O último navio de cruzeiro que a pandemia “prendeu” no mar chegou finalmente a casa

O navio de cruzeiro Artania chegou a Bremerhaven, na Alemanha, esta segunda-feira, com oito passageiros e 75 tripulantes a bordo. É o último navio de cruzeiro “preso” no mar pela pandemia a chegar a casa. 

O navio de cruzeiro Artania estava a fazer uma viagem de 161 dias à volta do mundo quando surgiu a pandemia de covid-19. O vírus obrigou ao cancelamento da viagem em meados de março, quando o navio se encontrava na Austrália.

De acordo com o semanário Expresso, a chegada a Bremerhaven ocorre mais de dois meses depois de os últimos grandes navios de cruzeiros – Costa Deliziosa, MSC Magnifica e Pacific Princess -, com um número significativo de passageiros, terem interrompido as suas viagem por causa da pandemia.

O Artania, construído em 1984, zarpou no dia 21 de dezembro de Hamburgo, na Alemanha, com mais de 1000 passageiros e 537 tripulantes.

Em março, chegou a Fremantle, na Austrália, com passageiros infetados. As autoridades acreditam que um dos passageiros que tinha embarcado em Sydney levou o vírus para bordo.

Após verificação das autoridades de saúde australianas, foi diagnosticada covid-19 a 89 passageiros. Os infetados foram colocados em quarentena nos hospitais locais. Três pessoas que estavam a bordo morreram – dois passageiros do sexo masculino, um com 69 anos e outro com 71, e um tripulante, de 42 anos.

Os passageiros e tripulantes saudáveis ​permaneceram em quarentena a bordo do Artania até terem voos de repatriamento para Frankfurt, nos dias 28, 29 e 30 de março. Nesses dias, 844 pessoas foram transportadas para a Alemanha em quatro voos fretados.

O Artania ficou em quarentena durante 14 dias até receber permissão para voltar à Alemanha. A 18 de abril, deixou a Austrália e fez escala em Bali e em Manila para repatriar tripulantes. Apenas 75 membros da tripulação ficaram a bordo para garantir o funcionamento do navio até Bremerhaven.

Oito passageiros decidiram voltar para casa por via marítima por motivos de saúde. Estes são os últimos passageiros do mundo a desembarcar de um navio de cruzeiro desde que a pandemia os prendeu no meio do mar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …