Longe dos holofotes, deputados e ministros começam a ser vacinados. Autarcas ainda em espera

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República foram vacinados na sexta-feira. Esta segunda foi a vez dos membros do Governo e, a partir de hoje, começam também os deputados a ser vacinados no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Sem fotografias nem câmaras, num processo discreto longe dos holofotes.

De acordo com o Observador, que contactou vários deputados que constam da lista de prioritários para vacinação, muitos deles já estão a ser contactados para a primeira toma da vacina. Alguns vão já tomar esta terça-feira, outros na quinta, e outros mais perto do final da semana. A exceção é a deputada Edite Estrela que, na qualidade de vice-presidente da Assembleia da República, já foi vacinada na sexta-feira.

O primeiro-ministro tomou a vacina esta segunda-feira, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. António Costa recebeu a vacina da AstraZeneca, tal como outros membros do Governo que fazem parte da lista de governantes que entram nesta primeira fase da vacinação.

De fora da lista ficaram os ministros que estiveram recentemente infetados com covid-19: o ministro da Defesa, da Economia e a ministra do Trabalho.

O diário confirmou que a ministra de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva; o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva; o da Administração Interna, Eduardo Cabrita; a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem; a ministra da Saúde, Marta Temido, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos; e o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, já receberam a primeira dose.

Em todos os casos, o momento da vacinação foi discreto. As pessoas já estão “ganhas para a vacinação”, pelo que não há necessidade de fazer proselitismo, refere o matutino.

Até agora, Jorge Lacão é o único deputado socialista que já foi contactado para tomar a vacina e que já agendou a toma para esta terça-feira. José Luís Ferreira, do partido Os Verdes, confirmou ao Observador que vai receber a primeira dose hoje.

À direita, Duarte Pacheco, na qualidade de secretário da Mesa da Assembleia da República, vai receber a primeira dose esta terça-feira, assim como António Topa, presidente de comissão de Economia e Obras Públicas, que já foi contactado. Na quinta-feira, serão vacinados Fernando Ruas e Isabel Meirelles, vice-presidente de Rui Rio, que é membro da comissão permanente.

Maló de Abreu, do PSD, também já foi contactado, mas recusou a vacina por entender que devia haver uma clarificação nas prioridades de vacinação dos deputados.

Entre os socialistas, há vários que abdicaram da vacina, mesmo depois da redução da lista apresentada inicialmente por Ferro Rodrigues que continha 50 nomes. Mais tarde, passou a ter 35 e hoje são ainda menos deputados.

Autarcas em espera

Se, por um lado, os deputados começam já a ser contactados, os autarcas, que são considerados igualmente serviços prioritários do Estado, estão ainda à espera. Segundo avança o Observador, ainda nenhum presidente de câmara foi contactado.

Até agora, os únicos autarcas vacinados foram os que foram vacinados indevidamente ao abrigo de outras funções associadas, no âmbito dos casos de vacinação indevida. O diário salvaguarda que a vacinação pode seguir uma ordem: iniciar o processo pelo Presidente da República e Presidente da Assembleia, seguindo-se o Governo, depois os deputados que queiram, e só depois os autarcas.

Mesmo que sejam contactados em breve, não é certo que todos queiram receber a vacina contra a covid-19 nesta fase. Eduardo Vítor Rodrigues, da câmara de Vila Nova de Gaia, disse ao matutino que ainda não foi contactado, “mas quando for é preciso ver quem é prioritário dentro dos prioritários”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …