Enigmático sorriso de Mona Lisa pode ter sido decifrado graças a uma libélula

O enigmático sorriso de Mona Lisa, pintado pelo artista italiano Leonardo da Vinci, pode ter ser decifrado graças a uma libélula, revela uma nova investigação.

Há anos que os especialistas se debatem com o sorriso de Mona Lisa, cuja expressão não reúne consenso. Estará Gioconda feliz? O que explica o magnetismo da sua expressão? Os cientistas questionam o que estará por detrás da mais famosa pintura de Da Vinci e acaba de surgir uma nova hipótese que coloca uma simples libélula no centro da questão.

A nova investigação recentemente publicada recorda que Da Vinci tinha uma incrível capacidade de capturar movimento – uma espécie de “olho rápido” -, ao ponto de o artista ter sido capaz de observar as características do voo de uma libélula centenas de anos antes das câmaras de alta velocidade, conta a agência EFE, citada pelo jornal ABC.

Esta característica quase sobre-humana, que alguns dos melhores jogadores de ténis e basebol também possuem, permitiu ao mestre renascentista capturar com precisão expressões minuciosas e fugazes, incluindo voos de pássaros e libélula.

De acordo com a nova investigação, conduzida por David Thaler, professor de Genética, Microbiologia e Biotecnologia da Universidade de Basileia (Suíça) e cientista da Universidade Rockefeller (Estados Unidos), a capacidade visual de Da Vinci, que já era conhecida dos especialistas, pode também explicar o sorriso enigmático de Mona Lisa.

“Existem muitas teorias [sobre o sorriso de Mona Lisa]. Acho que em parte é [enigmático] porque [Da Vinci] conseguiu capturar alguém que está a começar a sorrir em vez de estar a sorrir completamente (…) É muito difícil lembrar o momento em que alguém está a sorri”, explica o especialista citado pelo ABC.

O especialista norte-americano dá o exemplo de quando alguém se tenta relembrar do rosto de um ente-querido: é fácil reconstruir mentalmente o rosto da pessoa a sorrir, mas é quase impossível reconstruir o momento em que o sorriso começa.

Acho que é isso que Leonardo foi capaz de fazer“, considera. “O sorriso de Mona Lisa é tão enigmático porque representa o momento de abrir um sorriso. E o olhar rápido de Leonardo capturou e segurou-o”, sustentou, citado pela AFP.

As conclusões de Thaler foram publicadas esta sexta-feira juntamente com um livro que explica como é que Da Vici conseguia dotar os seus desenhos e pinturas com uma incrível profundidade emocional, nota ainda a Phys.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …