Criticar Governo durante a pandemia de Covid-19 “não é patriótico”, escreve Rio aos militantes

João Relvas / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O líder do Partido Social-Democrata (PSD), Rui Rio, falou aos militantes sobre os tempos difíceis que se avizinham depois da paragem económica forçada, frisando que o partido disse sempre “presente” nas graves crises, numa carta que lhes dirigiu na terça-feira.

“Portugal e o mundo em geral vivem uma situação única na história da Humanidade. Não porque a Covid-19 seja a primeira pandemia de sempre, mas porque, por força da globalização, ela ocorre, pela primeira vez, praticamente em simultâneo em todo o mundo”, começou por dizer Rio, defendendo a união e a solidariedade no atual contexto.

O líder do PSD aproveitou para apontar os que criticam cedem “à tentação de agravar os ataques aos governos em funções”, considerando que o aproveitamento partidário das fragilidades políticas “não é, neste momento, uma postura eticamente correta”, nem “uma posição patriótica”.

“O que as pessoas querem (e bem!) é eliminar o vírus o mais depressa possível, dispensando uma instabilidade política que só dificulta o que já, de si, não é fácil de resolver”, sublinhou.

Rio lamentou que na vida política nem sempre seja possível a união contra o inimigo comum, que, em conjunto com a solidariedade, são indispensáveis “de molde a que o país consiga enfrentar este combate com o menor número de vítimas e o menor desconforto possível”, enfatizando a atitude cooperante que tem tido enquanto líder da oposição.

E acrescentou: “Dos ecos que me vão chegando, concluo que a maioria dos nossos militantes tem também apoiado e assumido esta postura, o que não só me satisfaz, como muito me orgulha. Ver o nosso partido com sentido de Estado e da responsabilidade, é vê-lo a honrar o seu passado e a pôr Portugal à frente de tudo o mais”.

Antes de se despedir com “um abraço social-democrata”, salientou os tempos difíceis que se aproximam, destacando que o PSD disse sempre “presente” nas graves crises que o país enfrentou no passado. Agradeceu ainda o apoio dos militantes, cuja “grande maioria” continua “a estar à altura das suas responsabilidades”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…O que as pessoas querem (e bem!) é eliminar o vírus o mais depressa possível, dispensando uma instabilidade política que só dificulta o que já, de si, não é fácil de resolver…» – Rui Rio in ZAP aeiou

    Sr. Rio, a doença do coronavírus covid-19 é uma falsa pandemia de acordo com a comunidade médica e científica a nível internacional.

    A Tuberculose por exemplo, provoca cerca de 1 Milhão e 293 000 mortos por ano, ou seja 107 750 mortos por cada mês, uma média de 3542 mortos por dia, e ninguém quer saber, não se decreta o estado de emergência nem se coloca os cidadãos em prisão domiciliária.

    O que as pessoas realmente querem é voltar ao seu dia-a-dia normal, que já era difícil devido à corrupção, ao desemprego, e à crise económica que já se fazia sentir em 2018.

    «…à tentação de agravar os ataques aos governos em funções…»

    Os cidadãos entendem onde quer chegar, se neste momento fizesse oposição às infundadas medidas decretadas pela presidência da República e o governo, seria estar a fazer aquilo que os seus opositores, o poder financeiro/clerical, e o partido socialista, pretendem, para depois apontarem-lhe o dedo.

    No entanto é preciso começar a cerrar fileiras contra o golpe de Estado que está em curso ocultado com a doença do coronavírus covid-19, quem tem como objectivo destruir a liberdade individual do cidadão, o Estado de Direito Democrático, e a República, sendo imperioso que as infundadas medidas de estado de emergência, cordão sanitário, isolamento social, distanciamento social, e quarentena, sejam levantadas e os seus responsáveis chamados a responder pelas mesmas.

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …