Exposta na Royal Academy of Art, no Reino Unido, é considerada a cópia mais fiel da obra original do célebre artista italiano.

A grande diferença entre estes dois trabalhos reside nos materiais utilizados: Da Vinci utilizou óleo para criar a obra numa parede, enquanto que os seus alunos reproduziram a mesma obra com um óleo mais tradicional sobre uma tela.

O método mais tradicional permitiu à cópia envelhecer melhor, permitindo chegar a detalhes que, de outra forma, ficariam perdidos no tempo.

Graças às câmaras com gigapixels da Google, foi possível agora ver em detalhe elementos perdidos da obra original, como os pés de Jesus, que foram removidos da obra original quando uma porta foi construída na parede da obra.

É possível ainda ver o dedo levantado de Tomás, bem como um saleiro derrubado por Judas, uma referência a traição que mais tarde viria a cometer.

O projeto da Google conta já com um acervo digital de mais de 100.000 obras. A cópia da obra original de Da Vinci pode ser vista em detalhe no site da iniciativa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …