David Cameron descarta hipótese de um segundo referendo

The Prime Minister's Office / Flickr

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

O primeiro-ministro britânico, David Cameron

Primeiro-ministro britânico, que já confirmou a vontade de se demitir em outubro, recusa a possibilidade de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

Em declarações ao jornal inglês The Independent, o porta-voz de David Cameron adiantou que um novo referendo sobre a questão do Brexit “não está nos planos”.

A resposta vem assim desvalorizar a petição que, depois do referendo que ditou a saída do país da UE, reúne já três milhões de assinaturas a pedir uma nova consulta nacional.

O porta-voz defende que a votação de quinta-feira, com 52% dos votos favoráveis à saída, foi um “resultado determinante” e que agora o foco é “arranjar forma de lá chegar”.

Depois do referendo, o primeiro-ministro reuniu-se hoje pela primeira vez no seu gabinete para discutir qual será a melhor forma para o país chegar a um acordo com a União Europeia relativamente à saída.

Isso só poderá ser feito depois do Reino Unido ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, algo que o ministro das Finanças inglês, George Osborne, pretende atrasar enquanto não houver uma “visão clara” do futuro.

Na opinião de Cameron, segundo o mesmo jornal, isso deverá ser tarefa para o próximo primeiro-ministro.

Relativamente ao facto da Escócia estar a avaliar a possibilidade de um novo referendo a pedir a independência, o porta-voz diz que essa é a “última coisa” que o país precisa.

“Houve um referendo legal, justo e decisivo há dois anos. As razões para a Escócia fazer parte do Reino Unido são tão fortes agora como eram há 18 meses”, justifica.

“No que todos precisamos de nos focar agora é em conseguir um bom acordo, não só para a Escócia mas para todo o Reino Unido. A última coisa que precisamos agora é de outro referendo divisionista”, considera.

David Cameron enfrentou esta tarde a Câmara dos Comuns, num discurso no qual lamenta os resultados e no qual explica que agora é preciso andar para a frente.

“Repito o que disse sobre os riscos: vai ser difícil, já está visto que vamos ter de fazer reajustes à nossa economia, também a nível constitucional e que vai obrigar a um difícil processo de negociação com a Europa”.

“Mas a decisão tem de ser aceite e o processo para implementar este processo tem de começar”, afirmou.

Cameron aproveitou ainda para criticar os últimos incidentes face às minorias que vivem em território britânico, defendendo que “estas pessoas deram uma magnífica contribuição ao país”.

Assim, o ainda primeiro-ministro garantiu que os cidadãos no Reino Unido, bem como os os britânicos que vivem noutros países da União Europeia, não vão ver a sua vida comprometida.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …