Longe dos holofotes, deputados e ministros começam a ser vacinados. Autarcas ainda em espera

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República foram vacinados na sexta-feira. Esta segunda foi a vez dos membros do Governo e, a partir de hoje, começam também os deputados a ser vacinados no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Sem fotografias nem câmaras, num processo discreto longe dos holofotes.

De acordo com o Observador, que contactou vários deputados que constam da lista de prioritários para vacinação, muitos deles já estão a ser contactados para a primeira toma da vacina. Alguns vão já tomar esta terça-feira, outros na quinta, e outros mais perto do final da semana. A exceção é a deputada Edite Estrela que, na qualidade de vice-presidente da Assembleia da República, já foi vacinada na sexta-feira.

O primeiro-ministro tomou a vacina esta segunda-feira, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. António Costa recebeu a vacina da AstraZeneca, tal como outros membros do Governo que fazem parte da lista de governantes que entram nesta primeira fase da vacinação.

De fora da lista ficaram os ministros que estiveram recentemente infetados com covid-19: o ministro da Defesa, da Economia e a ministra do Trabalho.

O diário confirmou que a ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva; o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; o da Administração Interna, Eduardo Cabrita; a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem; a ministra da Saúde, Marta Temido, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos; e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, já receberam a primeira dose.

Em todos os casos, o momento da vacinação foi discreto. As pessoas já estão “ganhas para a vacinação”, pelo que não há necessidade de fazer proselitismo, refere o matutino.

Até agora, Jorge Lacão é o único deputado socialista que já foi contactado para tomar a vacina e que já agendou a toma para esta terça-feira. José Luís Ferreira, do partido Os Verdes, confirmou ao Observador que vai receber a primeira dose hoje.

À direita, Duarte Pacheco, na qualidade de secretário da Mesa da Assembleia da República, vai receber a primeira dose esta terça-feira, assim como António Topa, presidente de comissão de Economia e Obras Públicas, que já foi contactado. Na quinta-feira, serão vacinados Fernando Ruas e Isabel Meirelles, vice-presidente de Rui Rio, que é membro da comissão permanente.

Maló de Abreu, do PSD, também já foi contactado, mas recusou a vacina por entender que devia haver uma clarificação nas prioridades de vacinação dos deputados.

Entre os socialistas, há vários que abdicaram da vacina, mesmo depois da redução da lista apresentada inicialmente por Ferro Rodrigues que continha 50 nomes. Mais tarde, passou a ter 35 e hoje são ainda menos deputados.

Autarcas em espera

Se, por um lado, os deputados começam já a ser contactados, os autarcas, que são considerados igualmente serviços prioritários do Estado, estão ainda à espera. Segundo avança o Observador, ainda nenhum presidente de câmara foi contactado.

Até agora, os únicos autarcas vacinados foram os que foram vacinados indevidamente ao abrigo de outras funções associadas, no âmbito dos casos de vacinação indevida. O diário salvaguarda que a vacinação pode seguir uma ordem: iniciar o processo pelo Presidente da República e Presidente da Assembleia, seguindo-se o Governo, depois os deputados que queiram, e só depois os autarcas.

Mesmo que sejam contactados em breve, não é certo que todos queiram receber a vacina contra a covid-19 nesta fase. Eduardo Vítor Rodrigues, da câmara de Vila Nova de Gaia, disse ao matutino que ainda não foi contactado, “mas quando for é preciso ver quem é prioritário dentro dos prioritários”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …