Inventor (desconhecido) da Bitcoin nomeado para Nobel da Economia

O criador da moeda virtual entrou na corrida para o Nobel da Economia ao ser nomeado por um dos especialistas consultados pelo Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel.

Bhagwan Chowdhry, professor na área de Finanças na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, anunciou na sua coluna no Huffington Post que entregou o nome de Satoshi Nakamoto como possível candidato ao prémio Nobel da Economia em 2016.

Satoshi Nakamoto é largamente reconhecido como o inventor da Bitcoin. Em 2008, publicou um artigo com o conceito, sendo ainda o autor do software original que sustenta a moeda digital mais popular da Internet.

A grande questão: ninguém sabe quem é, onde vive ou onde nasceu Satoshi Nakamoto – que é, afinal, apenas um pesudónimo.

Tal não impediu Bhagwan Chowdhry de fazer a nomeação, sustentando que “a invenção da Bitcoin – a moeda digital – é nada menos que revolucionária”.

“É segura, confiável e com códigos criptográficos quase inquebráveis, pode ser dividida em milhões de pequenas sub-unidades e transferida de forma segura e quase instantânea para qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet, à margem de governos, bancos centrais e intermediários financeiros como Visa, MAstercard, Paypal ou bancos comerciais, eliminando atrasos e custos de transações”, descreve.

Nunca antes um Nobel foi atribuído a uma pessoa (ou grupo de pessoas) que não se saiba quem seja, pelo que não certo que o comité do Nobel aceite, sequer, a proposta de Bhagwan Chowdhry.

Ainda assim, o facto de a Bitcoin entrar sequer na discussão para o prémio é uma grande vitória para a moeda virtual e para todos os que a vêem como uma ferramenta económica de liberdade pessoal.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …

Diretor da PJ vai ganhar mais com o fim do teto máximo dos juízes

O salário de diretor da Polícia Judiciária, equiparado ao dos juízes dos Tribunais da Relação com cinco anos de serviço, vai beneficiar do fim do teto salarial que impedia os magistrados de receberem mais do …

Tribunal Constitucional perdeu caixa com assinaturas do RIR de Tino de Rans

Vitorino Silva ou Tino de Rans, como é mais conhecido, apanhou um valente susto quando descobriu que o Tribunal Constitucional perdeu uma caixa com assinaturas para a legalização do seu partido, o RIR. Depois de …

Administrador nomeado pelo Estado demitiu-se da Fundação Coleção Berardo. Já há substituto

João Neves apresentou à tutela a sua demissão de administrador da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo (FAMC) na passada quinta-feira, devido ao processo de guarda do arresto das cerca das mil …