/

CP volta a permitir atrasos para deixar passar comboio da festa do PS

1

A CP voltou a fretar comboios ao PS e a afetar o seu serviço normal para que os militantes socialistas pudessem chegar a horas à festa que se realizou no passado sábado em Aveiro.

Na manhã de sábado, às 8h55, partiu da estação de Santa Apolónia, em Lisboa, um comboio com destino a Aveiro para transportar os militantes do PS para uma ação da pré-campanha para as eleições europeias. Pelo caminho foram feitas dezenas de paragens num circuito desenhado exclusivamente para o evento.

O comboio circulou num canal isolado para não interferir com os restantes serviços e a CP nega atrasos, mas existiram. Além disso, os comboios Alfa Pendular fizeram as vezes de Intercidades.

As carruagens da locomotiva utilizada pelo PS foram as mesmas que compõem habitualmente os comboios Intercidades da CP. A operadora teve de recorrer a Alfas Pendulares para serviços de Intercidades, como confirmou o Observador junto de uma fonte da CP.

“O Intercidades das 6h30 de sábado, dia 27 de abril, o IC521, foi feito com um Alfa Pendular que devia estar no Porto para fazer a ligação de Alfa Pendular das 09h40, o AP120, do Porto para Lisboa”. Nenhuma destas viagens foi suprimida mas, segundo a mesma fonte, o comboio partiu do Porto com 20 minutos de atraso “por ter aguardado que a sua composição chegasse no IC521”.

Este foi um atraso causado pela circulação do comboio do PS. E, de acordo com o site da Infraestruturas de Portugal, não seria o único caso. Por volta da mesma hora e nas mesmas cidades ou estações de onde saía o comboio do PS para a festa, havia o registo de pelo menos três comboios atrasados: um suburbano que seguia de Lisboa para a Azambuja, um Intercidades que saía de Lisboa com destino a Guimarães e um suburbano que partia da estação de São Bento, no Porto, para Aveiro.

Às 22h00 de sábado, era dada a indicação de um atraso de 829 minutos (mais de 13 horas) no suburbano que partia de Lisboa, um atraso de 629 minutos (mais de 10 horas) no Intercidades e um de 465 minutos no suburbano do norte.

A CP explicou que “todos os comboios foram realizados com partidas e chegadas dentro do horário estabelecido“. Houve apenas ligeiros atrasos — “6 minutos de atraso do comboio Intercidades à chegada a Braga e 1 minuto de atraso no comboio urbano do Porto à chegada a Aveiro”, segundo explica a operadora.

Já em agosto de 2018, o PS tinha fretado um comboio para a Festa de Verão. Naquele mês, a CP e o Governo estavam a ser alvo de críticas devido ao elevado número de atrasos na circulação e a outras falhas no serviço.

Nesse dia, chegou a ser suprimido o comboio turístico de Mira Douro para que uma locomotiva fosse utilizada no comboio do PS que partiu do norte.

ZAP //

1 Comment

  1. O mínimo que se pode dizer é… lamentável. São horários das festas partidárias ou outras que se têm de adaptar aos horários da CP ou de outras entidades públicas ou de serviço público e não o contrário. Enfim, como se trata de via férrea, pode aceitar-se ajustamento de horários por razões de segurança, mas não para chegar a horas a uma qualquer festinha.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.