Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

Dgcampos / wikimedia

Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar mais de 17 mil euros por ano e as candidaturas estão abertas até ao final do mês.

De acordo com o jornal Público, o curso de Medicina da Universidade Católica vai custar 17 mil euros por ano, o que significa que os estudantes terão de pagar um total de 100 mil euros pelos seis anos de formação.

A propina mensal será de 1.625 euros e corresponde, segundo a instituição, ao custo real da formação. Ao longo do ano letivo, os alunos pagarão dez mensalidades (16.250 euros por ano) e, tendo em conta que o curso de Medicina é um mestrado integrado, esse valor multiplicar-se-á por seis anos de formação: com o custo total das propinas a elevar-se para os 97.500 euros. A este valor acresce uma taxa de inscrição anual de 1.500 euros.

Para termo de comparação, fazer o curso de Medicina numa das sete faculdades públicas custa cerca de 4.200 euros – um valor que corresponde a menos de três meses de propinas no novo curso da Universidade Católica.

O valor da propina “reflete o custo de formação de um aluno de Medicina, que não é diferente na Universidade Católica de uma universidade pública”, explicou fonte da reitoria da universidade, liderada por Isabel Capeloa Gil, ao Público.

“Nas universidades públicas este valor é coberto pelo Orçamento do Estado, sustentado no valor pago pelos contribuintes, ao contrário da Universidade Católica, onde a propina é suportada pelas famílias”, acrescentou.

As candidaturas ao novo curso de Medicina estão neste momento a decorrer – abriram a 19 de Abril e prolongam-se até ao último dia deste mês. A taxa de candidatura é de 350 euros, não reembolsáveis no caso de não ser garantida vaga.

Aos alunos nacionais são exigidas três provas de ingresso (Biologia e Geologia, Física e Química e Matemática), além de um certificado de proficiência em Inglês. Os estudantes candidatos também passam por uma entrevista de seleção, que será realizada entre Junho e Julho. Os resultados das candidaturas são conhecidos a 10 de Agosto.

Os primeiros 50 alunos começam as aulas a 13 de Setembro e as candidaturas estão abertas até ao final deste mês, escreve o diário. O curso será lecionado em parceira com a Universidade de Maastricht, na Holanda, e o Grupo Luz Saúde.

Quando a Universidade Católica anunciou o curso de Medicina, a Ordem dos Médicos mostrou-se preocupada com problemas que “colocam em causa a qualidade do curso”, considerando que a “esfera política prevaleceu sobre a esfera técnica”.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Confronto de Titãs. Hubble identifica colisão cósmica cataclísmica

Com a ajuda do Telescópio Espacial Hubble, uma equipa de astrónomos capturou uma nova fotografia do sistema de galáxias em interação IC 1623. Também conhecido como Arp 236, ESO 541-23 e IRAS 01053-1746, o par de …

"Dois ingleses de fora? Então a seleção escocesa não vai ter jogadores"

O escocês Billy Gilmour testou positivo à COVID-19 e, por precaução, dois jogadores da seleção inglesa não vão defrontar a República Checa. Lineker não entende esta decisão. Billy Gilmour vai falhar o último jogo da Escócia …

Tribunais franceses "contratam" cães para ajudar a aliviar stress das vítimas

Há dois anos, Lol tornou-se no primeiro cão da Europa a dar apoio a vítimas de crimes quando estas são sujeitas à pressão dos tribunais, e muitas das vezes, têm de enfrentar os seus agressores. …

Finlândia 0-2 Bélgica | Diabos vermelhos picam o ponto

A Bélgica, que já estava apurada, completou o pleno de triunfos no seu grupo, com uma vitória por 2-0 frente à Finlândia, relegando os nórdicos para o terceiro lugar A Bélgica venceu hoje a Finlândia, por …

Rússia 1-4 Dinamarca | Muito coração, por Eriksen

A Dinamarca conquistou hoje um lugar nos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater por 4-1 a Rússia, que eliminou, numa terceira jornada do Grupo B que originou a qualificação de mais cinco …

Netflix consegue acordo importante com produtora de filmes de Steven Spielberg

A Netflix anunciou, esta segunda-feira, que assinou um acordo para a realização de vários filmes com a produtora Amblin Partners, de Steven Spielberg. A plataforma streaming de filmes e séries Netflix conseguiu um acordo com a …

Abel Ferreira tem (mais) um problema no Palmeiras

Patrick de Paula, que Jorge Jesus gostaria de ter no Benfica, foi apanhado numa festa. O mesmo jogador protagonizou um episódio insólito contra o América Mineiro. Patrick de Paula envolveu-se em dois problemas no Palmeiras, no …

Bebé mais prematuro do mundo celebra primeiro aniversário. Tinha 0% de probabilidade de sobreviver

As probabilidades de sobrevivência eram nulas, mas Richard superou todas as expectativas e, passado um ano, celebrou o seu primeiro aniversário. Fica na história como o bebé mais prematuro de sempre a sobreviver, de acordo …

Lula da Silva absolvido em caso sobre alegados favorecimentos ao setor automóvel

A justiça brasileira absolveu esta segunda-feira o ex-presidente do Brasil Lula da Silva, o ex-ministro Gilberto Carvalho e outros cinco acusados numa das ações da operação Zelotes, que investigava alegados favorecimentos a empresas do setor …

Ucrânia 0 - 1 Áustria | Ambição de Foda garante segundo lugar

A Áustria qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, marcando encontro com a Itália, ao vencer a Ucrânia por 1-0 e conquistar o segundo lugar do Grupo C. Um golo de Christoph …