Cristas “rouba” militante com história no PSD para as suas listas

Mário Cruz / Lusa

A líder dos centristas, Assunção Cristas, convidou para sua mandatária em Lisboa a militante social democrata Clara Carneiro, que aceitou o pedido, tendo por isso se desfiliado do PSD, avança o Expresso.

O semanário, que avançou a notícia na edição deste fim-de-semana, dá conta que Clara Carneiro, que agora “passou para o outro lado”, é farmacêutica e antiga deputada. Foi “ministra-sombra” de Durão Barroso para a Saúde, tendo também exercido funções de assessoria na mesma área para o antigo Presidente da República Cavaco Silva.

“Quis dar o meu apoio à Assunção Cristas, por lhe reconhecer o trabalho desenvolvido”, explicou Clara Carneiro ao jornal, dando conta que não mudou de partido.

“Não mudei de partido. Ser mandatária não quer dizer que vá mudar de partido”. Ainda assim, confessou estar estar “há muito tempo” para se desfiliar do PSD, uma vez que se desgostou “um bocadinho” com a liderança do atual líder, Rui Rio.

Contudo, admite ainda voltar “se as coisas se alterarem”, afirmou.

Por sua vez, a líder do CDS-PP justificou a escolha dando conta que o partido precisa de votos. “É alguém com mandatos exercidos pelo PSD a achar que o CDS merece o seu apoio”, começou por explicar Assunção Cristas.

“Acredito que um certo PSD mais antigo e sensível a certa áreas também se pode rever no CDS. Votos? Venham de onde vierem, é preciso é que venham”, admitiu.

De acordo com o Expresso, a escolha de Clara Carneiro assenta em dois pontos estratégicos do partido para as eleições de 6 de outubro: por um lado, representa a área da Saúde, a aposta mais forte do centristas como bandeira eleitoral; em simultâneo, representa um apoio do lado social-democrata com o objetivo de fixar os votos laranjas que passaram para o CDS nas autárquicas, na capital, onde o partido conseguiu 20%.

Tendo em conta as sondagens desfavoráveis para as legislativas de outubro – cerca de 5%, apenas com um ponto acima do PAN – e o resultado das europeias, Clara Carneiro – nome pouco mediático, sendo mais conhecida entre os militantes mais antigos de Lisboa – pode ser uma forma de o CDS caçar votos ao tradicional parceiro de coligação.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No CDS ou no PSD, a “derrota monumental” é o cenário mais provável… Portanto, a “troca” de pouco ou nada irá valer-lhe… nem a quem a srª irá apoiar…

    • Esta Cristas está toda rota. Parece uma borboleta ! Não tem carisma, nem garra para estar à frente de um partido. Pode ser inteligente, mas o que diz é tudo muito suave. É preciso alguém que diga, com genica, com murro na mesa, se preciso. Ela em relação a Paulo Portas é uma diferença abissal.

RESPONDER

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia fala em terrorismo

Um homem esfaqueou, esta quarta-feira, um grupo de pessoas na vila de Vetlanda, na Suécia. Há pelo menos oito feridos, que foram transportados para o hospital, e as autoridades policiais suspeitam de um “ataque terrorista”. O …

China testa moeda digital nacional nas principais cidades

A mudança para a moeda digital dá aos governos mais controle sobre o seu dinheiro. É o que procura a China, onde o Executivo está a testar a eCNY, lançada em 2020, em cidades como …

TdC dá luz verde a Linha Rosa e prolongamento da Amarela do Metro do Porto

O Tribunal de Contas (TdC) deu luz verde às empreitadas de construção da Linha Rosa do Metro do Porto e de prolongamento da linha Amarela até Vila d’ Este, em Gaia, disse esta quarta-feira à …

Presidência Trump deixou democracia dos EUA ao nível do Panamá e da Roménia

Um novo recuo de direitos políticos e liberdades no final da presidência de Donald Trump deixou os Estados Unidos ao nível da Roménia e do Panamá, segundo a organização não-governamental Freedom House. No último ano da …