Cristas “rouba” militante com história no PSD para as suas listas

Mário Cruz / Lusa

A líder dos centristas, Assunção Cristas, convidou para sua mandatária em Lisboa a militante social democrata Clara Carneiro, que aceitou o pedido, tendo por isso se desfiliado do PSD, avança o Expresso.

O semanário, que avançou a notícia na edição deste fim-de-semana, dá conta que Clara Carneiro, que agora “passou para o outro lado”, é farmacêutica e antiga deputada. Foi “ministra-sombra” de Durão Barroso para a Saúde, tendo também exercido funções de assessoria na mesma área para o antigo Presidente da República Cavaco Silva.

“Quis dar o meu apoio à Assunção Cristas, por lhe reconhecer o trabalho desenvolvido”, explicou Clara Carneiro ao jornal, dando conta que não mudou de partido.

“Não mudei de partido. Ser mandatária não quer dizer que vá mudar de partido”. Ainda assim, confessou estar estar “há muito tempo” para se desfiliar do PSD, uma vez que se desgostou “um bocadinho” com a liderança do atual líder, Rui Rio.

Contudo, admite ainda voltar “se as coisas se alterarem”, afirmou.

Por sua vez, a líder do CDS-PP justificou a escolha dando conta que o partido precisa de votos. “É alguém com mandatos exercidos pelo PSD a achar que o CDS merece o seu apoio”, começou por explicar Assunção Cristas.

“Acredito que um certo PSD mais antigo e sensível a certa áreas também se pode rever no CDS. Votos? Venham de onde vierem, é preciso é que venham”, admitiu.

De acordo com o Expresso, a escolha de Clara Carneiro assenta em dois pontos estratégicos do partido para as eleições de 6 de outubro: por um lado, representa a área da Saúde, a aposta mais forte do centristas como bandeira eleitoral; em simultâneo, representa um apoio do lado social-democrata com o objetivo de fixar os votos laranjas que passaram para o CDS nas autárquicas, na capital, onde o partido conseguiu 20%.

Tendo em conta as sondagens desfavoráveis para as legislativas de outubro – cerca de 5%, apenas com um ponto acima do PAN – e o resultado das europeias, Clara Carneiro – nome pouco mediático, sendo mais conhecida entre os militantes mais antigos de Lisboa – pode ser uma forma de o CDS caçar votos ao tradicional parceiro de coligação.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No CDS ou no PSD, a “derrota monumental” é o cenário mais provável… Portanto, a “troca” de pouco ou nada irá valer-lhe… nem a quem a srª irá apoiar…

    • Esta Cristas está toda rota. Parece uma borboleta ! Não tem carisma, nem garra para estar à frente de um partido. Pode ser inteligente, mas o que diz é tudo muito suave. É preciso alguém que diga, com genica, com murro na mesa, se preciso. Ela em relação a Paulo Portas é uma diferença abissal.

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …