Deputado do PS acusa Secretas de trocarem bebés na maternidade

“Não troquem os nossos bebés”, lê-se em vários cartazes espalhados pelo país. A iniciativa é de Luís Pedro Gonçalves, deputado socialista na Assembleia Municipal do Seixal, que acusa os serviços do Estado português de trocarem bebés nas maternidades.

A Organização Não Governamental “Não Troquem os Nossos Bebés”, fundada em julho de 2016 pelo deputado socialista no Seixal Luís Pedro Gonçalves, acusa agentes ao serviço do Estado português de “terem trocado e continuarem a trocar bebés de diferentes casais em maternidades portuguesas”.

De acordo com a Organização, essa acusação é facilmente comprovável: “os elementos de uma família biológica partilham parte do código genético, ora como todos somos interpretações humanas de código genético as parecenças são inevitáveis”. Assim, defende a iniciativa, onde não há parecenças, não há partilha do código genético.

“O facto de as mesmas características não serem apresentadas pelos “pais” e filhos denuncia que os primeiros são pais adotivos, e não pais (ou sequer parentes) biológicos com ligação a esse ramo.”

Ou seja, se um casal moreno tiver um filho loiro, de acordo com a ONG, o bebé terá sido trocado na maternidade.

No facebook, a Organização mostra casos práticos, apontando que, pessoas com traços físicos semelhantes aos do Ronaldinho Gaúcho, Leonardo DiCaprio, Messo, ou Neymar, não são apenas sósios, mas sim familiares que foram separados à nascença, já que, segundo a “Não Troquem os Nossos Bebés”, esta prática não é exclusiva de Portugal.

Nas famílias biológicas há ADN em comum, pois os pais passam-no aos filhos; dessa forma pais e filhos devem ser…

Publicado por Não Troquem Os Nossos Bebés em Sexta-feira, 7 de Julho de 2017

As afirmações feitas por esta ONG são sempre sustentadas com linguagem científica, que aponta que “nas famílias biológicas há ADN em comum, pois os pais passam-no aos filhos”. Assim, acredita o deputado socialista que encabeça a Organização, de todas as vezes que o filho não apresenta traços característicos dos pais foi trocado à nascença.

“Com a observação de inúmeras ocorrências, foi possível verificar que em maternidades portuguesas é prática promovida por alguns técnicos a troca de recém-nascidos entre casais”, acusa a Organização.

No entanto, uma forma que seria a mais fidedigna de comprovar esta troca, a realização de testes de paternidade, não é considerada uma prova já que “quem troca bebés mais facilmente trocará resultados de testes de paternidade”, aponta a ONG.

Recentemente, a “Não Troquem os Nossos Bebés” deu mais um passo na defesa da sua causa e colocou cartazes homónimos por todo o país, desde a rotunda do Marquês do Pombal, em Lisboa, a ruas do Porto, Almada, Barreiro, Figueira da Foz, Caldas da Rainha, Oeiras, Alenquer ou Carregado.

O deputado Luís Pedro Gonçalves justifica que começou o movimento por razões pessoais, revelando que a sua “família é trocada. Ainda não sou pai, mas quando for não quero correr esse risco. Adoro a minha família, mas não tenho vínculo biológico com os meus pais”.

À revista Visão, o porta-voz do movimento afirma que “se sente como se fosse adotado”, por não ter “qualquer semelhança física com os pais”. Em vez disso, “já me cruzei com pessoas que têm as mesmas características físicas que eu, mas que oficialmente não são meus familiares”.

E Luís Pedro esclarece que não acredita em coincidências: “Parentes biológicos devem ter um nível de semelhança física. Os filhos são sempre parecidos com os pais. Se os dois pais são da mesma altura, por exemplo, um filho não pode ser muito mais baixo nem muito mais alto. A falta de semelhanças significa que foram trocados.”

Apesar de continuar a afirmar que a troca é efetuada pelas Secretas portuguesas, o deputado do PS reconhece não saber “muito bem o interesse, mas que acontece, acontece. O poder político em algum momento deu essa ordem. As secretas obedecem ao poder político.”

Marta Amorim, especialista em genética contactada pela Visão, nega, por sua vez, as conclusões da ONG.

As coisas não são assim tão lineares. A genética é uma lotaria. Existem 200 mil genes que representam 2% do ADN e que podem resultar numa combinação infindável de resultados. Devido às diferentes hereditariedades, muitas surpresas podem acontecer nos traços de descendência. Vemos isso muito bem na cor da pele dos descendentes de casais em que um é de raça negra. Dois irmãos podem ter tons de pele completamente diferentes sendo filhos dos mesmos pais. E depois temos outros casos como a Síndrome de Down, em que por haver um cromossoma a mais os seus portadores são muito parecidos, embora não sejam familiares”, conclui.

CF, ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. O que é isto? Uma noiva teoria da conspiração?
    Com a tecnologia existente hoje, é possível confirmar que não é assim.
    E a teoria do dito cujo nem tão pouco explica o porquê da aberração que pretende que está verificar-se.
    Parece que viu demasiados filmes sobre os serviços secretos e de espionagem.
    A continuar a defender esta aberração, tá aqui tá no Julinho.

    • Não tem vergonha de criar isso para ser um bode expiatório de toda e qualquer teoria que e vá contra o sistema ,para ser comparada a isto que como sabem não tem qualquer nexo.

  2. É fácil de concluir que o filho não é parecido com ele, porque não é dele. Não necessita colocar cartazes. Basta perguntar à sua mulher o porquê de tal ter acontecido.

  3. Alucinado, ignorante, ou paranóico da teoria da conspiração? Para mim é tudo junto. Então um casal de morenos não pode gerar filhos loiros? Acho que o senhor deputado da assembleia municipal, de onde? Ah, de Sexail, pois….devia ler um pouco mais sobre genética.

    • Não tem vergonha de criar isso para ser um bode expiatório de toda e qualquer teoria que e vá contra o sistema ,para ser comparada a isto que como sabem não tem qualquer nexo

    • O teu primeiro paragrafo está incorreto, ele é um chico esperto.
      O segundo paragrafo aponta a verdadeira razão, qualquer zé que queira sacar dinheiro dos nossos bolsos cria uma associação ou fundação, a causa não importa pois serve qualquer uma!!!

  4. Coitado, a mulher dele pariu um filho preto e ele acredita que o trocaram na maternidade.
    Assim se desculpou a mulher!?

  5. O que é mesmo preocupante não é o que esse senhor sabe… ou melhor, não sabe, de genética!! Nem tão pouco o tratamento de que parece necessitar!! O que é mesmo preocupante é que é um dos senhores que nos governa!!!

  6. Melhor foi aquele caso em que um pai pediu um teste de adn porque suspeitava que o filho não seria seu. Como estava fora do país tiraram a amostra de adn do avô (pai do pai) e da criança. E eis que não batia certo. Na sequência deste resultado o homem veio do estrangeiro fazer o teste de adn e afinal o teste deu ligação entre pai e filho mas… não entre avô e pai. Esta é que é do carvalho!
    Quem tinha andado a f?#$%& por fora tinha sido a mãe dele e não a mulher e ele próprio era o bastardo.

  7. As religiões tinham «explicações» fantásticas para estes fenómenos! Júpiter era um «verdadeiro artista» a disfarçar-se de marido das damas (Vd. Júpiter e Alcmena) e na SMIC (santa madre igreja católica) o culpado era o DEMÓNIO! Nas aldeias, o bebé era parecido com o pároco – tinha sido um DIABO ÍNCUBO que engravidou a senhora «honesta» para desacreditar o virtuoso sacerdote! Nas colónias aparecia um bebé mestiço, tinha sido na mesma o SATANÁS que tinha feito aquilo para comprometer os «MISSIONÁRIOS»!
    Nas aldeias apareciam muitas crianças também parecidas com os ricos latifundiários – obra do BELZEBÚ…
    Vale a pena ler uma obra de Tomás da Fonseca – «O diabo no Tempo e no Espaço»… Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… Quando pensávamos que tais putativas explicações tinha perdido o sentido com a aplicação do conhecimento científico (genética/ADN), eis que a «verdade política» deste ilustre deputado do insigne P.S. emite tão interessante teoria… Boas razões teria Júlio de Matos quando em 1904 escreveu o ensaio «Paranóia», em alemão, «VERRÜCKTHEIT»…

  8. Ele tem é de perguntar à mãe dele quem é o pai biológico.
    -Ó mãe andaste a brincar com a pi li nha de quem? Com a do pai não foi de certeza!
    LOL

  9. Outro idiota. Mas, mais grave, um idiota que foi eleito. Ora, este caso diz muito de eleitos e, principalmente, de eleitores!!

RESPONDER

Netflix está a ser processada por causa de "Bandersnatch"

O episódio interativo de Black Mirror, que estreou no final do ano passado, não agradou à Chooseco, a editora responsável pela série de livros Escolhe a tua Aventura. A 28 de dezembro estreou o mais recente …

Piloto belga "admitiu" ter assassinado o secretário-geral da ONU em 1961

Dag Hammarskjöld, secretário-geral da ONU, morreu na queda de um avião quando tentava negociar a paz no Congo, e o desastre continua a ser investigado até hoje É um mistério com mais de cinco décadas cujo …

Acordo para o Brexit chumbado. Plano de May esmagado no Parlamento

O Parlamento britânico chumbou, por uma esmagadora maioria, o acordo de saída da União Europeia negociado pela primeira-ministra Theresa May. O líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, aproveitou a derrota histórica de May para …

Senador italiano chamou “orangotango” a antiga ministra e foi condenado a pena suspensa

A justiça italiana condenou esta segunda-feira o senador da extrema direita Roberto Calderoli a 18 meses de prisão, com pena suspensa, por comparar, em 2013, a ministra da Integração, Cécile Kyenge, com um "orangotango". O tribunal …

Num restaurante do Dubai, deixar comida no prato dá multa (e é mais cara que a refeição)

Com o Dubai a tornar-se mais consciente do desperdício de alimentos, um restaurante lembrou-se de uma maneira de fazer com que os clientes não deixem comida no prato. O restaurante Gulou Hotpot, em Al Barsha, uma …

Roma e a Igreja em guerra milionária por causa das moedas da Fontana di Trevi

As moedas que os turistas lançam à Fontana di Trevi, um dos rituais mais populares entre quem visita Roma, está a causar problemas na relação entre a Igreja e a capital italiana. A câmara de Roma …

Frente Comum marca greve nacional da função pública

Os sindicatos da Frente Comum da Administração Pública decidiram marcar uma greve nacional para o dia 15 de fevereiro, anunciou Ana Avoila no final de um plenário realizado esta terça-feira em Lisboa. “Foi decidido marcar um …

A Coreia do Norte já não é "inimiga" da Coreia do Sul

A Coreia do Sul deixou de apelidar os militares norte-coreanos de "inimigos" no documento bienal da Defesa divulgado esta terça-feira, num aparente esforço para prosseguir a reconciliação com Pyongyang. O documento oficial do Ministério da Defesa …

Tsipras enfrenta voto de confiança no parlamento grego

O primeiro-ministro grego enfrenta uma semana crucial com o pedido de um voto de confiança no parlamento, cujo debate se inicia esta terça-feira, ou a perspetiva de eleições antecipadas, após a rutura da coligação governamental …

Marina Gross é a única americana que sabe o que Trump e Putin disseram (e os democratas querem ouvi-la)

A tradutora do Departamento de Estado norte-americano foi a única pessoa presente no encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin. Agora, os democratas querem ouvi-la. Marina Gross é a tradutora do Departamento de Estado norte-americano e …