Defesa de Sócrates pede à PGR fim da “campanha de denegrimento”

José Sena Goulão / Lusa

Pedro Delille e João Araújo, advogados de José Sócrates, durante um encontro com a imprensa

Pedro Delille e João Araújo, advogados de José Sócrates, durante um encontro com a imprensa

A defesa de Sócrates enviou à Procuradora-Geral da República um requerimento em que pede uma intervenção que ponha fim à “campanha de denegrimento” do ex-primeiro-ministro na comunicação social, que conta com a “aparente conivência cúmplice” do Ministério Público.

“Apressaram-se diversos ‘jornalistas’, assistentes do MP, a divulgar, através dos órgãos de comunicação social para que assumidamente trabalham, a difundir por todos os meios ao seu dispor calúnias e deturpações torpes e vis de elementos do processo”, lê-se no documento.

Calúnias que não só procuram esmagar os mais elementares direitos individuais do nosso constituinte, cidadão José Sócrates, como denigrem terceiros e ridicularizam a Justiça portuguesa e o Ministério Público que V.ª Ex.ª representa, numa efetiva tentativa de assassinato de caráter”, acrescenta a nora.

No requerimento de quatro páginas assinado pelos advogados de José Sócrates, João Araújo e Pedro Delille, a defesa acusa o MP de “completa inércia” e “aparente conivência cúmplice” em relação à divulgação de elementos do processo, através da comunicação social.

“Cabe a Vossa Excelência, Senhora Procuradora-Geral da República, sem prejuízo da tutela jurisdicional competente, a responsabilidade de fazer cessar, de imediato, esta campanha de denegrimento do nosso Constituinte, da sua família, dos seus amigos e das pessoas com quem se relaciona – que desprestigia e põe em causa a Justiça portuguesa”, argumentam os advogados.

A defesa de José Sócrates afirma, no entanto, que as notícias divulgadas confirmam que, “deste inquérito, não consta qualquer facto concreto que o sustente” e reitera que está, desde 19 de outubro, esgotado o prazo legal do inquérito, sem que tenha havido arquivamento ou acusação.

Na quarta-feira, a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, foi questionada sobre os prazos do inquérito ao ex-primeiro-ministro e quanto à data em que o MP deduzirá formalmente uma acusação ou um arquivamento no processo “Operação Marquês”.

Quando chegar a altura própria de considerar que é o momento processualmente adequado, de acordo com aquilo que são as regras processuais, elaborará o despacho que for adequado ao caso concreto”, respondeu.

A procuradora-geral da República alertou que o Ministério Público não pode discutir factos processuais na praça pública e escusou-se a adiantar uma data para a conclusão do inquérito que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

José Sócrates foi libertado na sexta-feira passada da medida de coação de prisão domiciliária, embora fique proibido de se ausentar de Portugal e de contactar com outros arguidos, no âmbito do processo “Operação Marquês”.

O ex-primeiro-ministro foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

Sócrates esteve preso preventivamente no Estabelecimento Prisional de Évora mais de nove meses, tendo esta medida de coação sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 04 de setembro passado.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É preciso a pseudo-defesa ser uma grandessissima cara de KU, para pedir à PGR fim dessa tal campanha de denegrimento do canalha bandalho pinoquio retorico ladrao vilao e pavao zeca sokratino. Ele é mais negro, e trouxe mais negritude a PORTUGAL que todo o Estado Novo junto. O que nunca devia ter acontecido foi o branqueamento omo+tide dos ex-pgr pintainho monteiro (primo do zeca, porque primo da sua maezinha que fez descontinhos mas que — va-se lá saber porquê… — tem reforma de milhares) e ex-stj merdonho-mal-nascido. Esses sim sao os responsaveis do enKUbrimento e branqueamento das actividades do vilao zeca, ao mandarem eliminar as escutas legais (ao varapau) e cortar às tesouradas as transcriçoes dessas escutas em que o zeca acabou por ser ouvido e apanhado com boca-na-botija nos telemoveis do varapau (que esses sim estavam legalmente sob escuta). Só uns pulhas (ex-pgr e ex-stj) da justica o fariam, lideres da injustiça da Justiça inexistente em Portugal nos anos tenebrosos do corrupto (e kretino) consulado sokratino.

RESPONDER

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …