Apenas 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos por causa da covid-19

Caroline Blumberg / EPA

Desde que a pandemia chegou a Portugal, até maio deste ano, 58 crianças e jovens foram internados em cuidados intensivos pediátricos com problemas relacionados com a infeção provocada pelo SARS-COV-2.

De acordo com os dados do Registo Nacional de Casos Pediátricos de Covid-19 com Internamento em Intensivos (EPICENTRE.PT), que tem informação detalhada de março de 2020 até ao final de maio deste ano, o principal motivo de internamento foi a síndrome inflamatória multissistémica em idade pediátrica (MIS-C, na sigla em inglês).

Os dados indicam que os internamentos pediátricos vão dos poucos meses de vida até aos 18 anos -, porém os números não são significativos.

Os internamentos em intensivos registados nestas faixas etárias representam 0,04% dos 125.942 casos positivos que a Direção-Geral da Saúde registou até 31 de maio entre os zero e os 19 anos. Até agora, nestas idades, registaram-se cinco mortes, sendo que todas as vítimas tinham comorbilidades.

Os números baixos são facilmente justificáveis. Ao Público, Cristina Camilo, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos Pediátricos e responsável pelos dados pediátricos, disse que “doença grave é raríssima” em idade pediátrica.

Relativamente aos 58 casos de UCIP, são internamentos que se dividem por doença aguda e por MIS-C. No que diz respeito aos 17 casos de doença aguda registados – dois no Norte, dois no Centro e 11 no Sul -, a grande maioria das crianças e jovens “teve doença respiratória” e muitos deles tinham doenças crónicas já existentes.

Por exemplo, na zona Sul, “dos 11 doentes que tiveram sintomas respiratórios, sete tinham algumas comorbilidades, nomeadamente do foro cardíaco, neurológico, renal ou hepático”.

“Um pouco mais de metade necessitou de ventilação, sendo que, em alguns casos, foi ventilação invasiva, noutros ventilação não invasiva”, referiu a intensivista.

A idade média dos 17 casos “é de 90,3 meses”. Quanto ao tempo de internamento, “andaram todos mais ou menos à volta dos cinco a sete dias”.

O caso mais grave, adiantou ao Público, foi um adolescente de 17 anos que esteve ligado à ECMO. “Foi um caso muito atípico. A mãe do adolescente tinha tido covid em maio do ano passado, ele não teve sintomas nessa altura e desenvolveu um quadro inflamatório com envolvimento cardíaco muito grave”, em dezembro.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Boris quer destronar Thatcher com mais uma década no poder

Há quem acredite que o atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, quer bater o recorde de Margaret Thatcher, que exerceu o cargo de 1979 a 1990. Um membro do Governo britânico terá dito ao The Times que …

Itália passa a exigir certificado verde a todos os trabalhadores

Medida é das mais restritivas atualmente em vigor no mundo inteiro, já que todos os regimes de obrigatoriedade que vigoram atualmente aplicam-se sobretudo a profissionais do setor da saúde. A partir de 15 de outubro, itália …

Com receio de que violência negacionista possa escalar, PSP reforça segurança pessoal de políticos

As forças de segurança temem que a violência negacionista aumente e o movimento atraia pessoas desequilibradas. No passado sábado, vários negacionistas, reunidos em mais uma manifestação, desta vez com o mote “Pelas nossas crianças – Rumo …

Promessa eleitoral de Costa em Coimbra arranca um aviso da CNE. Rio ficou "chocado"

António Costa tem estado activo na campanha eleitoral, ao lado dos candidatos do PS às autárquicas, e até sacou da cartola uma maternidade em Coimbra. Uma promessa que deixou Rui Rio "chocado" e que leva …

O voto que dá que falar. "Não há um centímetro quadrado de Portugal que seja indigno" do Constitucional

Três juízes do Tribunal Constitucional contestaram o parecer dos seus pares que considera "desprestigiante" a mudança deste órgão de Lisboa para Coimbra, mas é o voto contra de Mariana Canotilho que dá que falar, uma …

T-shirt reduz efeitos da menopausa

T-shirt portuguesa reduz sintomas da menopausa e ajuda quem tem cancro (e já está à venda)

A investigadora da Universidade do Minho (UM) Filipa Fernandes criou uma t-shirt que atenua os efeitos da menopausa e melhora a qualidade de vida de pacientes com cancro, graças a um tecido com um revestimento …

Estrela Vermelha 2-1 Braga | Guerreiros com mira desalinhada

Inglório. O Sporting de Braga foi a Belgrado perder com o Crvena Zvezda, ou Estrela Vermelha, por 2-1, na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa. Os minhotos tiveram mais bola, criaram diversos lances de …

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …