O Cumbre Vieja também tem negacionistas. “É tudo orquestrado”

Carlos de Saa / EPA

Vulcão, La Palma

Erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias.

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos “negacionistas dos vulcões” que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana.

Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre Vieja, que entrou em erupção em La Palma, nas Canárias. “A mim, soa-me a algo provocado“, escreveu no Twitter um utilizador citado pelo ABC. “Penso o mesmo, isto não é casual”, respondeu outro.

Os teóricos da conspiração defendem que, por trás da erupção, há mão humana, embora a grande maioria não explique como nem por que motivo alguém iria controlar um vulcão.

“Se olharmos para as fotos e os vídeos, o vulcão sai de uma encosta e não do topo, que é de onde deveria sair a lava de um vulcão. Estranho… estranho… estranho… É tudo muito orquestrado…”, argumenta, no entanto, outro utilizador, citado pelo Observador.

Há também quem culpe o projeto norte-americano HAARP (Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência) que investiga a ionosfera, a camada superior da atmosfera terrestre, e que é frequentemente acusado de causar desastres naturais.

Outros admitem que pode ser uma estratégia “para nos esquecermos da covid-19”.

Da mesma forma, aponta o diário, há também quem considere que o terramoto sentido na Austrália, na quarta-feira, com uma magnitude de 5,9, não aconteceu por acaso.

“Ou seja, numa das cidades onde há mais gente nas ruas a enfrentar o fascismo do Covid Pass [o certificado digital], verifica-se que foi sacudida por um terramoto. “Que coincidência! Mas não me ocorre pensar que foi provocado, é claro…”, escreveu uma utilizadora, no Twitter.

https://twitter.com/VictorAleu/status/1441099901325115395

 

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer dia até vão dizer que o Sol existe por força de mão humana! Devem ser os mesmos que afirmam a Terra ser plana, até hoje ainda não deram provas e jamais as poderão dar!

RESPONDER

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …