Revelada a identidade do criador da Bitcoin

soldierx.com

Craig Wright, alegado criador da Bitcoin

Craig Wright, alegado criador da Bitcoin

A identidade do fundador da Bitcoin foi revelada: trata-se do australiano Craig Steven Wright, de 44 anos, residente em Sydney.

Esta quarta-feira, a polícia federal australiana efetuou buscas na residência onde Craig Wright vive com a família, em Sydney, na sequência de uma investigação relacionada com impostos. Uma jornalista da Reuters informou ainda que a polícia estava a fazer buscas nos escritórios de Wright.

As movimentações começaram depois de a Wired e o Gizmodo, duas publicações de referência na área da tecnologia, terem revelado esta terça-feira que Craig Steven Wright era Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda virtual mais utilizada no mundo. É este o nome que assina um artigo publicado em 2008 com o conceito da Bitcoin com base num código de software livre e da tecnologia P2P, sendo ainda o autor do seu software original.

As publicações tiveram acesso a emails, documentos, publicações em blogs e até à transcrição de uma reunião entre Wright e oficiais das Finanças australianas.

“Tudo aponta para Wright” escreve a Wired, que ressalva que “apesar das fortes evidências ainda não podemos afirmar com toda a garantia que o mistério foi resolvido”.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinham.

Apesar do grande avanço no que toca ao mistério do criador da Bitcoin, a polícia federal australiana afirmou que as buscas nada tiveram que ver com a ligação de Wright à moeda virtual, mas sim com assuntos das Finanças, e que não se tratou de uma reação às notícias das publicações norte-americanas.

Garry Hayres, senhorio da casa que foi alvo de buscas, afirma à Reuters que Wright e a sua família sairiam da casa em dezembro para se mudarem para o Reino Unido.

O especialista em Bitcoin Sergio Demian Lerner afirma, em declarações à Business Insider, que Satoshi Nakamoto terá um milhão de bitcoins – cerca de 380 milhões de euros, à cotação atual.

Atualmente, são emitidas 25 moedas Bitcoin a cada dez minutos. O objetivo da Bitcoin era eliminar os bancos da equação económica, eliminar comissões, preservar a privacidade das transações e facilitar as transações mais baixas. Muitas empresas, como a Microsoft ou a Dell, já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apesar do grande avanço no que toca ao mistério do criador da Bitcoin, a polícia federal australiana afirmou que as buscas nada tiveram que ver com a ligação de Wright à moeda virtual, mas sim com assuntos das Finanças.
    Aldrabões claro que teve a ver com o Bitcoin, começou a caça para tentar acabar com a credibilidade e com a moeda, quem se mete com o sistema financeiro que no Mundo querem a força que seja único é no que dá.
    Quanto mais conhecido for sendo a Bitcoin mais os bancos mundiais a querem acabar, como sempre são os abutres do Mundo, olha lá o lucro das transacções que se vai embora.

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …