/

Desemprego em Lisboa e Algarve “desceu para níveis de 2012”

1

Rodrigo Gatinho / portugal.gov.pt

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

Ministro do Emprego, da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares

O ministro do Emprego e da Segurança Social antecipou hoje que os dados sobre o desemprego, que serão divulgados na sexta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), “são novamente positivos” e desceram “para níveis de 2012”.

Pedro Mota Soares, que falava na Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, afirmou que “os dados do IEFP de abril estão prestes a ficar fechados e são, novamente, positivos”.

De acordo com o ministro da tutela, os dados que serão divulgados pelo IEFP na sexta-feira “desceram para níveis de 2012”.

Os dados “sairão esta semana, mas julgo poder adiantar que os dados dizem que na região de Lisboa e do Algarve o número de desempregados é inferior a abril de 2012”.

“Pela primeira vez o desemprego baixa além dessa fasquia”, sublinhou o ministro.

Mota Soares acrescentou ainda que “o número de desempregados que procuram os serviços de emprego, pelo segundo mês consecutivo, apresentam uma diminuição relativamente ao período homólogo”.

De acordo com os últimos dados do IEFP, divulgados a 18 de abril, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego diminuiu 6,1% em março, face ao período homólogo, estando inscritas 689.825 pessoas ao todo.

Os dados do IEFP relativos a março revelam também uma queda face ao mês anterior, de 1,6%, o que representa menos 11.129 desempregados inscritos nos centros de emprego.

Estas 689.825 pessoas inscritas correspondem a 73,6% do total de pedidos de emprego registados no IEFP, que ascendem aos 936.858 pedidos.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.