Assunção Cristas acusa Governo de não aproveitar recursos disponíveis na saúde

Paulo Novais / Lusa

A presidente do Partido Popular (CDS/PP), Assunção Cristas

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou na segunda-feira o Governo de não aproveitar todos os recursos disponíveis na saúde por questões “ideológicas” e de criar grande desigualdade no acesso aos cuidados clínicos, aumentando os tempos de espera.

“Para o CDS-PP faz sentido aproveitar toda a oferta existente, que é mais barata para o Estado, seja ela do sector público, social e também do privado”, disse aos jornalistas em Oliveira do Hospital, durante a visita ao Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, noticiou a agência Lusa.

Acompanhada pelo cabeça de lista pelo círculo de Coimbra, Rui Lopes da Silva, a dirigente centrista considerou que há “uma grande desigualdade no acesso aos cuidados de saúde” e defendeu a criação de “um verdadeiro estado social de parcerias na saúde” para os doentes terem um “acesso equitativo” aos cuidados de saúde.

O Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz “é um exemplo, no sector social, de um país que não aproveita todos os recursos disponíveis na área da saúde, com uma grande proximidade às populações, e que faz com que muito equipamento esteja parado, com uma sala de cirurgia que tem, neste momento, uma de ocupação de cerca de 15%, quando há uma lista de 700 pessoas em espera”.

Segundo Assunção Cristas, “há muita capacidade instalada no sector social que não está a ser aproveitada”, quando o que é preciso “é garantir que se utilizam os recursos públicos da melhor forma, que sejam o mais barato para o Estado e para o contribuinte e o mais eficaz para o cidadão”.

“É um sinal de opção ideológica, de um Estado que não se interessa em saber se as pessoas podem ter uma consulta ou uma cirurgia próximo de casa, a poucos quilómetros, e prefere enviá-los a 80 quilómetros para Coimbra, onde também há listas de espera e não conseguem em tempo útil, voltando depois através do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia”, sublinhou.

Salientando que para o CDS-PP, o mais importante é que a população tenha “uma resposta de qualidade e possa aceder aos serviços de saúde”, a líder centrista voltou a insistir que a Lei de Bases da Saúde “muito aprovada à esquerda” não convence.

“Está muito centrada só no sector público e entendemos que não dá a melhor resposta às populações, porque para uma pessoa que precisa de uma urgência ou de uma cirurgia, o que lhes importa saber é se vai ter a cirurgia e em tempo útil”, referiu.

Assunção Cristas vincou ainda que “quem tem ADSE, um seguro privado de saúde ou dinheiro para pagar uma consulta ou uma cirurgia tem de facto uma grande qualidade”, mas que quem não tem muitas vezes fica enredado em listas de espera “de meses e anos porque não têm outras soluções, que não seja ser enviado de um lado para o outro sem que o seu problema seja resolvido”.

“Isto é de uma profunda injustiça social e é isso que nós queremos combater”, advogou.

A presidente do CDS-PP faz ainda uma análise “muito negativa” aos últimos quatros de governação na área da saúde e acusou o Governo de manter uma austeridade “muito escondida”, que se vê na degradação dos serviços públicos, nomeadamente com “o caos no sector da saúde e também na maior carga fiscal de sempre”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …