Daesh confirma morte de al-Baghdadi e anuncia o seu sucessor

(cv)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O Daesh confirmou, esta quinta-feira, a morte do seu líder e anunciou também o seu sucessor: Abu Ibrahim Hashimi al-Quraishi.

A notícia está a ser avançada por vários meios de comunicação, depois do tweet partilhado, esta tarde, por Rita Katz, analista de terrorismo israelita e co-fundadora do Search International Terrorist Entities Intelligence Group (SITE).

Através da agência de notícias Amaq, que divulgou uma gravação áudio, o grupo terrorista confirmou a morte do seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, durante o raide norte-americano do passado sábado na Síria.

Além disso, na nova mensagem agora partilhada anunciou também a identidade do seu sucessor: Abu Ibrahim Hashimi al-Quraishi.

Os terroristas confirmaram ainda que o seu porta-voz Abu al-Hassan al-Muhajir, que lhe poderia suceder, foi igualmente morto.

Esperava-se que a figura a liderar o Daesh fosse Abdullah Qardash, um dos braços direitos de al-Baghdadi, conhecido como “O Professor” ou “O Destruidor”.

As revelações do autoproclamado Estado Islâmico acontecem horas depois de o Pentágono ter divulgado, esta quarta-feira, vários vídeos com imagens da operação que culminou com a morte de al-Baghdadi.

O Comando Central do Estados Unidos confirmou que o líder do Daesh foi sepultado no mar após a sua morte. As autoridades norte-americanas avançaram que Al-Baghdadi se fez explodir com um “colete suicida” e morreu antes de as tropas o capturarem.

Abu Bakr al-Baghdadi era um dos homens mais procurados do mundo. Em outubro de 2011, os Estados Unidos designaram-no oficialmente como “terrorista” e ofereceram uma recompensa de 10 milhões de dólares, cerca de 9 milhões de euros, por informações que pudessem levar à sua captura.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nove mortes e mais 465 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais nove mortes e 465 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 465 novos …

O O primeiro-ministro, António Costa

Governo quer reunir com todos os partidos e solicitou ao Bloco os termos de acordo escrito

O Governo quer reunir-se com todos os partidos com quem tem negociado a viabilização do Orçamento do Estado e solicitou ao Bloco de Esquerda que envie o conteúdo e os termos do acordo escrito proposto. Estas …

No Japão, o suicídio entre crianças atingiu um número recorde

Segundo um relatório divulgado pelas autoridades japonesas, o receio de uma infeção pelo novo coronavírus foi a justificação mais invocada por crianças e jovens para faltarem às aulas durante um longo período de tempo. Durante o …

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …