Revelada a identidade do criador da Bitcoin

soldierx.com

Craig Wright, alegado criador da Bitcoin

Craig Wright, alegado criador da Bitcoin

A identidade do fundador da Bitcoin foi revelada: trata-se do australiano Craig Steven Wright, de 44 anos, residente em Sydney.

Esta quarta-feira, a polícia federal australiana efetuou buscas na residência onde Craig Wright vive com a família, em Sydney, na sequência de uma investigação relacionada com impostos. Uma jornalista da Reuters informou ainda que a polícia estava a fazer buscas nos escritórios de Wright.

As movimentações começaram depois de a Wired e o Gizmodo, duas publicações de referência na área da tecnologia, terem revelado esta terça-feira que Craig Steven Wright era Satoshi Nakamoto, pseudónimo do criador da moeda virtual mais utilizada no mundo. É este o nome que assina um artigo publicado em 2008 com o conceito da Bitcoin com base num código de software livre e da tecnologia P2P, sendo ainda o autor do seu software original.

As publicações tiveram acesso a emails, documentos, publicações em blogs e até à transcrição de uma reunião entre Wright e oficiais das Finanças australianas.

“Tudo aponta para Wright” escreve a Wired, que ressalva que “apesar das fortes evidências ainda não podemos afirmar com toda a garantia que o mistério foi resolvido”.

“Ou Wright inventou a Bitcoin, ou é um brincalhão brilhante que quer muito que acreditemos que foi mesmo ele”, sublinham.

Apesar do grande avanço no que toca ao mistério do criador da Bitcoin, a polícia federal australiana afirmou que as buscas nada tiveram que ver com a ligação de Wright à moeda virtual, mas sim com assuntos das Finanças, e que não se tratou de uma reação às notícias das publicações norte-americanas.

Garry Hayres, senhorio da casa que foi alvo de buscas, afirma à Reuters que Wright e a sua família sairiam da casa em dezembro para se mudarem para o Reino Unido.

O especialista em Bitcoin Sergio Demian Lerner afirma, em declarações à Business Insider, que Satoshi Nakamoto terá um milhão de bitcoins – cerca de 380 milhões de euros, à cotação atual.

Atualmente, são emitidas 25 moedas Bitcoin a cada dez minutos. O objetivo da Bitcoin era eliminar os bancos da equação económica, eliminar comissões, preservar a privacidade das transações e facilitar as transações mais baixas. Muitas empresas, como a Microsoft ou a Dell, já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apesar do grande avanço no que toca ao mistério do criador da Bitcoin, a polícia federal australiana afirmou que as buscas nada tiveram que ver com a ligação de Wright à moeda virtual, mas sim com assuntos das Finanças.
    Aldrabões claro que teve a ver com o Bitcoin, começou a caça para tentar acabar com a credibilidade e com a moeda, quem se mete com o sistema financeiro que no Mundo querem a força que seja único é no que dá.
    Quanto mais conhecido for sendo a Bitcoin mais os bancos mundiais a querem acabar, como sempre são os abutres do Mundo, olha lá o lucro das transacções que se vai embora.

RESPONDER

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …

Reino Unido terá novos testes à covid-19 que permitem saber resultados em 90 minutos

Os lares e hospitais do Reino Unido vão passar a disponibilizar, a partir da próxima semana, dois novos testes que permitem distinguir o novo coronavírus e apresentar resultados em 90 minutos. Segundo noticiou esta segunda-feira a …

Saúde do Papa emérito Bento XVI é "extremamente frágil", diz biógrafo oficial

O ex-Papa Bento XVI ficou gravemente doente depois de visitar o seu irmão que esteve internado na Alemanha em junho e a sua condição é "extremamente frágil", contou o seu biógrafo oficial, Peter Seewald, depois …

Centenas de pessoas na manifestação do Chega. Ventura quer afastar "fantasma" sobre racismo em Portugal

Centenas de pessoas participaram este domingo em Lisboa numa manifestação promovida pelo Chega para dizer que “Portugal não é racista” e tentar afastar “esse fantasma” que assola o país sempre que algo de trágico acontece. “Em …