Cristas “rouba” militante com história no PSD para as suas listas

Mário Cruz / Lusa

A líder dos centristas, Assunção Cristas, convidou para sua mandatária em Lisboa a militante social democrata Clara Carneiro, que aceitou o pedido, tendo por isso se desfiliado do PSD, avança o Expresso.

O semanário, que avançou a notícia na edição deste fim-de-semana, dá conta que Clara Carneiro, que agora “passou para o outro lado”, é farmacêutica e antiga deputada. Foi “ministra-sombra” de Durão Barroso para a Saúde, tendo também exercido funções de assessoria na mesma área para o antigo Presidente da República Cavaco Silva.

“Quis dar o meu apoio à Assunção Cristas, por lhe reconhecer o trabalho desenvolvido”, explicou Clara Carneiro ao jornal, dando conta que não mudou de partido.

“Não mudei de partido. Ser mandatária não quer dizer que vá mudar de partido”. Ainda assim, confessou estar estar “há muito tempo” para se desfiliar do PSD, uma vez que se desgostou “um bocadinho” com a liderança do atual líder, Rui Rio.

Contudo, admite ainda voltar “se as coisas se alterarem”, afirmou.

Por sua vez, a líder do CDS-PP justificou a escolha dando conta que o partido precisa de votos. “É alguém com mandatos exercidos pelo PSD a achar que o CDS merece o seu apoio”, começou por explicar Assunção Cristas.

“Acredito que um certo PSD mais antigo e sensível a certa áreas também se pode rever no CDS. Votos? Venham de onde vierem, é preciso é que venham”, admitiu.

De acordo com o Expresso, a escolha de Clara Carneiro assenta em dois pontos estratégicos do partido para as eleições de 6 de outubro: por um lado, representa a área da Saúde, a aposta mais forte do centristas como bandeira eleitoral; em simultâneo, representa um apoio do lado social-democrata com o objetivo de fixar os votos laranjas que passaram para o CDS nas autárquicas, na capital, onde o partido conseguiu 20%.

Tendo em conta as sondagens desfavoráveis para as legislativas de outubro – cerca de 5%, apenas com um ponto acima do PAN – e o resultado das europeias, Clara Carneiro – nome pouco mediático, sendo mais conhecida entre os militantes mais antigos de Lisboa – pode ser uma forma de o CDS caçar votos ao tradicional parceiro de coligação.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No CDS ou no PSD, a “derrota monumental” é o cenário mais provável… Portanto, a “troca” de pouco ou nada irá valer-lhe… nem a quem a srª irá apoiar…

    • Esta Cristas está toda rota. Parece uma borboleta ! Não tem carisma, nem garra para estar à frente de um partido. Pode ser inteligente, mas o que diz é tudo muito suave. É preciso alguém que diga, com genica, com murro na mesa, se preciso. Ela em relação a Paulo Portas é uma diferença abissal.

RESPONDER

PJ detém cinco pessoas por esquema fraudulento com tratamentos para a covid-19

Cinco profissionais ligados ao ramo da saúde foram detidos, esta quinta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ) numa operação que envolveu buscas a clínicas médicas, residências e empresas e que investiga crimes de corrupção, burla qualificada, falsificação …

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …