Cristina Kirchner formalmente acusada pelo novo procurador da Argentina

dr Presidência da Argentina

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner

A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi esta sexta-feira formalmente acusada de dar cobertura a responsáveis iranianos envolvidos no ataque de 1994 contra um centro judaico em Buenos Aires, capital do país sul-americano.

Em comunicado, o procurador do caso, Gerardo Pollicita, anuncia ter confirmado as conclusões do seu antecessor, Alberto Nisman, encontrado morto, com um tiro na cabeça, a 18 de janeiro, um incidente inicialmente descrito como suicídio, mas está sob investigação.

O procurador Alberto Nisman tinha acusado a Presidente Cristina Kirchner, o chefe da diplomacia, Hector Timerman, e outros governantes argentinos de darem cobertura aos altos responsáveis iranianos envolvidos no ataque de 1994, em troca de petróleo.

O ataque à bomba contra a Associação Mútua Judaica Argentina matou 85 pessoas e feriu 300.

Depois de uma investigação inicial ter terminado sem condenações, Nisman foi indicado em 2006 para reabrir o caso, tendo acusado o Irão de ter ordenado o ataque, através do grupo xiita libanês Hezbollah, e solicitado a detenção de cinco dirigentes iranianos, incluindo o antigo Presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani.

Depois da morte de Alberto Nisman, na véspera de uma audição sobre o caso no Congresso, soube-se que o procurador tinha redigido o rascunho de um mandado de detenção contra a Presidente argentina.

Três juízes já pediram escusa do caso, mas a autoridade federal judicial para os tribunais criminais acabou com o impasse entregando-o definitivamente a um deles, Daniel Rafecas, que decidirá agora se convoca Kirchner para prestar declarações.

Perito em direitos humanos, o juiz Rafecas tem produzido estudos sobre o Holocausto que mereceram prémios de três grupos judaicos argentinos.

É também conhecido por julgar responsáveis militares por abusos cometidos durante a ditadura argentina, entre 1976 e 1983.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Esta gaja é uma doente e tem de ser presa ou internada num manicómio, só tem atitudes estupidas e quem paga é sempre o povo argentino que está farta dos defeitos dela, sendo um deles o ser corrupta.

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …