/

Cruzeiro ia dar a volta ao mundo. Agora, só procura um porto para atracar

Jerome Favre / EPA

O cruzeiro italiano Costa Deliciosa, com cerca de 1800 passageiros, ia dar a volta ao mundo. No entanto, a viagem foi suspensa, algures entre a Austrália e Madagáscar.

O navio italiano encontra-se atualmente no oceano Índico à espera de autorização para atracar num porto. Segundo o Diário de Notícias, os passageiros têm uma média de idade superior a 70 anos e são sobretudo espanhóis, franceses, italianos e alemães.

O cruzeiro partiu de Barcelona no dia 11 de janeiro. Nos dois primeiros meses da viagem, visitaram portos da América Latina, Ilhas do Pacífico, Nova Zelândia e Austrália. Na última terça-feira, fizeram uma paragem para reabastecimento em Reunião, mas nenhum passageiro teve autorização para desembarcar.

O plano incluía passagens por Madagáscar, Seicheles, Maldivas, Sri Lanka, Índia, Omã, Jordânia, Grécia e Itália, mas a grande maioria dos passageiros quer evitar chegar a este último país, que é principal foco da pandemia na Europa.

De acordo com o DN, o capitão do navio informou que a companhia de navegação Costa Cruzeiros está a tentar encontrar uma solução segura, mas o processo não está a ser fácil.

Em Espanha, por exemplo, um decreto proíbe a entrada em portos espanhóis de todos os navios de cruzeiro. Face a estas dificuldades, os passageiros procuram alternativas à opção de passar mais um mês no mar

O diário adianta que, no próximo sábado, termina a quarentena dos últimos 15 passageiros que estiveram em terra (em Perth, na Austrália). Nesse dia, o navio será declarado limpo, sem nenhuma infecão.

Segundo a empresa italiana, “o único itinerário atualmente viável e o mais seguro é fazer paragens técnicas sempre que permitido“. A Costa Cruzeiros garante que está a trabalhar com as autoridades italianas para encontrar o porto mais adequado para atracar, aquele que garanta “a máxima segurança e a possibilidade de organizar rapidamente o regresso a casa” dos passageiros (1830 pessoas) e da tripulação (899 pessoas).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.