Inventor (desconhecido) da Bitcoin nomeado para Nobel da Economia

O criador da moeda virtual entrou na corrida para o Nobel da Economia ao ser nomeado por um dos especialistas consultados pelo Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel.

Bhagwan Chowdhry, professor na área de Finanças na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, anunciou na sua coluna no Huffington Post que entregou o nome de Satoshi Nakamoto como possível candidato ao prémio Nobel da Economia em 2016.

Satoshi Nakamoto é largamente reconhecido como o inventor da Bitcoin. Em 2008, publicou um artigo com o conceito, sendo ainda o autor do software original que sustenta a moeda digital mais popular da Internet.

A grande questão: ninguém sabe quem é, onde vive ou onde nasceu Satoshi Nakamoto – que é, afinal, apenas um pesudónimo.

Tal não impediu Bhagwan Chowdhry de fazer a nomeação, sustentando que “a invenção da Bitcoin – a moeda digital – é nada menos que revolucionária”.

“É segura, confiável e com códigos criptográficos quase inquebráveis, pode ser dividida em milhões de pequenas sub-unidades e transferida de forma segura e quase instantânea para qualquer pessoa no mundo com acesso à Internet, à margem de governos, bancos centrais e intermediários financeiros como Visa, MAstercard, Paypal ou bancos comerciais, eliminando atrasos e custos de transações”, descreve.

Nunca antes um Nobel foi atribuído a uma pessoa (ou grupo de pessoas) que não se saiba quem seja, pelo que não certo que o comité do Nobel aceite, sequer, a proposta de Bhagwan Chowdhry.

Ainda assim, o facto de a Bitcoin entrar sequer na discussão para o prémio é uma grande vitória para a moeda virtual e para todos os que a vêem como uma ferramenta económica de liberdade pessoal.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …