Regretxit? Britânicos arrependidos e há quem já peça novo referendo

Depois do Brexit, o Regretxit. O arrependimento de alguns britânicos, depois de terem votado sim pela saída do Reino Unido da União Europeia, é um dos temas que domina as conversas nas redes sociais. Entre petições a pedir novo referendo e buscas sobre o que é a UE no Google.

O sim à saída do Reino Unido da UE continua a criar ondas de choque por toda a Europa.

E se Juncker pede aos britânicos que “saiam o mais rápido possível”, há quem já esteja arrependido de ter votado no Brexit.

Vários britânicos já assumiram a órgãos de informação do país que se pudessem votar de novo, mudariam a escolha e desta vez, votariam na permanência.

Na página oficial do Parlamento do Reino Unido, já foi mesmo criada uma petição a pedir um novo referendo que conta já com mais de 1,5 milhões de subscritores.

No texto desta petição apela-se ao governo para criar “uma regra que determine que se os votos de saída ou permanência forem inferiores a 60% e a adesão for inferior a 75%, deve haver um segundo referendo”.

O voto pelo Brexit foi de 51.9% com uma abstenção de 28%.

“O que é a UE?”, procura-se no Google

Entretanto, no Google as pesquisas mais efectuadas pelos britânicos, no seguimento dos resultados do referendo, sugerem que muitos não sabem no que votaram.

Termos como “What is the EU?” (o que é a UE) ou “What happens if we leave the EU” (o que acontece se deixarmos a UE) estão entre os mais procurados, de acordo com o Google Trends.

Em termos políticos, houve reacções em cadeia em diversos países da UE, com Irlanda e Escócia a falarem também em referendos a independência e Espanha a propor ao Reino Unido a soberania partilhada de Gibraltar.

Em Holanda, França e Itália também já se fala num referendo pela saída da UE. E em Portugal, o Partido Popular Monárquico (PPM) também exige uma consulta popular sobre a permanência na UE.

Perante tantas ondas de choque, seis países fundadores da UE reúnem-se este sábado, em Berlim, para apurar a estratégia de reposta perante este Brexit que já se esperava, mas que está a provocar mais dúvidas e tensões do que se adivinharia.

SV, ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. votaram sem saber o que é EU,
    “what is the UE?, é mesmo a Inglês, acham que sabem tudo do que os outros países da UE.

  2. Se não estão contentes o problema é deles, tudo isto é uma fantochada autêntica logo a começar pela meia permanência britânica na União, quem quiser estar deverá estar por inteiro e não com um pé fora outro dentro e sempre a exigir mais dos outros, mas os culpados de tudo isto são os continentais que agora levaram a bofetada que mereciam.

  3. Pois é.
    Os Ingleses só sabem o que é o fish n’ chips, o scampi, etc..
    Votam para sair da UE, e agora vão pesquisar o que é a UE.
    Pensaram que a UE era o EI.
    Que retrógados.

  4. A EU devia ter corrido, há muito, com os “migrantes” que vêm de fora da EU estragar tudo. ISto foi a resposta e, em breve, haverá mais respostas.
    A “livre circulação de pessoas e mercadorias” é para pessoas e mercadorias europeias, não para estrangeiros que não defendem os mesmos valores e não têm os mesmos costumes. Na europa entram só os que forem seleccionados pelos europeus para entrar, não entra quem quer. Assim como não entra quem quer na minha e na vossa casas… Eu e vós é que convidamos quem queremos.

    É mau assistir à saída do UK da EU porque o que se deveria estar a assistir era ao chuto dos migrantes não europeus da EU e a permanência do UK na EU.

    Aí está o resultado das políticas de bosta da Merkel!!

    Espero que o UK, agora, e independentemente dos problemas económicos que tiver de enfrentar, aproveite a oportunidade para se livrar de alguns milhões de indesejáveis que por lá andam… Senão, ter saído não lhes serve de nada, já que económicamente, estariam melhor dentro…

  5. Não se deve perguntar ao povo aquilo que este não tem capacidade de responder. É o mesmo quer perguntar a uma criancinha de 3 anos se o gás do fogão deve ficar aberto sem chama ou não. Tanto se lhe dá, até porque não compreende as consequências daí resultantes. Enfim, merda feita, agora só falta mesmo limpar o cu.

  6. Cada vez mais questiono o designado Estado Democrático em que todos votam. Será que é aceitável que uma grande parte da população que só tem interesse por big brothers e merdas afins e que não perde um minuto do seu tempo a manter-se minimamente informada e a conhecer e compreender a realidade que a rodeia deveria poder votar e condicionar todo um povo? Eu penso que não. Mas infelizmente não há forma de fazer evoluir a democracia e continuamos presos a uma lógica que subsiste sem que ninguém a ouse questionar. Fica aqui o pensamento.

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …