Longe dos holofotes, deputados e ministros começam a ser vacinados. Autarcas ainda em espera

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República foram vacinados na sexta-feira. Esta segunda foi a vez dos membros do Governo e, a partir de hoje, começam também os deputados a ser vacinados no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Sem fotografias nem câmaras, num processo discreto longe dos holofotes.

De acordo com o Observador, que contactou vários deputados que constam da lista de prioritários para vacinação, muitos deles já estão a ser contactados para a primeira toma da vacina. Alguns vão já tomar esta terça-feira, outros na quinta, e outros mais perto do final da semana. A exceção é a deputada Edite Estrela que, na qualidade de vice-presidente da Assembleia da República, já foi vacinada na sexta-feira.

O primeiro-ministro tomou a vacina esta segunda-feira, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. António Costa recebeu a vacina da AstraZeneca, tal como outros membros do Governo que fazem parte da lista de governantes que entram nesta primeira fase da vacinação.

De fora da lista ficaram os ministros que estiveram recentemente infetados com covid-19: o ministro da Defesa, da Economia e a ministra do Trabalho.

O diário confirmou que a ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva; o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; o da Administração Interna, Eduardo Cabrita; a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem; a ministra da Saúde, Marta Temido, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos; e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, já receberam a primeira dose.

Em todos os casos, o momento da vacinação foi discreto. As pessoas já estão “ganhas para a vacinação”, pelo que não há necessidade de fazer proselitismo, refere o matutino.

Até agora, Jorge Lacão é o único deputado socialista que já foi contactado para tomar a vacina e que já agendou a toma para esta terça-feira. José Luís Ferreira, do partido Os Verdes, confirmou ao Observador que vai receber a primeira dose hoje.

À direita, Duarte Pacheco, na qualidade de secretário da Mesa da Assembleia da República, vai receber a primeira dose esta terça-feira, assim como António Topa, presidente de comissão de Economia e Obras Públicas, que já foi contactado. Na quinta-feira, serão vacinados Fernando Ruas e Isabel Meirelles, vice-presidente de Rui Rio, que é membro da comissão permanente.

Maló de Abreu, do PSD, também já foi contactado, mas recusou a vacina por entender que devia haver uma clarificação nas prioridades de vacinação dos deputados.

Entre os socialistas, há vários que abdicaram da vacina, mesmo depois da redução da lista apresentada inicialmente por Ferro Rodrigues que continha 50 nomes. Mais tarde, passou a ter 35 e hoje são ainda menos deputados.

Autarcas em espera

Se, por um lado, os deputados começam já a ser contactados, os autarcas, que são considerados igualmente serviços prioritários do Estado, estão ainda à espera. Segundo avança o Observador, ainda nenhum presidente de câmara foi contactado.

Até agora, os únicos autarcas vacinados foram os que foram vacinados indevidamente ao abrigo de outras funções associadas, no âmbito dos casos de vacinação indevida. O diário salvaguarda que a vacinação pode seguir uma ordem: iniciar o processo pelo Presidente da República e Presidente da Assembleia, seguindo-se o Governo, depois os deputados que queiram, e só depois os autarcas.

Mesmo que sejam contactados em breve, não é certo que todos queiram receber a vacina contra a covid-19 nesta fase. Eduardo Vítor Rodrigues, da câmara de Vila Nova de Gaia, disse ao matutino que ainda não foi contactado, “mas quando for é preciso ver quem é prioritário dentro dos prioritários”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Liveblog ZAP. "Há muita gente que tem medo de votar em quem quer"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …