Inventor (desconhecido) da Bitcoin nomeado para Nobel da Economia

O criador da moeda virtual entrou na corrida para o Nobel da Economia ao ser nomeado por um dos especialistas consultados pelo Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel.

Bhagwan Chowdhry, professor na área de Finanças na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, anunciou na sua coluna no Huffington Post que entregou o nome de Satoshi Nakamoto como possível candidato ao prémio Nobel da Economia em 2016.

Satoshi Nakamoto é largamente reconhecido como o inventor da Bitcoin. Em 2008, publicou um artigo com o conceito, sendo ainda o autor do software original que sustenta a moeda digital mais popular da Internet.

A grande questão: ninguém sabe quem é, onde vive ou onde nasceu Satoshi Nakamoto – que é, afinal, apenas um pesudónimo.

Tal não impediu Bhagwan Chowdhry de fazer a nomeação, sustentando que “a invenção da Bitcoin – a moeda digital – é nada menos que revolucionária”.

“É segura, confiável e com códigos criptográficos quase inquebráveis, pode ser dividida em milhões de pequenas sub-unidades e transferida de forma segura e quase instantânea para qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet, à margem de governos, bancos centrais e intermediários financeiros como Visa, MAstercard, Paypal ou bancos comerciais, eliminando atrasos e custos de transações”, descreve.

Nunca antes um Nobel foi atribuído a uma pessoa (ou grupo de pessoas) que não se saiba quem seja, pelo que não certo que o comité do Nobel aceite, sequer, a proposta de Bhagwan Chowdhry.

Ainda assim, o facto de a Bitcoin entrar sequer na discussão para o prémio é uma grande vitória para a moeda virtual e para todos os que a vêem como uma ferramenta económica de liberdade pessoal.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …